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Informações do Evento

Informações do Evento



 

PERÍODO E HORÁRIO: 16 a 18 de outubro de 2018, das 18 às 22h

 

LOCAL: Auditório Jaime Rocha, Prédio 1, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO

- Profa.Dra. Daniele Fernanda Maffei (ESALQ/USP)

- Profa.Dra.Carmen J.Contreras Castillo (ESALQ/USP)

- Profa.Dra. Giovana Verginia Barancelli (ESALQ/USP)

 

APOIO: Dra. Gilma Lucazechi Sturion

 

REALIZAÇÃO

- Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos - GEMA
- Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos - GESEA
- Grupo de Extensão em Processamento e Qualidade de Carnes - GEPQC
- Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center - FoRC)

 

OBJETIVO: Capacitar os profissionais sobre as boas práticas de higiene na produção e manipulação de alimentos, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária

 

PÚBLICO ALVO: Manipuladores de alimentos, proprietários, gerentes e demais profissionais da área de processamento e comercialização de alimentos

 

PROGRAMA

16/10

18:00 - 18:30 - Recepção e entrega de material

18:30 - 19:10 - O papel do manipulador de alimentos na garantia do alimento seguro

19:10 - 19:50 - Noções de microbiologia de alimentos - conceitos, contaminantes alimentares, contaminação cruzada e doenças transmitidas por alimentos

19:50 - 20:30 - Boas Práticas de higiene pessoal, ambiental e de manipulação de alimentos

20:30 - 20:50 - Intervalo

20:50 - 22:00 - Prática de laboratório: higienização das mãos

 

17/10

18:00 - 18:30 - Recepção

18:30 - 20:30 - Boas práticas na manipulação de produtos lácteos e cárneos

20:30 - 20:50 - Intervalo

20:50 - 22:00 - Prática de laboratório: higienização de superfícies, utensílios e de hortaliças

 

18/10

18:00 - 18:30 - Recepção

18:30 - 20:30 - Qualidade de carnes in natura e produtos processados

20:30 - 20:50 - Intervalo

20:50 - 22:00 - Encerramento

 

NÚMERO DE VAGAS: 50

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

- Profissional - R$ 100,00

- Estudante - R$  50,00 (Anexar comprovante no ato da inscrição, carteirinha de estudante, declaração em papel timbrado ou no caso de escola paga, boleto recente quitado)

ATENÇÃO: A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível.

 

MATERIAL DIDÁTICO: Apostila sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

 

CERTIFICADO: O certificado de participação será enviado, via e-mail, mediante 100% de presença