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Informações do Curso de Especialização

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2º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSIÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

PERÍODO E HORÁRIO: 01/02/19 a 31/01/21. Aulas presenciais sábado das 9h às 18h e aos domingos das 8h às 12h, uma vez ao mês. Semestralmente aulas presenciais em formato de imersão de quinta a sábado das 8h às 18h, e domingo pela manhã das 8h às 12h.

 

LOCAL: Departamento de Ciências Florestais, da ESALQ/USP, na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Marcos Sorrentino – Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (LCF/ESALQ/USP)
Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (LCF/ESALQ/USP)
Prof. Dr. Paulo Moruzzi Marques (LES/ESALQ/USP)

 

PROMOÇÃO: Departamento de Ciência de Ciências Florestais, ESALQ/USP e Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (ESALQ/USP)

 

OBJETIVOS

- Contribuir para a formação de profissionais autônomos e críticos que atuem na transição para sociedades sustentáveis;
- Criar uma comunidade de aprendizagem que se retroalimente e se inspire na proposição de intervenções educadoras sustentáveis;
- Oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de conhecimentos nas áreas de educação, ambientalismo, políticas públicas, intervenção educadora, dialogando com sentidos existenciais e utopias individuais e coletivas;
- Contribuir para compreensão sobre limites e possibilidades de atuação em políticas públicas no atual modelo de organização das sociedades.

 

CONTEÚDO 

 Utopia, espiritualidade e conjuntura

- Objetivo: Conhecer e dialogar sobre utopias e utopistas de distintos tempos e espaços, no campo da ciência, da espiritualidade e da política, buscando subsídios para o delineamento pessoal e de projetos compartilhados de sociedade e de futuro, adequados à realidade cultural e socioambiental do presente.
- Ementa: Reflexões e diálogos sobre princípios, valores, ideologia, utopia, filosofia, espiritualidade, trajetória de vida entre outros. 


Educação Ambiental
 
- Objetivo: Aprofundar os conhecimentos teóricos dos participantes sobre a questão educacional voltada a resolução de problemas ambientais, oferecendo um conjunto de técnicas e métodos que podem ser utilizados em ações educadoras ambientalistas.
- Ementa: Histórico, correntes e tendências, fundamentos, Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, etc. Educação: Projeto Político Pedagógico territorial, participação e controle social, ensino/aprendizagem, didática, pedagogia, epistemologia, os sete saberes necessários à educação do futuro e os quatro aprendizados essenciais para o século XXI, segundo o Relatório Delors. Ambientalismo: ecologia, ambientalismo e outros movimentos sociais, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, sociedades sustentáveis, barbárie. Coletivos, redes e outras estratégias de organização: dos círculos de aprendizagem participativa sobre meio ambiente e qualidade de vida à cidadania planetária; das comissões municipais de meio ambiente à governança e governabilidade dos tratados internacionais, passando pelos coletivos educadores regionais e os processos instituintes que dialogam com a institucionalização do campo ambiental.

 Intervenção e conhecimento científico

- Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas-intervenções educacionais, individuais e coletivas que exercitem a construção do conhecimento como práxis. 
- Ementa: elaboração de projetos, mapeamentos e diagnósticos, estratégias de pesquisa e intervenção educadora, teorias do conhecimento científico e educomunicação, trabalho de conclusão do curso.
 
Políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis
 
- Objetivo: Contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre políticas públicas e correlatos, exercitando o fazer política cotidianamente, bem como oferecer subsídios teóricos e práticos para dar escala às intervenções educadoras ambientalistas.
- Ementa: compreensão do conceito e outros correlatos (Estado, representação política, conjuntura, política, etc.); conhecimento e análise de políticas públicas de Meio Ambiente e Educação Ambiental.Política do cotidiano.
  
Optativas
 
- Objetivo: Possibilitar aos estudantes o aprofundamento teórico e prático em assunto de seu interesse, totalizando 80 horas;

As “disciplinas” optativas podem ser cursadas no território em que o estudante atua (mediante apresentação de certificado/relato) ou serem escolhidas no cardápio de “disciplinas” optativas oferecidas por este curso;

 

CORPO DOCENTE

Prof. Ciro Abbud Righi (Dpto. Ciências Florestais)
Prof. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Dpto. Ciências Florestais)
Profa. Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz (Dpto. Ciências Florestais)
Prof. Marcos Sorrentino (Dpto. Ciências Florestais)
Prof. Paulo Moruzzi Marques (Dpto. Economia, Administração e Sociologia)
Profa. Vânia Galindo Massabni (Dpto. Economia, Administração e Sociologia)

Professores Convidados

Profa. Denise Maria Gândara Alves
Profa. Érica Speglich
Profa. Karine Faleiros
Profa. Maria Henriqueta Andrade Raymundo
Profa. Mirian Rother
Profa. Rachel Andriollo Trovarelli
Prof. Rafael de Araujo Arosa Monteiro
Profa. Vivian Battaini

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE FREQUÊNCIA

Os critérios de avaliação serão definidos pelos docentes de acordo com as normas da USP. A média geral deverá ser igual ou superior a 7,0. No final, o estudante deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso em tema a ser definido de comum acordo com a coordenação pedagógica. A frequência terá um controle diário nos respectivos períodos, devendo o participante comparecer a 85% da carga horária do curso.

 

MATERIAL DIDÁTICO

Será fornecido material didático básico de apoio sobre os conteúdos abordados nas aulas. Será utilizado o sistema online de Cursos de Extensão da USP para realização de atividades à distância.


CERTIFICADO

Será fornecido certificado de conclusão de curso pela ESALQ/USP ao participante que comparecer a 85% da carga horária proposta e cumprir com as atividades financeiras e acadêmicas (média igual ou maior que 7,0 e aprovação da monografia de conclusão do curso).

 

CARGA HORÁRIA: 560 horas de atividades, sendo 360 horas em aulas presenciais (incluindo atividades didáticas de sala de aula e aula de campo) e 200 horas de atividades à distância (leitura e escrita, projeto de intervenção, trabalho de monografia, entre outros).

 

NÚMERO DE VAGAS: 60 (30 é número mínimo de inscritos necessários para viabilizar a realização do curso).

 

VALOR

- Matrícula - R$ 600,00

Matriculas entre 03/12 e 07/12 – desconto de 20% na taxa de matrícula, ou seja, R$480,00.
Matrículas entre 10/12 a 31/12 – desconto de 10% na taxa de matrícula, ou seja, R$540,00.

- Mensalidades - 24 parcelas de R$600,00

 

PROCEDIMENTO PARA A INSCRIÇÃO

1º ) Preencher a ficha de inscrição no site www.fealq.org.br, em Especializações, em "Inscrever";

2º) Enviar para o e-mail cdt_apoio@fealq.com.br, uma cópia do RG, do CPF (ou CNH) e do diploma de Graduação (ou a declaração de conclusão da graduação) e um Curriculum Resumido, de no máximo 2 páginas;

3º) Enviar para a FEALQ, via correio (FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas, Av.Centenário, 1080 – São Dimas, 13416-000 Piracicaba, SP) uma cópia autenticada do diploma de graduação;

4º) Aguardar contato da FEALQ com as orientações para o pagamento da matrícula.

 

 Mais informações:  http://ocausp.wixsite.com/cursos 

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