EsalqShow - Conheça a ESALQLab, plataforma de análises laboratoriais para o AGRO do Departamento de Zootecnia

Conheça a ESALQLab, plataforma de análises laboratoriais para…

Conheça a ESALQLab, plataforma de análises laboratoriais para o AGRO do Departamento de Zootecnia - EsalqShow

Conheça a ESALQLab, plataforma de análises laboratoriais para o AGRO do Departamento de Zootecnia

Medir para gerenciar. Este é o lema da ESALQLab, uma plataforma de análises laboratoriais inaugurada em junho desse ano, pelo Departamento de Zootecnia da Esalq, que poderá ser melhor conhecida pelo público durante a ESALQSHOW.

Com know-how de mais de seis décadas em análises na área de nutrição animal, manejo de pastagens e produção de forragens, o laboratório de bromatologia passou por uma intensa transformação em 2017. Passou a ser denominado ESALQLab Zootecnia, ampliou seu escopo de atuação e agora oferece uma plataforma virtual que confere agilidade ao processo e facilita o produtor rural e técnicos a tomarem suas decisões de modo mais rápido e econômico. “Um dos pilares da universidade é exatamente esse, de apoio às cadeias produtivas. Temos a certeza de que podemos contribuir com a cadeia do agro, melhorando a sua produtividade e, consequentemente, contribuindo com o seu sucesso”, afirma Laerte Cassoli, engenheiro agrônomo e gestor da iniciativa.

Segundo Cassoli, o laboratório já contava com uma forte estrutura laboratorial, tecnologia e conhecimento. “Focamos em disponibilizar tudo isso para a comunidade, de forma simples com o objetivo de democratizar o acesso a informações que auxiliem os gestores na tomada de decisão”.

Com foco na área de nutrição animal, foram investidos esforços para disponibilizar o que existe de mais moderno em análise bromatológica, por meio da metodologia de infravermelho (NIRS). Em menos de 24 horas, são geradas algumas dezenas de parâmetros para cada amostra analisada. “São parâmetros essenciais para a tomada de decisão no campo no que diz respeito à nutrição dos animais, e que, sem dúvida alguma, é uma das principais áreas de oportunidade na produção animal”, ressalta Cassoli.

Outra novidade é um inovador sistema de informação, que otimiza o acesso aos resultados e agiliza a tomada de decisão. O usuário tem acesso aos resultados via Portal ESALQLab e também pelo aplicativo para celular. É possível ainda comparar a qualidade do alimento em relação ao banco de dados do laboratório. Exemplo disso é o indicador chamado IQS (Índice de Qualidade da Silagem), lançado recentemente e que tem como objetivo qualificar as silagens de milho de forma comparativa, orientando o técnico quanto à qualidade da forragem.

Outro pilar desse processo de modernização é a atuação integrada com outros laboratórios do próprio Departamento de Zootecnia, de outros departamentos da ESALQ e também de outras unidades da USP. “Nosso objetivo é ampliar o escopo analítico disponível ao usuário, diminuindo barreiras e facilitando o acesso a informações de alta qualidade”, encerra Cassoli.

A ESALQLab estará participando da Vitrine ESALQ na ESALQSHOW como um dos projetos apresentados pelo Departamento de Zootecnia.

 


Compartilhe...