Home
Informações do Evento

Informações do Evento

PERÍODO E HORÁRIO: 22 e 23 de setembro, das 8 às 18h

 

LOCAL: Departamento de Ciências Florestais, da ESALQ/USP, na Alameda Principal, da Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENADOR: Prof.Dr.Marcos Sorrentino (ESALQ/USP)

 

MINISTRANTE: Ana Paula Zaguetto (Graduada em Imagem e Som pela UFSCar, mestre em Ciências pela USP e especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp. Trabalha com produção audiovisual há 12 anos. Atualmente participa do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca da ESALQ/USP)

 

OBJETIVO: Incentivar e apoiar a prática de divulgação científica, refletir sobre a relação entre ciência e sociedade e exercitar a produção de conteúdo de divulgação científica.

 

EMENTA: Este curso irá apresentar diferentes entendimentos sobre divulgação científica e seu papel na comunicação entre ciência e sociedade, tendo em vista as possibilidades e potencialidades da prática de divulgação na transição para sociedades sustentáveis. O curso é voltado para pesquisadores, comunicadores, ativistas e demais interessados. Serão realizados exercícios
práticos para produção de conteúdos de divulgação científica.

 

PROGRAMA

Aula expositiva, apresentação de iniciativas, plenária de discussão e discussão em grupo, entrevista com pesquisador/es e trabalho em grupo. O curso é dividido em 5 momentos:

1- CIÊNCIA, SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO: aula expositiva e plenária de discussão

2- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: aula expositiva, apresentação de iniciativas de divulgação científica, discussão em grupo e socialização,formação de grupos e preparação para realização do exercício prático

3- ENCONTRO COM PESQUISADOR(ES): apresentação de área de atuação e pesquisas (pesquisador) e realização de entrevistas (grupos)

4- PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: redação de texto, produção gráfica e publicação em redes sociais

5- APRESENTAÇÃO: apresentação dos trabalhos e análise dos resultados

 

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os participantes ampliem a compreensão sobre a prática da divulgação científica e sejam capazes de produzir conteúdos de divulgação.

 

CARGA HORÁRIA: 16H 

 

NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínImo de 15 inscritos para viabilizar o evento)

 

TAXA DE INSCRIÇÃO: 

Até 17/09

- Profissional - R$ 200,00

- Estudante - R$ 150,00 (MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE, QUE PODE SER: CARTEIRINHA DE ESTUDANTE OU UMA DECLARAÇÃO EM PAPEL TIMBRADO DA ESCOLA)

Após 17/09

- Profissional - R$ 250,00

- Estudante - R$ 200,00 (MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE, QUE PODE SER: CARTEIRINHA DE ESTUDANTE OU UMA DECLARAÇÃO EM PAPEL TIMBRADO DA ESCOLA)

ATENÇÃO: A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível.