topo
O curso tem por objetivo oferecer conhecimento, especializar e atualizar técnicos graduados que atuem em bovinocultura de corte, tendo como enfoque principal a nutrição, alimentação e manejo da criação para este fim.

Inscreva-se Se for estrangeiro, clique aqui

Período

26/10/2022

Coordenação Prof. Dr. Flávio Augusto Portela Santos

Departamento de Zootecnia da Esalq/USP. Acessar CV Lates on-line

Carga horária
360 horas (180 horas/módulo)
+ 40 horas de monografias.

Aulas disponibilizadas semanalmente no formato gravado até o final do curso. As dúvidas serão atendidas sempre via e-mail e durante a programação dos encontros ao vivo (online), realizados um sábado por mês com a presença de professores para debate e dúvidas. Os encontros ao vivo serão gravados e igualmente disponibilizados aos alunos.

Quer receber novidades sobre este curso?

Programa/Disciplina
Cada módulo é separado por cinco disciplinas

Situação atual da pecuária de corte. Pecuária de corte e meio ambiente. Coleta, organização e interpretação dos dados. Tomada de decisão. Análise do mercado de pecuária. Comparativos de preços. Estratégias de vendas. Gestão. Potencial de produção da cria e recria/engorda.

Anatomia do trato digestivo e fisiologia da digestão. Microbiologia e Fermentação ruminal. Fatores que afetam o consumo de alimentos. Metabolismo de carboidratos fibrosos, energético, carboidratos não fibrosos, proteico e lipídeos. Nutrição mineral e vitamínica para vacas de cria, recria e confinamento. Uso de aditivos em pastagens e confinamento. Fundamentos de nutrição. Pastagens e forragem suplementar. Consumo de bovinos em pastejo. Composição de forragem ao longo do ano. Manejo do Pastejo. Uso de forragem suplementar. Planejamento forrageiro ao longo do ano. Cria-Manejo nutricional. Exigências nutricionais de novilhas de reposição e exigências nutricionais de vacas. Nutrição pré-parto e o desempenho pós-parto da vaca e do produto. Estratégias de suplementação do par vaca-bezerro no pré e pós-parto. Abordagens atuais de manejo do sistema de cria com foco no aumento dos ganhos na pecuária de corte.

Cria-manejo reprodutivo. Fisiologia reprodutiva. Puberdade. Nutrição e reprodução. Aspectos relacionados ao sêmen e fertilidade dos machos. Índices zootécnicos e eficiência reprodutiva. Estação de monta e programas reprodutivos. Fisiologia por trás dos protocolos de IATF. Outras biotécnicas reprodutivas. Cria-melhoramento genético. Importância do DNA na bovinocultura. Como obter informação de DNA. Estudos de associação genômica. Controle molecular maciez da carne. Coleta de dados, armazenamento a informação e controle zootécnico. Ganho genético e resultados esperados. Seleção fêmeas bovinas, touros e acasalamentos. Avanços e ganhos com as biotecnologias aplicadas ao melhoramento animal. Bases e aplicações da seleção genômica em gado de corte. Programas sanitários. Programas sanitários para rebanho de cria.

Crescimento animal. Suplementação em pastagem. Confinamento. Formulação de dietas. Qualidade de carne. Produção orgânica. Fisiologia do crescimento. Recria-suplementação na seca e nas águas. Programa de suplementação integrando seca e águas. Terminação – semiconfinamento e confinamento de pasto. Perfil do confinamento brasileiro e americano. Manejo na recepção dos animais. Distúrbios metabólicos. Protocolos, dietas de adaptação e manejo de cocho. Processamento de grãos. Co-produtos. Lipídeos de dietas de confinamento. Proteína em dietas de confinamento. Fontes e níveis de volumosos em dietas de confinamento. Determinação do ponto ótimo de abate. Instalações e equipamentos. Novas técnicas. Análise bromatológica. Formulação de ração. Classificação e tipificação de carcaça. Fatores relacionados ao abate e a qualidade da carne. Tendências do mercado de carne de alta qualidade. Bem estar animal. Programas sanitários para bovinos em confinamento.

Conceitos teóricos e práticos sobre as etapas para elaboração de um trabalho escrito: Definição do título e objetivos, fonte de dados; Elaboração da metodologia a ser empregada, revisão bibliográfica; Entrega do trabalho final incluindo título, introdução, revisão bibliográfica, metodologia, resultados e conclusões; bibliografia. Defesa pública, perante uma banca composta de três professores; com duração de 20 a 30 minutos para cada apresentação. Conceitos teóricos e práticos sobre como elaborar e apresentar o trabalho de conclusão do curso. Os alunos se reunirão em Piracicaba para elaboração de monografias e avaliação final. Visita ao Campus da ESALQ com ênfase nas áreas de produção e de experimentação do Departamento de Zootecnia.

Professores / Corpo Docente*

O Curso de Especialização em produção de bovinos de corte é ministrado por professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com apoio de especialistas de outras instituições.

Alexandre Berndt Carla Maris Machado Bittar
Carlos Guilherme Silveira Pedreira
Danilo Domingues MiIllen
Eduardo Francisquine Delgado
Evandro Maia Ferreira
Flávio Augusto Portela Santos
Flávio Dutra de Resende
Gerson B. Mourão
Gustavo Rezende Siqueria
Juliano José de Resende Fernandes
Luiz Gustavo Nussio
Luiz Lehmann Coutinho
Manoel Francisco de Sá Filho
Marco Antonio Alvares Balsalobre
Marco Antonio Penati
Mário de Beni Arrigoni
Mauricio de Palma Nogueira
Moacyr Corsi
Murillo Alves Porto Meschiatti
Ricardo Andrade Reis
Ricardo Pereira Manzano
Roberto Sartori Filho
Rodrigo da Silva Marques
Sérgio Raposo de Medeiros
Sila Carneiro da Silva
Vinicius Nunes de Gouvêa

* corpo docente a confirmar

Investimento

Inscrição: R$ 150 (paga no ato da matrícula) Matrícula (primeira parcela)  e Mensalidades: 20 parcelas de R$ 400 (boletos enviados por e-mail)

Número de vagas: 400

Inscreva-se Se for estrangeiro, clique aqui

Observações

Sobre cancelamentos
Para cancelamento, solicitar pelo e-mail: cdt_apoio@fealq.com.br. Lembramos que a taxa de inscrição NÃO será estornada após o prazo de 7 (sete) dias da contratação, conforme previsto em legislação, salvo em caso de cancelamento do curso.

Certificação USP
Para receber a Certificação USP, é necessário ter nota mínima de 7 (sete) pontos em cada disciplina ou atividade, com frequência mínima exigida de 75% em cada uma das disciplinas e atividades. Ter nota igual ou superior a 7 numa escala de 0 a 10, avaliada por banca examinadora atendendo às diretrizes da USP na defesa do TCC.

Política de isenções
Serão oferecidas bolsas com 100% de isenção de taxa e mensalidades, e a seleção será feita através de avaliação (prova on-line), com base em questões elaboradas em função dos temas que serão abordados no curso. A prova será realizada em 19/02/2022 às 9h, e o número de bolsas concedidas corresponderá a 10% do total de inscritos pagantes.” Excluindo, portanto: “o número de bolsas concedidas dependerá do número de inscritos pagantes. Das bolsas ofertadas, algumas serão destinadas a membros da Universidade de São Paulo.

Para se inscrever no processo seletivo de bolsas, clique aqui