Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

PERÍODO E HORÁRIO: 26 de abril a 05 de maio de 2019, com aulas nos dias 26, 27 e 28 de abril e 3, 4 e 5 de maio. Nos dias 26/04 e 03/05, as aulas serão das 18 às 22h e nos demais dias, das 8h30 às 18h30

 

LOCAL: Auditório do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO

- Prof.Dr.Alex da Silva Alves (ESALQ/USP)

- ESALQ Management

 

OBJETIVO

A atividade empreendedora é amplamente reconhecida por seu enorme potencial como força propulsora de inovações e de geração de novos empregos, principalmente os de qualificação mais avançada. No cerne dessa dinâmica de transformação está a nova empresa empreendedora com base no conhecimento (NEE), com características de PME (pequena e média empresa) apenas transitória. Por definição, a NEE se caracteriza, fundamentalmente, pelo seu elevado potencial de crescimento e, ainda, pela carência dos meios próprios (internos) necessários para tirar proveito desse potencial. Assim, a realização do potencial depende da atração de provedores de recursos externos à empresa. De fato, a qualificação “empreendedora” da empresa em questão denota a natureza crítica da capacidade dos empreendedores em saber mobilizar recursos externos de que necessitam, em especial os de natureza financeira - objeto do presente treinamento.
O treinamento focaliza os desafios e as questões financeiras relevantes ao crescimento das NEE que, vale dizer, são drasticamente distintos daqueles que confrontam as empresas já estabelecidas. Em especial, o foco do treinamento consiste em analisar as questões financeiras peculiares às NEEs e desenvolver um conjunto de habilidades analíticas que terão ampla aplicação no trato dessas questões. O correto entendimento das questões financeiras, assim como o bom uso dessas habilidades, vai requerer um sólido entendimento da lógica, da estrutura, da conduta e do desempenho dos mercados financeiro e de capitais e, em especial, dos mercados de private equity e venture capital.
Este treinamento apresenta conceitos e desenvolve habilidades financeiras e gerenciais que são importantes para aqueles alunos que pretendam desenvolver suas carreiras no ambiente empreendedor. Esse grupo inclui aqueles que desejam constituir uma NEE, agregar-se a um NEE existente ou atuar tanto na Indústria de Fundos de Investimento, financiando as NEEs, quanto em empresas de consultoria (empresarial, jurídica etc) que dão suporte às NEEs.
Em que pese sua abordagem introdutória, o nível de dificuldade é de curso INTERMEDIÁRIO, podendo ser frequentado por alunos de graduação, de pós-graduação ou profissionais em qualquer área de conhecimento, requerendo apenas uma modesta habilidade quantitativa e uma base de inglês (leitura técnica). Caso o interessado não disponha dessa bagagem prévia sugere-se consultar o professor antes de se inscrever no treinamento (alexds.alves@usp.br).

 

EMENTA

Empreendedorismo e inovação com base no conhecimento; papel econômico do em-preendedor e do Mercado de Capitais; contraste conceitual entre Finanças para Em-preendedores e Finanças Corporativas; características, agentes, processos e técnicas envolvendo o mercado e a indústria de private equity e venture capital (capital de risco); fontes de financiamento para empresas nascentes – fundos governamentais, investidores individuais, fundos de capital-semente e capital de risco corporativo; conceitos e técnicas para determinação das necessidades de financiamento da em-presa nascente, avaliação inicial da empresa e da parcela a ser vendida, e estrutura-ção e negociação dos termos do contrato de investimento.

 

PROGRAMA

O programa se organiza em torno da evolução da NEE, enfatizando a dinâmica das questões financeiras que as confrontam, particularmente nos seus estágios iniciais de crescimento. Entretanto, tendo em vista do interesse da Esalq/USP em promover o empreendedorismo com base no conhecimento, o ponto de partida será o estágio anterior à constituição da nova empresa, onde se busca capital semente para o desenvolvimento de uma idéia de elevado potencial. O ponto final será o financiamento do crescimento acelerado da empresa, mormente através do mercado de capital de risco, passando por estágios intermediários.

Um dos focos será compreender as várias fontes especializadas de capital que alimentam o processo empreendedor ao longo dos estágios supra-citados. É importante destacar que, em razão do seu desenvolvimento tardio, o País está organizando, de modo mais sistemático e criterioso, essas várias fontes, tanto públicas quanto privadas.

Um outro foco do treinamento será na compreensão dos mercados de private equity e venture capital, seu processo e suas técnicas. Neste particular, o objetivo principal será a compreensão da lógica de investimento empregada pelos agentes de mercado, de modo a que o empreendedor possa conduzir sua empresa numa rota que maximize suas chances de atrair esse tipo de capital de crescimento.

Tópicos abordados:

1. O Mercado de Capitais: Private Equity & Public Equity
2. O Mercado de Capitais: Informal & Formal
3. A Indústria de Fundos de Private Equity & Venture Capital
     (i)   O Perfil da Indústria Brasileira e Internacional
     (ii)  Os Agentes
     (iii) Os Fundos de Investimento Pertinentes e suas Normas Legais (CVM)
     (iv) Os Processos: do Fundraising até o Desinvestimento
     (v)  Os Padrões de Investimento
     (vi) Os Retornos Proporcionados
4. Estimando a Necessidade de Financiamento da Nova Empresa Empreendedora
5. Estimando o Valor da Nova Empresa Empreendedora
6. Estruturando a Forma de Investimento na Nova Empresa Empreendedora

 

AVALIAÇÃO: Participação nas aulas e discussão de cases em grupo.

 

NÚMERO DE VAGAS: 50

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

- Profissional - R$ 500,00

- Estudante   - R$ 400,00

OBS.: A taxa de inscrição poderá ser parcelada em duas vezes iguais, sendo a primeira parcela no ato da inscrição e segunda para 30 dias.