ESALQSHOW 2017

3000

Participantes

67

Expositores

51

Projetos apresentados em 14 Vitrines

83

Jornalistas, e
aproximadamente 500 inserções em mídias

55

Palestrantes

Depoimentos

  • Uma das razões principais para o extraordinário avanço da agropecuária brasileira em termos de produtividade, sustentabilidade e competitividade é, sem sombra de dúvida, a tecnologia tropical desenvolvida em nossas instituições de pesquisa e universidades, e incorporada pelos nossos produtores rurais. Mas inovação tecnológica é um processo dinâmico, tem que ser permanentemente renovado, sob pena de parar no tempo, deixando seus usuários "para trás". É imperioso avançar sempre, em busca de mecanismos de desenvolvimento cada vez mais sustentáveis nos três pilares da sustentabilidade. A ESALQSHOW é exatamente isso, uma feira entusiasmante de novidades que já chegaram ou que ainda estão em gestação. É um verdadeiro farol para o futuro, e todo mundo que quer avançar no agronegócio precisa estar presente nela, em Piracicaba, nos dias 10 e 11 de outubro.
    Roberto Rodrigues
    Ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, Coordenador da GV Agro e Presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW
  • ESALQSHOW é uma iniciativa que surge no momento adequado, quando o agronegócio passa por mudanças estruturais e a ESALQ, como protagonista de muitas mudanças, terá mais um encontro para dar visibilidade e discutir as mudanças mundiais. O agronegócio brasileiro vem dando seguidos shows. A estimativa da CONAB é de uma safra de 237,22 milhões de toneladas, sendo 27,1% a mais que as 186,6 milhões de 2015/16. Agregamos em apenas um ano 50 milhões de toneladas de grãos. A área cultivada é de quase 60,6 milhões de hectares e 3,7% maior que na safra anterior. Ou seja, em um ano aumentamos a área em mais de 2,2 milhões de hectares. Na soja foram colhidas 113,93 milhões de toneladas (20% a mais) e no milho passou para 96 milhões (30,4 na primeira safra e 65,6 na segunda), sendo 44,3% maior. O valor bruto da produção (VBP) será de R$ 536 bilhões (4,3% maior). Em 1976/77 produzimos 46,9 milhões de toneladas em uma área de 37,3 milhões de hectares. Quarenta anos depois estamos produzindo 237,2 milhões de toneladas em uma área de 60,6 milhões de hectares. São quatro décadas em que a área cresceu 62,5% e a produção aumentou 405,3%, graças ao binômio tecnologia e gestão, evitando o uso de mais de 125 milhões de hectares. Difícil ver outro setor da economia.
    Marcos Fava Neves
    Professor Titular da FEARP/USP Campus de Ribeirão Preto, autor de “Vai Agronegócio: 25 Anos Cumprindo Missão Vitoriosa”.
  • Como ocorre pela primeira vez em nosso ambiente acadêmico-científico, o ESALQShow - Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável deverá atrair grande público, que estará compartilhando e prestigiando suas atividades com a comunidade esalqueana, principalmente as representações docente e discente. Os participantes serão agraciados por inúmeros eventos que ocorrerão simultaneamente, com destaque ao AgTech Valley Summit para um público específico, o Espaço Inovar e o Vitrine, abertos às comunidades externa e doméstica. Como o próprio título já define que se trata de um evento de Inovação Tecnológica, nossa expectativa é que ganhos e avanços ocorram em termos de ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento neste convívio compartilhado e de fortes laços de aproximação da Universidade com os tomadores de decisão no ambiente do Agronegócio Sustentável, abrindo espaço para futuras parcerias. Importante realçar que, em sendo realizado na tradicional Semana Luiz de Queiroz, poderá contar com a participação de ex-alunos que comemoram seus quinquênios.
    Evaristo Marzabal Neves
    Prof. Sênior/Departamento de Economia, Administração e Sociologia - ESALQ
    Diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)
    Diretor da Fundação Agricultura Sustentável (Agrisus) e Ex-Diretor da ESALQ (gestão 01/95 a 01/99).
  • A ESALQ é reconhecida pela capacidade de formar profissionais de alta performance e pela qualidade de seus pesquisadores. É uma instituição com todas as condições de criar um polo importante de empreendedorismo e inovação, unindo novos empreendedores, investidores e empresas, no sentido de desenvolver o agronegócio brasileiro. A ESALQSHOW tem tudo para ser uma grande vitrine para projetos de ponta.
    Jacyr Costa Filho
    Presidente do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP
  • Estamos diante de uma importante iniciativa do setor do agronegócio no Brasil. A ESALQShow será uma oportunidade ímpar de apresentar a Universidade ao mercado, promovendo uma integração mais do que bem-vinda entre a academia e o setor produtivo. A ESALQ, instituição de ensino colocada entre as cinco principais escolas na área de ciências agrárias no mundo, vai receber empresas e produtores ligados ao setor mais pujante da economia brasileira. A expectativa pelo sucesso da feira é enorme e para nós, da ADEALQ, é uma grande honra apoiar a ESALQShow e um orgulho imenso de ver um evento de tal magnitude ser realizado em nossa casa.
