Home
Informações do Evento

Informações do Evento

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

PERÍODO:  07 a 09 de dezembro de 2020. 

 

HORÁRIO: Das 8h00 às 19h00

 

LOCAL: Online

 

CARGA HORÁRIA: 30h

 

NÚMERO DE VAGAS: 250

 

COORDENAÇÃO: - Professor Celso da Costa Carrer (FZEA)

 

 OBJETIVO: O “Fórum Internacional de Empreendedorismo e Inovação no Agro” é um evento de caráter científico que reunirá pesquisadores e gestores de Universidades, centros de pesquisas, incubadoras e Parques Tecnológicos de diversos países da América-Latina, como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Portugal. O evento possuirá uma abordagem técnico-científica, visto que se propõe à publicação de Proceedings com resumos expandidos e trabalhos completos, palestras e debates sobre assuntos que são emergentes e fundamentais para o entendimento do ecossistema de inovação desses países e desenvolvimento e formação de empresas inovadoras no âmbito do agronegócio (AGTechs) em toda América Latina. Este evento é a primeira iniciativa de caráter on-line, que visa agregar empresas inovadoras (startups) e pesquisadores renomados dos principais centros de Agroincubadoras e Parques Científicos/Tecnológicos envolvidos no Sistema Agroalimentar e na Agroindústria 4.0. Este Fórum pretende debater soluções para as AGTechs e para os ecossistemas envolvidos. Neste sentido, busca-se reunir atores que compõem as diferentes missões da tríplice hélice do desenvolvimento (empresas/universidades e institutos de pesquisa e governo), definindo temas emergentes para o debate, interação e formulação de propostas de interação em rede acerca deste dessa área de estudo. Para isso, o evento propõe uma mostra de pesquisa, visando debater sobre o tema, interagindo com outros pesquisadores, e assim, ampliar os conhecimentos acerca do tema.

Sendo eles:

(1) Formação empreendedora entre os (estudantes da América Latina;

(2) Estruturação e composição de Empresas agroinovadoras;

(3) Atuação de Universidades e Centros de Pesquisa na Pesquisa e Desenvolvimento que agreguem valor às startups agroinovadoras.

Todos temas que são fundamentais para a compreensão do Ecossistema Emprendedor das startups e spin-offs do agronegócio, nos referidos países que irão compor o evento.

 

 

PROGRAMAÇÃO (PRELIMINAR):

 

 

 

1º. Dia: 07/12/2020 - Manhã:

 

Horário: 8h00 às 9h00

Recepção:

Chegada de palestrantes, autoridades, mídia especializada, convidados e público alvo na sala virtual do evento.

 

Horário: 09h00 às 09h30

Mesa de abertura dos trabalhos com abertura oficial

Fala das autoridades presentes (CYTED; FAO; FZEA/USP; CRMV-SP; FAPESP; SETI/PR; APTA/SAA/SP, IZ/SAA/SP, entre outras).

 

PAINEL 1: “O QUE FAZER PARA ALIMENTAR UM PLANETA COM 9 BILHÕES DE PESSOAS DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?

 

Horário: 09h30 – 10h00

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Dra. Soraia Marques Putrino (ADM e Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Zootecnia pela Universidade de São Paulo, especialização em Nutrição e Produção de Ruminantes pela ESALQ (2009) e Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp (2014). Atualmente trabalha na ADM na gestão do Departamento de P&D. Tem experiência na área de Nutrição Animal, com ênfase em ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: exigências nutricionais, digestibilidade e degradabilidade de alimentos, desempenho, características de carcaça, qualidade e composição de produtos de origem animal. 

 

Horário: 10h00 – 11h00

Palestra 1: “Sistemas Agroalimentares: Uma visão dos fluxos de comércio e energia no âmbito mundial”

 

Palestrante: Prof. Dr. Augusto Gameiro (FMVZ/USP) - Brasil

Destaque: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e tem Pós-Doutorado pela Université Paris-Saclay (AgroParisTech/INRA). Professor Associado na FMVZ/USP. Suas áreas de dedicação e interesse são ligadas a economia e gestão de sistemas agroalimentares com viés agroindustrial.

 

Horário: 11h00 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 1:

Diagnóstico inicial com foco nas dores do sistema agroindustrial mundial e oportunidades de mercado no âmbito global.

