Home
Produto

A 1ª edição deste Curso de estatística experimental foi feita em 1960, portanto, há quarenta anos. Nesse longo tempo, o livro sofreu constantes atualizações e ampliações. Os treze capítulos da 1ª edição passaram a dezesseis na 3ª, a dezoito na 4ª, e já eram vinte e um na 13ª, na 14ª edição, o número de capítulos manteve-se, mas o número de páginas aumentou. A revisão e a atualização foram amplas, abrangeram todos os capítulos, com aumento de páginas e da bibliografia citada, e inclusão de uma nova tabela, relativa ao teste de Tukey ao nível de 10% de probabilidade.

Com as modificações agora levadas ao público nesta 15ª edição, acredito que este livro, ao qual dediquei mais de quarenta anos de minha vida, possa ser mais útil à pesquisa experimental no Brasil, na Argentina e no Uruguai, países em que é mais utilizado.

A obra é composta pelos seguintes assuntos: Princípios básicos de experimentação; Os testes ou provas de significância; Experimentos inteiramente casualizados; Experimentos em blocos casualizados; Experimentos em quadrados latinos; Experimentos fatoriais; Análise de grupos de experimentos; Experimentos em parcelas subdivididas; experimentos em faixas; Blocos incompletos equilibrados; Reticulados ou látices quadrados; O uso da regressão na análise da variância; O uso da lei Mitscherlich na análise de experimentos de adubação; com animais/O teste de qui-quadrado e suas aplicações; Análise de covariância; Análise conjunta de experimentos em blocos ao acaso com alguns tratamentos comuns; Experimentos fatoriais com tratamentos adicionais; A análise da variância multidimensional; Superfícies de resposta; Testes não paramétrios e Tabelas.

Estatística

Mostrando todos os 5 resultados