    Antony Hilgrove Monti Sewell
    Presidente da ADEALQ – Associação dos Ex-alunos da ESALQ
  • Bom exemplo a iniciativa da Esalq de propiciar, por meio da ESALQShow, um espaço e conhecimento e discussão sobre inovações e tecnologia para o nosso agronegócio, o que contribui para o avanço e a sustentabilidade da produção agropecuária no país. Referência mundial na formação de profissionais das ciências agrárias, a Esalq abre as portas dos seus centros de excelência à comunidade, encurtando a distância entre a universidade e os produtores brasileiros.
    Edivaldo Del Grande
    Presidente do Sistema Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
  • A ESALQ/USP inova mais uma vez quando propõe realizar uma feira técnico-científica com a proposta de criar uma conexão entre diferentes segmentos do setor produtivo agrícola, pesquisadores, gestores públicos e a sociedade de modo geral. Por isso, há uma expectativa muito grande no sucesso da ESALQShow em outubro deste ano. Acreditamos que o uso de tecnologia vinculada à eficiência dos recursos para intensificação da produção é a maneira ideal para que tanto pequenos quanto grandes agricultores tenham mecanismos e instrumentos para aumentar a produtividade de forma sustentável.
    Nancy A. Ferruzi Thame
    Engenheira Agrônoma formada pela ESALQ/USP e vereadora eleita em Piracicaba em 2016 pelo PSDB
  • Atualmente com a globalização mundial, temos que estar atento às tendências do mercado e soluções que sejam de custo baixo e de alta produtividade. Portanto, é fundamental a realização da ESALQShow, que oferecerá oportunidades de buscar novas ideias, tecnologias, além de fomentar as Startup’s que estão incubadas. Importante ressaltar que teremos uma ESALQ de renome internacional sendo a realizadora, permitindo atrair pessoas ligadas a pesquisas, produção e consultorias. Será um evento de suma importância para os participantes.
    Arnaldo Antonio Bortoletto
    Presidente COPLACANA – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo
  • Durante o evento nos aproximaremos de fortes lideranças do agronegócio que vão ao encontro do que a AGCO promove no campo. Estaremos com entidades de ensino e pesquisa, estudantes e profissionais engajados em levar ao produtor rural o máximo de benefícios, tendências e serviços que tornam sua lavoura mais produtiva. As máquinas agrícolas das marcas Massey Ferguson e Valtra, ambas pertencentes ao grupo AGCO, atuam neste mesmo sentido proporcionando aumento de produtividade e unindo tecnologia de ponta com facilidade operacional.
    Alfredo Jobke
    Diretor de Marketing AGCO América do Sul
  • A FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, como representante legítima do produtor rural, vê a ESALQSHOW como uma iniciativa pioneira e inovadora para aproximar, efetivamente, o conhecimento gerado pela pesquisa científica no ambiente da Universidade, bem como contribuir com soluções inteligentes para os problemas que afligem o produtor e prejudicam a produção e a produtividade da agropecuária. Logo, devemos caminhar de forma precisa e permanente em ações de desenvolvimento não só das atividades agrícolas, mas como desenvolvimento nacional, que é o que fazemos nesse setor.
    Fábio de Salles Meirelles
    Presidente da FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo
  • A ESALQSHOW é uma iniciativa na qual a ESALQ se transformará em uma plataforma de tecnologia e inovação das suas ações e de projetos do setor público e privado. É uma feira que trata essencialmente de inovação, de divulgação de ideias e de rodadas empresariais. O evento pretende descortinar nossas atividades para a sociedade, de maneira que o público se sensibilize e valorize ainda mais os benefícios provenientes do nosso trabalho para o bem comum
    Luiz Gustavo Nussio
    Diretor da ESALQ
  • É muito importante apoiar iniciativas que promovam conexões entre a academia e o setor produtivo. A John Deere, assim como a Esalq, possui forte tradição em inovação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura tropical e sua projeção global. Na ESALQSHOW estaremos ainda mais conectados no propósito de debater as novas tecnologias e o futuro do campo, compartilhando conhecimento, entendendo as demandas do mercado no segmento e nos integrando com o ecossistema de inovação promovido entre a instituição e os diversos parceiros do agronegócio.
    Paulo Herrmann
    Presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Marketing e Vendas da John Deere para a América Latina
 

