Período e Horário

Disponível a partir de 02 de agosto de 2021

Local

A distância (acesso por 1 ano).

Carga Horária

20 Horas

Coordenação

Agente de Inovação - Pedro Chamochumbi

Objetivo

O Curso Gestão da Inovação no Agronegócio destaca-se por seu foco na preparação dinâmica de profissionais interessados em empreender e inovar no agronegócio.
A Jornada se destina a profissionais que buscam:
– Compreender o movimento de transformação digital e inovação aberta no Agro 
– Dominar as ferramentas para a Gestão da inovação no Agronegócio – Construir uma Startup do Agro e validar sua solução no mercado
 – Adquirir competências para analisar as soluções já existentes e as tendências tecnológicas do setor para implantar modelos de Inovação aberta e sistemas de produção mais rentáveis e sustentáveis.

Programa

Neste curso online você vai aprender: 

Módulo 1 – Panorama AgTech 

Conheça o movimento AgTech e entenda como a inovação e a tecnologia estão impulsionando a transformação digital no campo. 

Módulo 2 – Agtech Canvas 

Domine as ferramentas ágeis de modelagem de novos negócios para criar sua Agtech 

Módulo 3 – AgTech Design Thinking 

Entenda os conceitos de design thinking e como aplicá-los na construção de soluções reais para os desafios do agronegócio. 

Módulo 4 – AgTech Customer Development 

Valide o impacto de sua solução AgTech e impulsione a criação de seus primeiros casos de sucesso. 

Módulo 5 – AgTech ScaleUp 

Estruture sua AgTech para crescer e buscar seus primeiros apoios e investimentos. 

Programação:

Módulo 1 – Panorama AgTech

  • M1-A1 A REVOLUÇÃO AGRO 4.0
  • M1-A2 TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AGRO
  • M1-A3 A INOVAÇÃO CHEGA AO CAMPO
  • M1-A4 O QUE É INOVAÇÃO PARA O AGRO
  • M1-A5 MOVIMENTO AGTECH
  • M1-A6 DE ONDE VEM AS INOVAÇÕES NO AGRO
  • M1-A7 A ESTRATÉGIA DA INOVAÇÃO ABERTA NO AGRO
  • M1-A8 STARTUPS NO AGRO
  • M1-A9 TIPOS DE STARTUPS
  • O AGRO PODE MAIS – ABPA
  • A evolução da agricultura nos últimos 50 anos – Embrapa
  • Agricultura Movida à Ciência – EMBRAPA
  • O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro – Como produzimos sua comida. Episódio 1
  • O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro – Um sistema produtivo e sustentável. Episódio 2
  • O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro – Regularização Fundiária. Episódio 3
  • Plano Estratégico do MAPA 2020 a 2031 (MAPA – BR)
  • O Agronegócio no Estado de São Paulo 
  • Pìracicaba – SP, o AgTech Valley
  • Artigo – Como Piracicaba se consolidou como o AgTech Valley?
  • 5º AgTech Day em Piracicaba -TV USP
  • Reportagem Estadão – Piracicaba o Vale do Agronegócio
  • Vale do Piracicaba é polo de empresas inovadoras do agronegócio
  • Entrevista Pedro Chamochumbi – EsalqShow, TV USP
  • Plano de Ação 2021-2024 da Câmara do Agro 4.0
  • Radar Agtech Brasil-2019
  • Radar Agtech Brasil 2020/2021
  • Manual de Oslo – Fundamentos da Inovação 3ª Edição
  • Matriz de Inovação: Mercado vs Tecnologia
  • Relatório – Aprofundamento das Verticais: rural, produto,7C
  • Estudo: A Cabeça do Agricultor brasileiro na Era Digital
  • Food and Agribusiness in 2030_A Roadmap
  • Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2030
  • Paper ABAG – Visão da inovação e da competitividade no agronegócio
  • Ranking TOP 10  AgriTechs 2020 – 100 Open Startups
  • Alysson Paolinelli é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021
  • Lançamento do Portal do Observatório da Agropecuária Brasileira – MCTI e MAPA
  • Avaliação Módulo 1

 

