Home
Informações do Evento

Informações do Evento



OFICINA DE MÉTODOS PARTICIPATIVOS E DIALÓGICOS

DATA E HORÁRIO: 2 a 6 de julho de 2018, das 18 as 22h

 

LOCAL: Departamento de Ciências Florestais, sala C1 - ESALQ, Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO: Prof° Marcos Sorrentino (ESALQ/USP)

 

FACILITADORA: KARINA SILVA FALEIROS

 

OBJETIVO

Contribuir com a formação de educadores, gestores e demais profissionais interessados em métodos e técnicas para construção de processo educadores participativos e dialógicos na área socioambiental.

 

EMENTA

Esta oficina visa aprofundar técnicas de participação e diálogo no contexto de projetos socioambientais, a partir dos conceitos de construção coletiva, solução de problemas e inovação nas relações em grupos ou organizações. O foco será no exercício prático das ferramentas acerca das seguintes questões:

1) Como promover inovação nos processos sociais que nos leve a dar conta das questões complexas da atualidade?

2) Como acessar a inteligência coletiva a favor da criação de soluções inovadoras?

3) Como nos envolver e envolver os públicos com os quais trabalhamos de forma a promover uma participação mais profunda?

Também será dialogado sobre o papel e postura do facilitador na condução de processos participativos.

Serão conciliadas ao longo de 20 horas de oficina: um pouco de teoria com inspirações dos livros de Allan Kaplan (Artistas do Invisível) e de Otto Scharmer (Teoria U); exercícios artísticos, de silêncio e de conexão com os propósitos individuais e coletivos; vivência de técnicas para conversas significativas inspiradas pela abordagem “A Arte de Anfitriar Conversas Significativas” (World Cafe, Open Space e Pro-Action Cafe); co-criação de ideias e caminhos para a nossa atuação como facilitadores de processos.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

- Círculo e roda
- Exercícios de silêncio
- World Café
- Open Space
- Pro action Café
- A Bacia em mim
- Composição Musical Coletiva

 

BIBLIOGRAFIA

- Teoria U – Como Liderar pela Percepção e Realização do Futuro Emergente (Otto Scharmer)
- Artistas do Invisível (Alan Kaplan)
- A Quinta Disciplina (Peter Senge)
- World Café – Dando forma ao nosso futuro por meio de conversas (Juanita Brown e David Issacs)

 

MINI-CURRÍCULO DA FACILITADORA

Karine Silva Faleiros

Profissional do desenvolvimento, Artista e Engenheira Florestal, realiza-se profissionalmente em processos de inovação, criação e aprendizagem coletiva. Tem experiência com: facilitação de processos transformadores de grupos, organizações e comunidades; criação participativa de jogos, músicas, mídias e materiais didáticos e com a elaboração de métodos e ferramentas participativas. Busca em seus trabalhos as interfaces entre desenvolvimento de grupos e organizações, arte, educação e transformação socioambiental.

 

NÚMERO DE VAGAS: 25

 

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 200,00

 

ATENÇÃO: A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível.