EsalqShow - “Vitrine Zootecnia” será realizada em Estação 1 – Pavilhão Nicolau Athanassof e Estação 2 – Clínica do Leite

“Vitrine Zootecnia” será realizada em Estação 1 –…

“Vitrine Zootecnia” será realizada em Estação 1 – Pavilhão Nicolau Athanassof e Estação 2 – Clínica do Leite - EsalqShow

“Vitrine Zootecnia” será realizada em Estação 1 – Pavilhão Nicolau Athanassof e Estação 2 – Clínica do Leite

Para participar da Vitrine ESALQ, o Departamento de Zootecnia preparou diversas atrações para serem apresentadas durante a ESALQShow, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro em Piracicaba. Confira:

Estação 1: Pavilhão Nicolau Athanassof (Sala de Aula)

  1. ESALQLab: plataforma de análises laboratoriais para o Agro

A ESALQLab é uma plataforma de análises laboratoriais para o agronegócio do Departamento de Zootecnia. A partir da análise bromatológica, provê informações para técnicos e produtores, acerca da qualidade dos alimentos utilizados nos processos produtivos das principais cadeias de produção. Faz esse trabalho empregando a mais alta tecnologia analítica, o que possibilita a determinação de dezenas de parâmetros em cerca de 24 horas. Também opera em cooperação com outros laboratório do Departamento de Zootecina, da ESALQ e outros laboratórios da USP, para  facilitar o acesso dos usuários a um amplo escopo analítico. Também promove o compartilhamento de conhecimento, por meio do seu blog e realização de eventos técnicos.

  1. Centro de Treinamento de Recursos Humanos – Difusão de Tecnologia

O Centro de Treinamento foi estabelecido com objetivo de transferir tecnologia e treinamento profissional para alunos, técnicos, produtores e funcionários ligados ao setor da pecuária através de cursos, workshops, dias de campo e de cursos de Especialização.

  1. RLM: software de formulação e otimização de dietas, cálculo de exigências nutricionais e simulação de desempenho de bovinos

O programa otimiza e formula dietas; simula desempenho, consumo e exigências; estima as exigências animais, baseado em equações da literatura (NRC, Cornell, AFRC e CSIRO) adaptadas ao clima tropical, utilizando dados de experimentos conduzidos em Institutos de Pesquisas e Universidades, principalmente na ESALQ.

  1. Centro de Genômica Funcional

O Centro de Genômica Funcional presta serviço na área de sequenciamento de DNA e RNA permitindo a identificação de origem de amostra, testes genéticos, teste de paternidade, identificação de microrganismos por sequenciamento de DNA, estudos de expressão gênica e de diversidade genética de amostras de animais, plantas, solos, etc. O Centro atua também na área de ensino e treinamento de pesquisadores.

Estação 2: Clínica do Leite

  1. A cadeia do leite: aumento do seu desempenho

A partir da amostra de leite são obtidas informações relativas aos aspectos de sanidade, nutrição, imunidade, reprodução, genética e qualidade, permitindo identificar oportunidades de melhoria. Também são oferecidos programas de capacitação para ampliar a produção e a rentabilidade de negócios agropecuários.

 


Compartilhe...