Home
Informações do Evento

Informações do Evento

VAGAS ESGOTADAS ! Próxima turma 05/11, inscrições já estão abertas.

 

PERÍODO E HORÁRIO: 24 a 26 de outubro de 2018, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30

 

LOCAL:  CENA, Av. Centenário, 303 – São Dimas, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO

- Prof.Dr.Valdemar Luiz Tornisielo (ESALQ/USP)

- Pós-Doc.Rosana Feguglia

- Pós-Doc.Graziela M.Andrade

- Químico Riberto Tonon

- Químico Rodrigo Pimpinato

 

OBJETIVO: Apresentar aos interessados os fundamentos da cromatografia gasosa e líquida; Funcionamento dos cromatógrafos; Aplicações; Problemas; e Soluções 

 

PROGRAMA

24/10

Introdução à cromatografia

Mecanismos de separação

Colunas Cromatográficas

Fases Estacionárias

Fases Móveis

Práticas:

•             Apresentação da Instrumentação Cromatografia Líquida e Gasosa

•             Análise de pesticidas por TLC

 

25/10

Tipos de Detectores

Amostragem

Preparo de amostras

Práticas:

•             Apresentação da Instrumentação Detectores

•             Preparo de Curva de Calibração do Equipamento

•             Preparo da curva de Recuperação Método

 

26/10

Análise qualitativa e quantitativa

Validação de Métodos Analíticos

Efeito da Matriz

Práticas:

•             Extração de compostos utilizando métodos de rotina EFS, QuEChERS, headspace (SE ESTIVER SENDO UTILIZADAS)

•             Uso do software para análise qualitativa e quantitativa

 

INSTRUTORES

Coordenador: Prof. Dr. Valdemar Luiz Tornisielo CENA USP

Prof. Dra. Rosana Feguglia CENA USP

Dra. Graziela Moura Andrade CENA USP

Químico Riberto Tonon Agilent

Químico Rodrigo Pimpinato CENA USP

 

OBS.: As aulas teóricas serão disponibilizadas na internet com acesso restrito aos participantes do curso.

 

CARGA HORÁRIA: 24 horas, 12 horas de aulas teóricas e 12 horas de aulas práticas.

 

NÚMERO DE VAGAS: 20

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

- Profissional – R$ 400,00

- Estudante - R$300,00

 

ATENÇÃO: 

1. A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

2. A inscrição, depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de inscrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até um dia antes do início do evento, depois não devolvemos mais o valor pago.