PATROCINADORES

Ouro


Prata


Bronze


Confira aqui a programação completa de 2017
 
 

Cerimônia de Abertura e Palestra Central | Dia 10 de Outubro


A Cerimônia de Abertura do ESALQSHOW contou com a presença do Reitor da USP, Dr. Marco Antonio Zago, do Diretor da ESALQ Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, do presidente do Conselho da ESALQSHOW Dr. Roberto Rodrigues, além de outros importantes líderes e autoridades.

 
 

Encontro de Lideranças em Agricultura | Dia 10 de Outubro


Neste encontro, representantes de Centros de Pesquisa, da USP ESALQ e de outras universidades reconhecidas do Brasil e do exterior apresentaram palestras sobre o tema “SOLUÇÕES BIOLÓGICAS”. Cada uma das instituições contextualizou de maneira mais ampla, estratégica e global a sua visão sobre o tema selecionado no AgTech Valley Summit, realizado no dia seguinte, também no ESALQSHOW.

Programação | Dia 10 de Outubro

14:00 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA NO BRASIL ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
14:15 CENÁRIO DA AGRICULTURA MUNDIAL E ESTRATÉGIAS PARA O BRASIL ROBERTO RODRIGUES COORDENADOR DO CENTRO DE AGRONEGÓCIOS DA FGV
14:30 ARRANJO INTERDISCIPLINAR NA AGRICULTURA LUIZ GUSTAVO NUSSIO DIRETOR DA ESALQ
14:45 UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL RAUL MACHADO NETO PRESIDENTE DA AGÊNCIA USP DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL (AUCANI)
15:00 PESQUISA NA AGRICULTURA: PARA ONDE VAMOS? MAURÍCIO LOPES PRESIDENTE DA EMBRAPA
15:15 FOMENTO À NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA EM PESQUISA JOSÉ ROBERTO POSTALI PARRA COORDENADOR ADJUNTO DA FAPESP EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS
15:30 DEMANDAS DA SOCIEDADE PARA A AGRICULTURA JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO JORNALISTA E PUBLICITÁRIO, PRESIDENTE DA TEJON COMMUNICATION & ACTION INTERNATIONAL
15:45 PERGUNTAS
 
 

AgTech Valley Summit | Dia 11 de Outubro


O tema de 2017 foi “SOLUÇÕES BIOLÓGICAS” e em torno dele foram realizadas palestras de introdução, uma mesa redonda e um debate com o público. O objetivo do evento foi levantar as principais questões e desafios, discutir possíveis soluções, tendências e extrair ideias que pudessem ser desenvolvidas após o ESALQSHOW, envolvendo diferentes profissionais e estudantes.