Módulo 2 – AgTech Design Thinking

  • M2-A1 AGTECH DESIGN THINKING
  • M2-A2 COMO E QUANDO APLICAR O DESIGN THINKING NO AGRO
  • M2-A3 O DUPLO DIAMANTE NO AGRO
  • M2-A4 IMPACTOS DA COVID19
  • M2-A5 INCERTEZAS NA ADOÇÃO TECNOLÓGICA
  • M2-A6 O DESAFIO DA CONECTIVIDADE
  • M2-A7 DILEMAS DO NOVO AGRO
  • M2-A8 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO NOVO AGRO
  • M2-A9 ANÁLISE DE RISCO PARA ADOÇÃO TECNOLÓGICA
  • M2-A10 INFLUÊNCIAS PARA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS
  • M2-A11 MAPA DE EMPATIA
  • M2-A12 DESCOBRIR
  • M2-A13 DEFINIR
  • M2-A14 DESENVOLVER
  • M2-A15 ENTREGAR
  • Agricultura Digital no Brasil
  • Os impactos da COVID-19 para a cadeia produtiva da carne bovina brasileira.
  • AgTech Design Thinking – Análise de risco para Inovação no Agro
  • Papo sobre sucessão familiar no agro com Thiago Salgado – Família S.A.
  • Onde estão as oportunidades no Agro? AgriHub, IMEA e FAMATO – MT
  • Cenários e perspectivas da conectividade para o agro
  • Condicionantes da adoção de tecnologias de precisão – FEA/USP
  • Prática AgTech Design Thinking – Mapa de empatia Agro
  • O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina – Visão 2020 -2040 (EMBRAPA-CICarne)
  • Seminário de iniciativas e inovações em pecuária sustentável realizado pelo GTPS.
  • O desafio do uso da água na agricultura brasileira
  • Prática AgTech Design Thinking – Duplo Diamante
  • Sugestão de AgTech Design Thinking para DEVs 
  • Avaliação Módulo 2

 

Módulo 3 – AgTech Canvas

  • M3-A1 BUSINESS MODEL CANVAS
  • M3-A2 VOCÊ CONHECE O BUSINESS MODEL CANVAS?
  • M3-A3 PROPOSTA DE VALOR
  • M3-A4 CANAIS DE RELACIONAMENTO
  • M3-A5 CANAIS DE ENTREGA
  • M3-A6 FONTES DE RECEITA
  • M3-A7 ATIVIDADES CHAVE
  • M3-A8 RECURSOS CHAVE
  • M3-A9 PARCEIROS CHAVE
  • M3-A10 ESTRUTURA DE CUSTOS
  • M3-A11 QUAL O TAMANHO DO SEU MERCADO NO AGRO?
  • Prática – AgTech Business Model Canvas
  • Matriz de Ansoff
  • Tamanho de Mercado (TAM, SAM,SOM)
  • Avaliação módulo 3

 

Módulo 4 – AgTech Customer Development

  • M4-A1 AGTECH CUSTOMER DEVELOPMENT
  • M4-A2 A PERSPECTIVA DO CLIENTE
  • M4-A3 PERSPECTIVA DE VALOR
  • M4-A4 MVP E PROTOTIPAÇÃO RÁPIDA NO AGRO
  • M4-A5 CONSTRUINDO SUA PROVA DE CONCEITO NO AGRO
  • M4-A6 O PROCESSO DE ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS NO AGRO
  • M4-A7 CICLO DE VIDA DAS INOVAÇÕES
  • M4-A8 PIVOTAR
  • M4-A9 INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO AGRO
  • AgTech Value Proposition Canvas -VPC
  • MVP Canvas
  • Roteiro base para a implantação de POCs e Projetos Pilotos
  • IOT no Campo – Dados
  • Roteiro de entrevista para Validação com o Produtor Rural
  • The Pain Matrix – a Matriz de dores
  • Os Ganhos do Cliente (Customer Gains)
  • Os Criadores de Ganhos (Gain Creators)
  • Modelo Ad Lib – The Value Proposition Canvas
  • Jornada AgTech – Road Map das AgTechs
  • AgTech Customer Development – Matriz BCG
  • Estratégias de Difusão AgTech
  • Os Desafios da Difusão AgTech – Parte 1
  • Os Desafios da Difusão Agtech – parte 2

 

