Home
Informações do Evento

Informações do Evento



WORKSHOP DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

Data e Período: 27 de setembro de 2017, das 8 às 18h

 

Local:  Anfiteatro E. Paterniani, do Departamento de Genética, no Edifício J.T. Amaral Gurgel, da ESALQ/USP, na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

Coordenação: Profª. Maria Carolina Quecine Verdi (ESALQ/USP)

 

Objetivo: Complementar a formação de estudantes e profissionais, abordando aspectos da comunicação científica - através de pôsteres, artigos científicos, apresentações públicas, entre outros - e da divulgação científica

 

Programa

08:00 – 08:30 - Abertura - Profª. Maria Carolina Quecine Verdi

 

08:30 – 10:30 - Workshop Art of Science Communication

O Workshop “Art of Science Communication” será dividido em quatro partes:

- Parte 1 - Introdução ao curso, falando dos principais aspectos que serão abordados na comunicação científica. Será reforçada a importância de se pensar sobre a melhor forma de se comunicar na ciência - seja através de trabalhos científicos ou de divulgação - e será introduzido o conceito da narrativa de “storytelling”.

- Parte 2 - Serão abordados aspectos da montagem de pôsteres e da interação face-a-face na comunicação/divulgação científica.

 

10:30 – 11:00 – Intervalo

 

11:00 – 12:00

- Parte 3 - Serão abordados aspectos de apresentações em público.

- Parte 4 - Na quarta e última parte serão abordados aspectos da importância e da visibilidade da comunicação/divulgação científica nos dias de hoje.

 

12:00 – 14:00 - Intervalo

 

14:00 – 15:00 - Mesa redonda: “Casos de sucesso de divulgação”

 

15:30 – 16:00 – Intervalo

 

16:00 – 18:00 - Atividades práticas

Neste momento, os alunos irão exercitar o conhecimento adquirido ao longo do dia, seja em atividades de produção de conteúdo de divulgação ou comunicação científica. Além claro, de atividades mais lúdicas visando a interação dos participantes.

 

Número de vagas: 100

 

Taxa de Inscrição

- Profissional - R$ 15,00

- Estudante – R$ 10,00*

*Anexar comprovante no ato da inscrição, pode ser cópia da carteirinha de estudante, Declaração da escola em papel timbrado ou boleto da mensalidade da escola.

 

Inscrição: Preencher a ficha no site e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail: cdt@fealq.com.br, com o nome do participante e o nome do evento.