As realizações da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq, nestes 40 anos de existência, foram possíveis graças à visão e ao idealismo de seus primeiros diretores: Paulo Fernando Cidade de Araújo, Joaquim José de Camargo Engler e Iby Arvatti Pedroso. A iniciativa encontrou apoio de Pedro Tassinari Filho, a época Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (fez a dotação inicial para instituição da Fundação), do Diretor da Esalq Salim Simão e dos demais membros do primeiro Conselho Curador: Roberto Cano de Arruda, Dovilho Ometto, Aristeu Mendes Peixoto, Urgel de Almeida Lima, Humberto de Campos e Rubens Valentini. Aos fundadores nossos sinceros agradecimentos.
Para marcar essa data, decidimos publicar um livro comemorativo seguindo alguns princípios: registrar a contribuição da Fundação como apoiadora no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas; mostrar seus feitos no âmbito social; e homenagear as pessoas que desenvolveram projetos junto a Fealq, colaborando assim, de forma decisiva, para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Decidimos por uma linguagem jornalística para tornar a leitura mais agradável. O material foi coletado em entrevistas com cerca de 50 pessoas, mencionadas nos textos, as quais agradecemos profundamente. Ao longo desses 40 anos, elas participaram da administração da Fundação ou coordenaram projetos. Ao invés de uma visão institucional, esperamos que essa abordagem mostre os pontos de vista de quem acreditou, investiu e confiou na Fealq.
Reconhecemos, também, a importante contribuição dos funcionários para o desenvolvimento, crescimento e sedimentação da Fealq e expressamos nossos agradecimentos a todos que participaram e participam das nossas atividades técnicas e administrativas.
Finalmente, gostaríamos de deixar uma mensagem de esperança no futuro. A atual administração, pensando na perpetuação de uma história vitoriosa, da inicio ao “Novo Ciclo” com um modelo de gestão ainda mais moderno e inovador, que tornará a Fundação mais competitiva, dinâmica e eficiente, mantendo-se sempre à frente de seu tempo.
Muito obrigado a todos e boa leitura !

Diretoria da Fealq
Gestão 2016/2019

 

Para acessar o site do livro clique aqui