EsalqShow - Oficina gratuita ensina o pequeno agricultor a desenvolver tecnologia para monitorar sua plantação durante a ESALQSHOW

Oficina gratuita ensina o pequeno agricultor a desenvolver…

Oficina gratuita ensina o pequeno agricultor a desenvolver tecnologia para monitorar sua plantação durante a ESALQSHOW - EsalqShow

Oficina gratuita ensina o pequeno agricultor a desenvolver tecnologia para monitorar sua plantação durante a ESALQSHOW

Ação organizada pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo quer demonstrar que é possível investir em inovação até mesmo para quem trabalha com agricultura familiar

A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) realizará durante a Esalqshow, evento que acontece dias 10 e 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP ESALQ, em Piracicaba (SP), a oficina de Internet das Coisas com o intuito de promover a tecnologia para pequenos e médios agricultores.

Realizado pela Embarcados, maior site com conteúdo exclusivo sobre hardware, firmware e assuntos relacionados a Internet das Coisas do Brasil, cada oficina dura em média três horas e tem como objetivo ensinar os pequenos produtores sobre a importância do investimento em inovação e tecnologia em sua plantação. Os participantes vão criar um sistema simples capaz de monitorar o desenvolvimento de uma plantação pela Internet, por meio de um computador comum, notebook ou até celular. “Queremos desmitificar o uso de tecnologia na produção agrícola, mostrando que é possível usá-la com produtividade, efetividade e custo baixo”, aponta Thiago Lima CMO da Embarcados.

Essa é apenas a primeira de uma série de ações organizadas pela SAA para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento, melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

“O Estado de São Paulo não é o maior produtor do Brasil, mas somos o centro da produção do conhecimento agropecuário com nossas universidades e nossos institutos e principal porta de exportação para o mundo. Temos iniciativas que merecem ser destacadas e devem ser conhecidas pelo agricultor para ele aumentar sua produtividade e geração de renda”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim.

Ainda durante a EsalqShow, a SAA apresentará aos visitantes o Agrifutura, primeiro evento totalmente focado em inovação para o agronegócio, que acontecerá na capital paulista dias 25 e 26 de novembro no Instituto Biológico de São Paulo. Com o objetivo de modernizar a agricultura, os participantes ficarão em sintonia com a liderança mundial do agronegócio da semente ao alimento pronto; do software de gestão agrícola ao satélite que analisa a folha de um limoeiro. Estarão presentes produtores rurais, pesquisadores, investidores, indústrias, comerciantes, start-ups, desenvolvedores, criadores, transformadores e hackers, em um ambiente convidativo, ideal para o compartilhamento e networking.

Para participar das oficinas os interessados devem inscrever-se por aqui:

 


Compartilhe...