Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

Período e horário: 21 a 25 de janeiro de 2019, das 8 às 18h

 

Local: Depto.de Engenharia ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

Realização: Departamento de Engenharia Rural, ESALQ/USP

 

Público-alvo: Graduados em ciências agrárias, que atuem em gerência de sistemas de produção agropecuária e/ou florestal

 

Objetivo: Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão, envolvendo o conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento da lavoura considerando sua inerente variabilidade espacial e temporal e as tecnologias de automação dos equipamentos agrícolas.

 

EM VIRTUDE DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, TODOS PARTICIPANTES DEVERÃO TRAZER O SEU COMPUTADOR PESSOAL.

 

Coordenador: Prof.Dr. José Paulo Molin

 

Programa

  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação, recentes desenvolvimentos e novas tendências.
  • Sistemas de navegação global por satélites: GPS, GLONASS e outros sistemas, funcionamento, composição, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, utilização de receptores de navegação em aplicações agrícolas, programas computacionais para conexão, carga e descarga de dados.
  • Uso de GPS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luz), sistemas de esterçamento autônomo (piloto automático).
  •  Sensoriamento direto e remoto: estado da arte em sensores, sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras.
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, interpolações.
  • Mapeamento da produtividade das culturas: monitores de produtividade, mapas de produtividade, uso dos mapas no gerenciamento de lavouras.
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas; introdução ao QGIS.
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos para a aplicação em taxas variáveis.

 

Palestrantes: Prof.Dr. José Paulo Molin e Prof.Leandro Gimenez (ESALQ/USP)

 

Número de vagas: 40

 

Taxa de Inscrição*

Até 20/12/18 - R$ 1.950,00

A partir de 21/12/18 - R$ 2.150,00

 

ATENÇÃO: 

1. A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

2. A inscrição, depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de inscrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até dois dias antes do início do evento, depois não será mais devolvido.

 

3. Em virtude da realização de atividades práticas com ferramentas computacionais, todos os participantes deverão trazer o seu computador pessoa.