Apenas o AgTech Valley Summit foi pago, incluindo almoço e vaga garantida no Encontro de Lideranças em Agricultura, realizado na véspera.

Programação | Dia 11 de Outubro

9:00
ABERTURA
   
9:15
BIOECONOMIA
MARCOS FAVA NEVES DOCENTE DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DA USP
JACYR COSTA FILHO PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO AGRONEGÓCIO (COSAG)/FIESP
ALEXANDRE ENRICO FIGLIOLINO SÓCIO CONSULTOR DA MB AGRO
ROBERTO RODRIGUES COORDENADOR DO CENTRO DE AGRONEGÓCIOS DA FGV
10:15
INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA
PAULO CÉSAR DE FACHIO CARVALHO DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA PESQUISADOR DA EMBRAPA AGROSILVIPASTORIL
LUIZ LOURENÇO PRESIDENTE DA COCAMAR
ANGELO COSTA GURGEL DOCENTE DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO DA FGV
11:15
PRODUÇÃO ANIMAL
FLÁVIO PORTELA SANTOS DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DA USP/ESALQ
RAFAEL CANONENCO DE ARAÚJO COODENADOR P&D GRASP IND. E COM. LTDA
TAMI BROWN-BRANDL DOCENTE DA UNIVERSIDADE NEBRASKA-LINCOLN
MARCELO P. CARVALHO CEO AGRIPOINT
14:00
CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS E DOENÇAS
JOSÉ ROBERTO POSTALI PARRA DOCENTE SÊNIOR DO DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA DA USP/ESALQ
ANTONIO BATISTA FILHO DIRETOR GERAL DO INSTITUTO BIOLÓGICO - IB
MARCELO ZANCHI DIRETOR DE MARKETING BRASIL DA ARYSTA
GUSTAVO RANZANI HERRMANN DIRETOR COMERCIAL DA KOPPERT BRASIL
15:00
BIOTECNOLOGIA
RODRIGO PEIXOTO DOS SANTOS PRESIDENTE DA MONSANTO DO BRASIL
MARIA FÁTIMA GROSSI DE SÁ PESQUISADORA DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA
ADRIANA BRONDANI DIRETORA EXECUTIVA DO CONSELHO DE INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA - CIB
LUIZ CARLOS CORRÊA CARVALHO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO - ABAG
16:00
AGRICULTURA DE PRECISÃO
IAN DOBERENER DIRETOR AGROINDUSTRIAL DA RAÍZEN
GREGORY RIORDAN DIRETOR PS&T - SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA E TELEMETRIA
ARNALDO ANTONIO BORTOLETO PRESIDENTE DA COPLACANA
JOSÉ PAULO MOLIN DOCENTE DO DEPARTAMENO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DA USP/ESALQ
17:00
SÍNTESE E CONCLUSÕES
ROBERTO RODRIGUES COORDENADOR DO CENTRO DE AGRONEGÓCIO DA FGV-EESP
 
 

Espaço Inovar ESALQ & CIA | Dias 10 e 11 de Outubro


Um espaço dinâmico onde os participantes discutiram problemas, soluções e tendências, estimularam o networking e promoveram novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

O local também contou com estandes dos patrocinadores do ESALQSHOW, de Centros de Pesquisa, empresas, startups, USP ESALQ e AgTech Valley, apresentando inovações.

No auditório, foram realizadas apresentações sobre temas variados, o painel “Agricultura Digital” e dois eventos de premiação (Empreendetec e ESALQnovitas).

