Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

PERÍODO E HORÁRIO: 08 a 10 de fevereiro de 2019, na sexta-feira das 16 às 21h, no sábado das 9 às 12h e das 14 às 19h e domingo das 9 às 12h

 

LOCAL: Colégio São José, Praça Imaculada Conceição, 284, em Formosa, GO, CEP 73801-300

 

OBJETIVO: A oficina tem por objetivo abordar com aulas teóricas e práticas, noções básicas de sensoriamento remoto, níveis de aquisição de dados e sistemas sensores aplicados a levantamentos aéreos. Planejamento e execução de voo em campo, processamento das imagens georreferenciadas e geração de produtos para agricultura. Abordará também, as boas práticas e a regulamentação do setor, a descrição e a operação dos equipamentos

 

COORDENADOR:  Prof. Peterson Ricardo Fiorio (ESALQ/USP)

 

APOIO: TopoGeo – Grupo de Pesquisa e Extensão em Geoprocessamento

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Noções Básicas de Cartografia e GNSS

Sensores Embarcados:  Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto; Níveis de Aquisição de Dados; Comportamento Espectral de Alvos; índices de vegetação; Características das Imagens, Aerofotogrametria.

Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA): Normas, operações e voo para obtenção de dados; Legislação vigente (ANAC, DECEA, ANATEL, homologação); Segurança de voo e cuidados na operação; Tipos de aeronaves; Tecnologia embarcada; Principais sensores no mercado; Planejamento de voo; Execução e coleta de dados em campo.

Processamento digital das Imagens obtidas – Noções de Aerofotogrametria Digital: Registro e pré-processamento das imagens; Processamento e montagem de ortomosaicos e modelos 3D; Processamento básico em ambiente SIG; Geração de produtos básicos (mapeamento por vetorização e classificação de imagens).

 

Programas a serem utilizados na oficina:

- Agisoft: Processamento – Ortomosaicos e modelos 3D.

- Qgis: Cálculos básicos e extração de informações

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

 

NÚMERO DE VAGAS:  25, para a realização tem que ter no mínimo 20 inscritos

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

- Até 02/02 - R$ 800,00

- Após 02/02 – R$ 850,00

PARCELAMENTO: A taxa de inscrição poderá ser parcelada em duas vezes. A 1ª parcela deverá ser paga a vista e a 2ª para 30 dias, desde que  o vencimento da a 2ª parcela não ultrapasse o dia 15/01/19.

 

ATENÇÃO: 

1. A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

2. A inscrição, depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de inscrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até um dia antes do início do evento, depois não devolvemos mais.