https://fealq.org.br/projeto-equoterapia-da-esalq-usp-firma-parceria-com-a-fam-faculdade-de-americana/

Compartilhe:

Projeto Equoterapia da Esalq/USP firma parceria com a FAM – Faculdade de Americana

O Projeto Equoterapia da Esalq/USP firmou parceria com a FAM- Faculdade de Americana para capacitação de graduandas do curso de Psicologia da faculdade, por meio do curso de Difusão “Atividades assistidas com cavalos”. Mantido pela Universidade de São Paulo (USP) e doações de empresas parceiras, o Projeto Equoterapia da Esalq conta com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), responsável pela gestão dos recursos financeiros recebidos.

 

Com o objetivo de difundir conceitos e conhecimentos acerca da interação homem-cavalo, seus benefícios e ações específicas em terapias, o curso será ministrado no setor de Equinocultura, do departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). São seis alunas que estarão em contato direto com os praticantes do projeto, suas famílias e os cavalos.

 

Coordenado pela professora Roberta Ariboni Brandi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FZEA- ESALQ/USP),  e pelo professor Sila Carneiro da Silva, ambos do departamento de Zootecnia da Esalq, o Projeto Equoterapia oferece  tratamento terapêutico e educacional complementar utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou mental, melhorando o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social.

 

“A parceria com a FAM para capacitar profissionais da área da equoterapia é uma iniciativa muito importante, pois ajudará a suprir a escassez de profissionais com vivencia nessa área. Além disso, a oportunidade de os estudantes FAM interagirem mais com os cavalos e acompanharem as sessões de equoterapia, certamente contribuirá para o enriquecimento do conhecimento e experiência deles”, aponta a professora Roberta.

 

Coordenadora do curso de Psicologia da FAM, a professora Cristiane Correia reforça a importância da parceria e das ações realizadas na equoterapia em prol da saúde mental. “Essa aproximação com a Esalq é um passo importante na formação dos futuros psicólogos. A equoterapia é realmente essencial para a saúde mental, e o fato da Esalq liderar essa iniciativa na região de Americana e Piracicaba é fantástico. A abordagem integrada do estágio, que envolve o trato com os cavalos, o acompanhamento dos pacientes e a orientação às famílias, certamente contribuirá significativamente para a formação dos alunos”.

 

Em pouco mais de duas décadas, o Projeto Equoterapia já realizou mais de 40 mil atendimentos. Atualmente, atende 20 famílias em situação de vulnerabilidade social de Piracicaba. Interessados em participar, devem aguardar a publicação do edital, com vagas que serão abertas para o segundo semestre de 2024. Mais informações pelo equoterapia.esalq@usp.br.