Programação | Painel Agricultura Digital

DIA 10
08:15
ABERTURA
08:30
PALESTRA1
ANTONIO MAURO SARAIVA DOCENTE DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP
09:00
PALESTRA 2
ALEXANDRE BARIONE CEO CLIMATE CORPORATION
09:30
PALESTRA 3
FÁBIO MARIN DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE BIOSSISTEMAS DA USP/ESALQ
10:45
MESA REDONDA
ANTONIO MAURO SARAIVA DOCENTE DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP
NALDO DANTAS ESPECIALISTA EM NOVOS NEGÓCIOS DA BOSCH
RICARDO INAMASU PESQUISADOR DA EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO
FEDRO ZAZUETA DOCENTE DO AGRICULTURAL AND BIOLOGICAL ENGINEERING DEPARTMENT, UNIVERSITY OF FLORIDA
JOSÉ PAULO MOLIN DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE BIOSSISTEMAS DA USP/ESALQ

DIA 11
08:15
ABERTURA
08:30
PALESTRA1
TAMI BROWN-BRANDL PESQUISADORA/DOCENTE DO USDA, ARS MEAT ANIMAL RESEARCH CENTER, UNIVERSITY OF NEBRASKA-LINCOLN
09:00
PALESTRA 2
RICHARD COOKE DOCENTE DO DEPARTMENT OF AGRICULTURAL AND BIOLOGICAL ENGINEERING, UNIVERSITY OF ILLINOIS AT URBANA-CHAMPAIGN
09:30
PALESTRA 3
ANTONIO MORELLI CEO AGRONOW
10:45
MESA REDONDA
JOSÉ TOMÉ CEO AGTECH GARAGE
LEONARDO MENEGATTI CEO INCERES
JOSÉ DAMICO CEO SCICROP
FÁBIO MARIN DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE BIOSSISTEMAS DA USP/ESALQ

Programação | Mesa Redonda para Startups | Dia 10 - 14:00 as 16:00

Tema Conteúdo T Nome
Evento como um todo Principais pontos a considerar por um interessado em empreender com uma startup Facilitador: JoséTomé
CEO
AgTech Garage
www.agtechgarage.com
Abertura Boas-vindas, esclarecer a dinâmica, o papel de cada um, do facilitador do evento. 5' Mateus Mondin
Presidente do Conselho Deliberativo
ESALQTEC
www.esalqtec.com.br
Perspectiva de potencial cliente O que pode interessar? Que problema resolve? Qual a “dor”? 5' André Dias
CEO
Spark Inteligência Estratégica
http://spark-ie.com.br/
Perspectiva de investidor O que procura? Fases, expectativas, mecanismos, etc. 5' Victor Nehmi
CEO
Sparta Fundos de Investimentos
www.sparta.com.br
Perspectivas legais/regulamentação Cuidados com patentes, contratos, licenças etc. 5' Raphael Andrade
Sócio
Andrade Chamas Advogados
www.andradechamas.com.br
Importância de uma boa Marca Boas ideias podem sofrer de marca ruim? Comunicações de marketing, reputação etc. 5' Thiago Ururahy
GO ACE Aceleradora
goace.vc
Perspectivas operacionais Materializando a ideia: equipe, sistemas etc. 5' Magno Rodrigo Moreira
CEO
www.pggchem.com
Instituições de suporte Onde encontrar ajuda? Incubadoras, apoio de governos/Fapesp etc. 5' João Adolfo Ponchio
Conselheiro
UNIDADE EMPRAPII ESALQ
embrapii.org.br/esalq
Debate 1 Perguntas e respostas/debate 20'
Pitch Startup JetBov Demonstrar na prática exemplo provado de Pitch, estímulo aos participantes do evento. 6' JetBov
CEO
Xisto Alves de Souza
www.jetbov.com
Pitch Startup Itatijuca Biotech 6' Rafael Vicente de Pádua Ferreira
CEO
www.itatijuca.com
Pitch Startup Rubian Xtract 6' Eduardo Aledo
CEO
www.rubian.com.br
Debate 2 Comentarios da mesa, da plateia, perguntas e respostas. 20'
Fechamento Agradecimentos e mensagens finais. 7' Mondin
100'

 
 

Vitrine ESALQ | Dias 10 e 11 de Outubro


Exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado. Foi oferecido transporte para circulação pelo Campus, para comodidade e segurança dos visitantes.