PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERIZATION OF FRUITS AND DNA CONTENT IN GENOTYPES OF ACEROLA TREE

Autores

  • Thatiane Padilha Menezes Universidade Federal de Lavras
  • Jose Carlos Moraes Rufini Universidade Federal de São Joao Del Rei
  • Leila Aparecida Salles Pio Universidade Federal de Lavras
  • Deniete Soares Magalhaes Universidade Federal de São João Del Rei
  • Caio Peixoto Chain Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.37856/bja.v93i3.3323

Resumo

A caracterização correta de genótipos visando selecionar caracteres superiores é importante para pesquisas em melhoramento vegetal e para os produtores rurais. Baseado nisso, este trabalho objetivou estudar características agronômicas de 9 genótipos de aceroleiras, assim como determinar o conteúdo de DNA das plantas. Foram colhidos 60 frutos de cada genótipo em estágio de maturação fisiológica e avaliados em relação à massa de fruto, massa de polpa e semente, diâmetros transversal, longitudinal e relação diâmetro transversal e longitudinal, rendimento de fruto, umidade, pH, acidez titulável, teores de sólidos solúveis e a razão sólidos solúveis e acidez titulável. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e multivariada. Foi realizado o agrupamento das características dos genótipos de acordo com a dissimilaridade, empregando-se o método Hierárquico do Vizinho Mais Próximo e o Método de Otimização de Tocher. Os resultados revelaram divergências entre os acessos, separando-os em quatro grupos. Para o estudo do conteúdo de DNA foi realizada a análise dos genótipos através da citometria de fluxo. Foram preparadas 3 amostras de cada genótipo juntamente com o padrão interno de referência (ervilha), sendo analisados 10 mil núcleos em escala logarítmica. Os coeficientes de variação (CV) e conteúdos de DNA (pg) obtidos foram submetidos à análise de variância pelo Teste F e as médias foram agrupadas pelo teste Scott-Knott. Os genótipos estudados, em relação ao conteúdo de DNA, podem ser separados em 2 grupos. 

Biografia do Autor

Thatiane Padilha Menezes, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2008), Mestrado em Fitotecnia (2010) e Doutorado em Fitotecnia (2013) pela mesma instituição. Pós-Doutorado PMPD II - Edital FAPEMIG 10/2013 pela Universidade Federal de São João Del Rei (2014) e Pós-Doutorado PMPD III - Capes/FAPEMIG (2015) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Possui experiência em fruticultura, atuando em projetos relacionados à propagação e micropropagação de frutíferas,sistema hidropônico, polinização, pós-colheita de frutas e citometria de fluxo.

Referências

MACIEL, M. I. S.; MELO, E.; LIMA, V.; SOUZA, K. A.; SILVA, W. 2010. Caracterização físico-química de frutos de genótipos de aceroleira (Malpighia emarginata D.C.). Ciência Tecnologia de Alimentos, Campinas , v. 30, n. 4.p.865-869.

PAIVA, E.; PAIVA, L. V. 2009. Identificação de variantes somaclonais em bananeiras 'Prata Anã', utilizando técnicas moleculares e citogenéticas.Ciência e agrotecnologia ,vol.33, n.2, p. 448-454.

PEREIRA, R. C.; DAVIDE, L. C.; TECHIO, V. H.; TIMBÓ, A. L.O. 2012. Duplicação cromossômica de gramíneas forrageiras: uma alternativa para programas de melhoramento genético. Ciência Rural, Santa Maria, v. 42, n. 7.p. 1278-1285.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos