Home
Informações do Evento

Informações do Evento

XXIX JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

 

Período e horário: 04 a 08 de dezembro de 2017, das 8 às 18h

 

A Agricultura de Precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser uma necessidade do profissional para poder interagir com os seus pares. Mais do que isso, passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de Agricultura de Precisão no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ/USP tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária para os usuários.

 

Local: Depto.de Engenharia ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

Realização: Departamento de Engenharia Rural, ESALQ/USP

 

Público-alvo: graduados em ciências agrárias, que atuem em gerência de sistemas de produção agropecuária e/ou florestal

 

Objetivo: Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como abordar as recentes inovações associadas ao tema.

 

Instrutores: Prof.Dr. José Paulo Molin e Prof.Leandro Gimenez

 

Programa

  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação, recentes desenvolvimentos e novas tendências.
  • Sistemas de posicionamento global por satélites: GPS, GLONASS e outros sistemas, funcionamento, composição, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, utilização de receptores de navegação em aplicações agrícolas, programas computacionais para conexão, carga e descarga de dados.
  • Uso de GPS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luz), sistemas de esterçamento autônomo (piloto automático).
  •  Sensoriamento direto e remoto: estado da arte em sensores, sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras.
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, interpolações.
  • Mapeamento da produtividade das culturas: monitores de produtividade, mapas de produtividade, uso dos mapas no gerenciamento de lavouras.
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas; introdução ao QGIS.
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos para a aplicação em taxas variáveis.

 

Material: É fornecido material impresso (livro) e cópia de todos os conteúdos apresentados em CD.

 

Carga horária: 40 h (aulas em sala, exercícios e atividades de campo)

 

Horário: O conteúdo do curso é extenso e a carga horária é compatível. No entanto exige dedicação, pois as aulas do curso serão das 08 às 18h, de segunda à sexta-feira, com intervalos limitados para lanche e almoço.

 

Número de vagas: 20

 

Taxa de Inscrição*

Até 13/11 - R$ 1.867,00

A partir de 14/11 - R$ 1.990,00

* Obs.: 1) No caso de empresa é oferecido desconto para mais de um participante: 2 participantes – 10%, de 3 a 5 participantes – 15%, mais de 5 participantes – 20%. 2) O taxa de inscrição pode ser parcelada, desde que a última parcela não ultrapasse o primeiro dia do evento (04/12/17)