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Informações do Evento

Informações do Evento

OFICINA DE CONSTRUÇÃO E REDAÇÃO DE PROJETOS

 

PERÍODO  E HORÁRIO: 27 a 29 de outubro de 2017, 27/10 das 18 às 21h, 28 e 29/10 das 8 às 18h 

 

LOCAL: ESALQ, Departamento de Ciências Florestais, sala C1, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO

- Prof.Dr.Marcos Sorrentino

- Laboratório de Educação e Política Ambiental

 

EMENTA: Esta disciplina visa aprofundar técnicas de elaboração e escrita de projetos socioambientais a partir dos conceitos de gestão de projetos, ferramentas participativas, fontes de financiamento (estado, agências internacionais e iniciativa privada), monitoramento e prestação de contas, tomando contato com todo ciclo de vida do projeto. O foco será no exercício prático a partir da visualização de algumas problemáticas do campo socioambiental e possibilidades de captação de recursos.

 

OBJETIVOS: Apoiar a formação de educadores ambientais em ferramentas para construção de projetos na área socioambiental e realizar o exercício de escrita a partir de vivência prática.

 

EIXOS TRANSVERSAIS DO CURSO COM OS QUAIS A OPTATIVA SE RELACIONA

-Educação Ambiental; Política Públicas de Transição; Intervenção e conhecimento científico

 

TÉCNICAS E MÉTODOS: Aula expositiva, formação de grupos de trabalho, plenária para discussão e apresentação de trabalhos que irão compor 4 momentos:

 

OBSERVAÇÃO: levantamento de necessidades do grupo, definição de conteúdo e público participante de projetos, construção participativa e sistematização de propostas, conceitos básicos de gestão de projetos e ciclo de vida de projeto (3h)

 

CONSTRUÇÃO: desenho da proposta, diagnóstico, construção de intervenções educadoras, estruturas básicas de um projeto (título, introdução, objetivo, meta, justificativa, resultados esperados, ferramentas e métodos, orçamento, cronograma) ciclo do projeto (elaboração, monitoramento e avaliação) (2h)

 

ADEQUAÇÃO: fontes de financiamento (estado, agências internacionais e iniciativa privada) prestação de contas, monitoramento e avaliação. (2h) Especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis - OCA

 

PRÁTICA: exercício prático de escrita de projeto a partir de demandas existentes no grupo. (4h)

 

RESULTADOS ESPERADOS: Ao final do curso é desejável que os estudantes compreendam o passo a passo para a escrita de um projeto socioambiental e ainda consigam visualizar seus impactos práticos de execução do ponto de vista da gestão de projetos.

 

BIBLIOGRAFIA

FORGEP. Elaboração de Projetos Sociais. Projeto de Formação de Gestores Público, 2003

HOLANDA, N. Elaboração e avaliação de projetos. Rio de Janeiro: APEC, 1969

HOLLIDAY,O. J. Para sistematizar experiências. Tradução Mª Viviana V. Resende. 2ª ed. revista. Brasília: MMA, 2006. Série Monitoramento e Avaliação.

INSTITUTO, SOCIEDADE, POPULAÇÃO E NATUREZA. Guia de Elaboração de Pequenos Projetos para Organizações de Base Comunitária, 2014

KAPLAN, A. Artistas do Invisível. Instituto Fonte, 2005

KISIL, R. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. 2. ed. São Paulo: Global, 2002.

RUGGERI, R. G. Gerenciamento de projetos no terceiro setor. Rio de Janeiro: Brasport, 2011

TENORIO, F. G. (coord.). Avaliação de projetos comunitários: abordagem prática. São Paulo: Loyola, 2000.

 

MINI CURRÍCULO DA MINISTRANTE

FERNANDA CORRÊA DE MORAES

Iniciou seus aprendizados com gestão participativa de projetos em 2007 com a construção do Plano de Manejo do Parque Estadual Sumaúma no Amazonas pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente em parceria com a Cooperação Alemã GIZ. Posteriormente facilitou processos com agricultores, hortelões urbanos e ONGs pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e ainda participou da construção do “Ciclo de Diálogos Ecossocialismo e Bem Viver”, movimento educador protagonizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA ESALQ).

Ainda, apoiou o desenvolvimento metodológico do grupo Alfabetização Agroecológica Ambientalista e a construção do Guia do Educador Ambiental Popular (ambos pertencentes à OCA ESALQ) com orientações para a realização de encontros que fomentem a transição para sociedades sustentáveis.

Mestra pelo Programa Interunidade de Ecologia Aplicada ESALQ/USP (2017) com o título “Saberes Agreocológicos: Estudo de Caso no Extremo Sul da Bahia”. Graduada em Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005). Realizou a formação “Criadores de Possibilidades” pelo Instituto Fonte (2005) e atualmente é secretaria executiva do Núcleo de Apoio à Educação e Conservação Ambiental (NACE PTECA), que aglutina projetos de extensão universitária da ESALQ/USP. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em gestão ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: unidades de conservação, agroecologia e planejamento, monitoramento e avaliação participativa de projetos.

 

NÚMERO DE VAGAS: 30

 

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 200,00