Home
Informações do Evento

Informações do Evento

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

PERÍODO:  21 a 22 de setembro de 2020.

 

Horário 9:00 até 12h, retornando 14:00 até 17h

 

LOCAL: a distância (EaD) 

 

CARGA HORÁRIA: 12 horas

 

COORDENAÇÃO Prof. Pedro H. S. Brancalion  (LCF/ESALQ/USP).

 

COMISSÃO ORGANIZADORA: - Igor Barbosa Marques igorbmarques@usp.br, Victoria Saldanha da Silva victoriasaldanha@usp.br, João Pedro Vicentini Pereira  jpvicentini@usp.br 

 

OBJETIVO: O intuito do evento é difundir o conhecimento na área Florestal, os avanços científicos e tecnológicos da Restauração no Brasil e no mundo, além de dar visibilidade para questões atuais e pertinentes nesse sentido. 

 

 NÚMERO DE VAGAS: Ilimitado

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Plano para o VIII Workshop sobre Restauração Florestal

 

  1. Sobre o evento

O Grupo de Adequação Ambiental (GADE) é um grupo de extensão, composto por alunos da graduação, que realiza atividades teóricas e práticas de Restauração Florestal dentro do campus “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, em Piracicaba. Desde o ano de 2007 o Grupo se articula anualmente para realizar o evento que, a partir do ano de 2012 adotou o nome fixo de “Workshop sobre Restauração Florestal”, sendo anteriormente um evento que contemplava essa temática mas ainda não possuía uma identidade concreta. O Workshop realizado pelo GADE é, hoje, o maior evento contínuo realizado no campus, e recebe uma média de 160 participantes em suas edições, incluso nesse público estudantes e profissionais da área, de diversas regiões do Brasil.

O intuito do evento é difundir o conhecimento na área Florestal, os avanços científicos e tecnológicos da Restauração no Brasil e no mundo, além de dar visibilidade para questões atuais e pertinentes nesse sentido. Os alunos membros do GADE, aliados ao Professor orientador, à Prefeitura do campus, à FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), e ao LASTROP (Laboratório de Silvicultura Tropical), são responsáveis por toda a organização, estruturação e oferecimento do evento.

 

  1. Estrutura

O evento mantém, desde os últimos anos, uma estrutura padrão de realização. Com uma carga horária de 16 horas teóricas, oferecemos dois dias de palestras, ocorrendo no terceiro e último dia de evento algum Minicurso ou Oficina prática com vagas limitadas para os interessados. As palestras são divididas por “blocos temáticos”, onde em cada bloco, dois ou três convidados palestram, e ao final tem-se um momento de “Mesa Redonda”, onde ocorre a interação - por meio de perguntas, respostas, e discussões pertinentes -, entre os convidados e os participantes.

Em virtude da situação de isolamento social que o país enfrenta atualmente, o evento não poderá ser realizado dessa maneira no ano de 2020. Por esse motivo, o Grupo de Adequação Ambiental irá organizar, juntamente com os colaboradores supracitados, um evento totalmente online, a acontecer nos dias 21 e 22 de setembro de 2020, com uma carga horária de 16 horas. Será cobrado por inscrição um valor simbólico de R$20, que será totalmente destinado à doação para organizações de apoio à comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade pela pandemia do COVID-19.

O evento será transmitido pela plataforma FEALQ. A programação estipulada pelo Grupo pode ser observada abaixo.

  

 Esboço da programação para o VIII Workshop sobre Restauração Florestal. Fonte: Grupo de Adequação Ambiental - ESALQ/USP.

 

2.1. Blocos temáticos

A ideia de dividir as falas dos palestrantes convidados em blocos temáticos é muito funcional, e vem sendo adotada em diversos eventos desse cunho, pois permite mais de uma abordagem sobre o mesmo tema, ao passo em que gera um espaço de discussão e intersecção entre as diferentes falas. Abaixo, pode-se consultar uma descrição mais específica sobre o que o GADE entende que seja pertinente abordar em cada um dos blocos temáticos estabelecidos.

  • Bloco 1 - Ecologia da Restauração: Recapitulação dos principais conceitos de Ecologia da Restauração e o papel das diferentes formas de vida na recuperação de florestas degradadas. Este ano o grupo pretende abordar o papel da fauna nesse contexto.
  • Bloco 2 - Métodos de Restauração: Explanação de diferentes tecnologias e mecanismos alternativos para as práticas de restauração florestal atuais, quer estejam em fase de pesquisa ou de implantação.
  • Bloco 3 - Políticas Públicas: O papel do poder público como sujeito apoiador dos projetos de restauração ecológica, e a utilização da legislação vigente para o fomento de novos projetos inclusivos e sustentáveis.
  • Bloco 4 - Aspectos Socioeconômicos: Atuação das diferentes formas de instituições e grupos sociais no apoio das práticas de restauração ecológica. No ano de 2020, o GADE propõe dar foco à temática do papel das comunidades tradicionais na conservação e recuperação de ecossistemas degradados.

 

  1. Outros detalhes
  • Nos momentos de intervalo e introdução (início das seções e entre os convidados) serão dados avisos pertinentes sobre o andamento do evento;
  • Será elaborado um material de apoio com a síntese dos assuntos explorados nas falas dos convidados, em formato PDF, e disponibilizado para todos os inscritos via e-mail;
  • As gravações ficarão disponíveis para posterior acesso, conforme a autorização dos convidados;
  • Será disponibilizado um certificado de participação;

 

Para quaisquer outras dúvidas, favor entrar em contato: gaaesalq@gmail.com,  igorbmarques@usp.br , victoriasaldanha@usp.br

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 20,00

 

 

 INFORMAÇÕES

-  FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ

E-mail: cdt@fealq.com.br Site: www.fealq.org.br