Módulo 5 – AgTech ScaleUp

  • M5-A1 AGTECH SCALEUP
  • M5-A2 ONDE DEVO BUSCAR RECURSOS PARA DESENVOLVER MINHA STARTUP
  • M5-A3 O PAPEL DAS INCUBADORAS NO NOVO AGRO
  • M5-A4 O PAPEL DAS ACELERADORAS NO NOVO AGRO
  • M5-A5 O QUE É UMA VENTURE BUILDER
  • M5-A6 QUAIS AS FASES DE INVESTIMENTO PARA UMA STARTUP
  • M5-A7 COMO SE PREPARAR PARA RECEBER UM INVESTIMENTO
  • M5-A8 MERCADO ALVO E OPORTUNIDADE
  • M5-A9 MODELOS DE CRESCIMENTO PARA STARTUPS
  • M5-A10 NOVOS CAMINHOS PARA O AGRO
  • Associe sua Startup na Incubadora ESALQTEC
  • Programa Centelha de Inovação
  • Conheça o PIPE FAPESP – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (SP)
  • Prática – Monte seu Pitch Deck 
  • Prática Pitch Deck – Modelo OnePager
  • Pitch para o Investidores – Marcelo Nakagawa
  • Investimento Anjo – Checklist
  • AgTech ScaleUp – Introdução a Due Diligence
  • Investimento via FIP – Lei de Informática
  • A Lei do Bem
  • Webinar Fundep – Lei do Bem e Lei da Informática: Incentivos fiscais para o avanço da PD&I 
  • Política de atuação no apoio à inovação – BNDES
  • O Marco Legal para Startups no Brasil
  • Rota de Investidores de Startups no Brasil
  • FIAGRO –  Fundo de Investimento do Setor Agropecuário é aprovado pela Câmara
  • Blockchain no Agro
  • MCTI, MAPA e Finep assinam Acordo de Cooperação para apoio a projetos de inovação no Agro
  • EMBRAPII e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil firmam acordo para maior fomento ao agronegócio
  • Inovação aberta – EMBRAPA
  • Material complementar – Startups do Agronegócio: método de criação, planejamento e gestão de startups do agronegócio.  Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2020.
  • Material Complementar 2  – Estado atual da agricultura digital no Brasil, Inclusão dos agricultores familiares e pequenos produtores rurais
  • Feedback do Curso de Gestão da Inovação no Agronegócio
  • Referências e Links – Curso Gestão da Inovação no Agronegócio
  • Continue se capacitando

Diferenciais:

  • 54 videos
  • +Conteúdo complementar de apoio à atualização profissional 
  • Aulas assíncronas, em ambiente digital
  • Atividades práticas com ferramentas de apoio à inovação no Agro 
  • Material utilizado pelo Instrutor disponível para você.
  • Certificado de conclusão digital FEALQ
  • Acesso por 1 ano

E ainda: 

  • Garantia de 7 dias
  • Acesso em todos os dispositivos
  • Pagamentos seguros em até 10X
  • Suporte Hotmart
  • Acesso pelo Hotmart Sparkle 

Observação

Conheça o Instrutor:

Experiência profissional de mais de quinze anos como empreendedor socioambiental, gerenciando e executando projetos nas áreas de educação e treinamento ambiental, recomposição florestal e gestão de resíduos sólidos. Atuou como consultor e instrutor junto a empresas multinacionais dos segmentos de Agricultura, Alimentos, Energia, Construção Civil, Celulose e Papel. 

Desde 2013 atua como Gestor de Inovação, gerenciando a criação de ambientes de Inovação (HUBs) e difundindo metodologias ágeis, prestando serviços de mentoria para startups em programas aceleração, fomento à pesquisa e iniciativas de inovação aberta e corporate venture capital, coordenando e apoiando programas de aceleração de negócios e comunidades no Vale do Piracicaba – SP.

Em 2018 integrou-se ainda a organização da ESALQShow, e em 2019 passou a coordenar parte da Programação do Fórum e a Clínica para Startups e Empreendedorismo, onde capacitou alunos de diversos grupos de pesquisa e extensão da ESALQ – USP.

Hoje atua como Agente de Inovação no Ecossistema e Assessor de Projetos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba -SP, integrando o Conselho do Parque Tecnológico de Piracicaba, o Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, membro da Congregação da FATEC Piracicaba Deputado Roque Trevisan e membro da Comissão Central de Extensão da Unicamp – SP.

 

 

Número de vagas

500

Taxa de Inscrição

INVESTIMENTO:

R$ 849,00 em até 10x no cartão de crédito.