Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

PERÍODO E HORÁRIO: 16 a 30 de março de 2019, com aulas nos dias 16, 23 e 30/03, aos sábados, das 8 às 16h

 

LOCAL: Pavilhão de Agricultura, ESALQ/USP, Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO: Prof.Dr. Celso Augusto Clemente e Prof.Dr. Tiago Osório Ferreira

 

OBJETIVO: Disseminar conceitos de sustentabilidade teóricos e de campo no setor agropecuário para implementação prática dos requisitos de certificação visando à gestão de riscos e efetividade operacional.

 

EMENTA

Disseminação de conceitos de sustentabilidade no Agronegócio, considerando as tendências atuais e possibilidades para geração de valor agregado na prática. Abordaremos os conceitos teóricos e como aplica-los no campo, considerando a sinergia entre os protocolos de certificação, seus benefícios e dificuldades para adoção de boas práticas, conformidade legal e gestão socioambiental.

Adicionalmente, trabalharemos os conceitos base e específicos das certificações, o processo prático de implementação, a auditoria e itens de verificação; benefícios práticos, a prática de gestão de risco;  gestão por indicadores e gestão sócio-ambiental para elaboração de um plano de trabalho;

 

PROGRAMA

 

Sustentabilidade no Agronegócio;

- Contexto e tendências de mercado;

- Valor agregado direto e indireto;

- A prática no campo;

- Certificações e tendências;

- Conceito das certificações;

- Requisitos básicos e específicos;

- Alinhamento de protocolos de certificação;

- Certificação na prática e seus desafios regionais;

- Processo de certificação;

- Diagnóstico, preparação, auditoria e certificação;

- Identificação do valor agregado a curto, médio e longo prazo;

- Gestão de risco; 

- Gestão por indicadores; 

- Plano de trabalho

 

DOCENTE: Luiz Carlos Iaquinta - Diretor de Qualidade e Sustentabilidade das Fazendas Bartira

“Possui 20 anos de experiência em auditoria interna, conformidade (compliance), certificações e iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas por empresas imobiliárias, têxteis, de bebidas e de consultoria. Atualmente, ele lidera esforços de certificação em diversas unidades de produção agrícola com extensão total de mais de trezentos mil hectares, incluindo as atividades de silvicultura, produção de grãos, cana de açúcar e pecuária."

 

CARGA-HORÁRIA: 21 h

 

VAGAS: 30

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

- Profissional – R$ 1.240,00

A matrícula de R$ 40,00 + 1ª parcela de R$ 400,00 (R$ 440,00), serão cobradas no ato da inscrição; as demais parcelas para 30 e 60 dias, cada uma no valor de R$ 400,00

Pagamento à vista, desconto de 5% nas mensalidades (R$ 40,00 + R$ 1.140,00  – total R$ 1.180,00).

- Estudante - R$ 1.120,00 (desconto de 10%, para pagamento à vista ou parcelado)

À vista, matrícula R$ 40,00 + R$ 1.080,00 – total R$ 1.120,00 ou parcelado, a matrícula de R$ 40,00 + 1ª parcela R$ 360,00 (R$ 400,00) serão cobradas no ato da inscrição; as demais parcelas para 30 e 60 dias, cada uma no valor de R$ 360,00

- Ex-alunos do CEGEA e Ex-alunos do GRUGEA - $ 1.120,00 (desconto de 10%, para pagamento à vista ou parcelado)

À vista, matrícula R$ 40,00 + R$ 1.080,00 – total R$ 1.120,00 ou parcelado, a matrícula de R$ 40,00 + 1ª parcela R$ 360,00 (R$ 400,00) serão cobradas no ato da inscrição; as demais parcelas para 30 e 60 dias, cada uma no valor de R$ 360,00

- Para grupos de 5 inscritos da mesma empresa o 5º é isento. Para grupos de mais de 4 participantes, os dados do isento (nome completo, nº do CPF, nº do RG e e-mail) deverão ser enviados para o e-mail cdt@fealq.com.br.

 

 

OBS.1: Acessar o site: www.fealq.com.br, em Cursos e Eventos. A matrícula + 1ª parcela, poderão ser pagas através de depósito ou boleto, impresso no site. As demais parcelas serão cobradas através de boleto que será enviado via e-mail, com vencimento para para 30 e 60 dias do pagamento da inscrição. 

 

OBS.2: A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

OBS.3: A inscrição depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de insrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até um dia antes do início do evento, depois não devoolvemos mais o valor pago.