 

 

1º. Dia: 07/12/2020 - Tarde:

PAINEL 2: O PAPEL DOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROINDÚSTRIA 4.0

 

Horário: 14h00 – 14h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Prof. Dr. Juan Antonio Raga Esteve (UV) - Espanha

Destaque: Responsável por apresentar a situação de parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Espanha (Valência, Barcelona e Alicante). Trabalhou diversos anos como Diretor do Parque Científico da Universidade de Valência (PCUV) e se constitui como uma das mais proeminentes autoridades dessa área de atividades na Espanha.

 

Horário: 14h30 – 15h15

Palestra 2: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas em Portugal”.

 

Palestrante: Prof. Carlos Brito (Universidade do Porto e Universidade Portucalense) - Portugal.

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre as AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Portugal (Porto, UTAD e Lisboa). Trabalhou diversos anos como Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo na Universidade do Porto e se constitui como uma das mais proeminentes autoridades dessa área de estudos em Portugal.

 

Horário: 15h15 – 15h30

Break para os participantes

 

Horário: 15h30 – 16h15

Palestra 3: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas na Colômbia”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Edwin Gilberto Giraldo Henao (Parque Biopacífico) - Colômbia

Destaque: Responsável por apresentar a situação de AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Colômbia (Cali, Medellin e Pereira). Trabalha a diversos anos como Diretor do Parque Biopacífico, localizado em um dos mais importantes centros de pesquisa em agropecuária tropical do planeta (CIAT) com ligação junto a três Universidades: Nacional de Colômbia; do Cauca e Pontifícia Bolivariana. Se constitui como uma das mais proeminentes lideranças em empreendedorismo inovador para AGTech na Colômbia.

 

Horário: 16h15 – 17h00

Palestra 4: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas no Chile”.

 

Palestrante: Profa. Dra. Claudina Teresa Uribe Bórquez (INCUBATEC/UFRO) - Chile

Destaque: Responsável por apresentar a situação de AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Chile (Universidad de La Frontera e Santiago). Trabalha a diversos anos como Diretora de Inovação na INCUBATEC/UFRO, considerada a melhor incubadora do Chile em recente concurso.

 

Horário: 17h00 – 18h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 2:

Diagnóstico com foco no panorama dos ecossistemas de inovação em quatro grandes regiões dos países ibero-americanos com reflexo na dinâmica de geração de AGTech.

 

2º. Dia: 08/12/2020 - Manhã

 

PAINEL 3: INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE AGTECH NOS PAÍSES IBERO-AMERICANOS

 

Horário: 08h00 – 08h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Prof. Dr. Celso da Costa Carrer (UNICETEX/FZEA/USP e Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) - Brasil

Destaque: Zootecnista (FMVZ), mestrado em Nutrição Animal (FMVZ) e doutorado em Economia Rural (UNICAMP). Professor Associado pela FZEA/USP.Responsável pela Coordenação da Incubadora de Empresas do Agronegócio da USP em Pirassununga/SP. Pós-Doutorado junto ao Parque Científico da Universidade de Valência. Pesquisador principal no projeto “ Impacto dos ecossistemas de inovação no fomento e desempenho de startups do sistema agroalimentar (AGTechs): um estudo de caso ibero-americano”, Processo 2019/02643-2 com apoio da FAPESP. Coordenador do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX) e do NACE/NEAGRO.

 

Horário: 08h30 – 09h15

Palestra 5: “Aspectos de colaboração entre América Latina e Europa e Programas de ‘Landing’ para empresas inovadorasO papel do CYTED”.

 

Palestrante: Prof. Dr. José Luis Garcia Lopes (CYTED) – Espanha

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do Programa CYTED. É Coordenador da área de Promoção ao Desenvolvimento Industrial do CYTED com experiencia internacional há vários anos.

 

Horário: 09h15 – 09h30

Break para os participantes

 

Horário: 09h30 – 10h15

Palestra 6: “Aspectos de colaboração entre América Latina e Europa e Programas de apoio a projetos em conjuntoCases apoiados e o papel do CDTI”.

 

Palestrante: Dra. María del Pilar de Miguel Ortega (CDTI) - Espanha.

Destaque: A palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do CDTI. É Coordenadora do Escritório do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) no Brasil, com experiência internacional há vários anos nesta temática.

 

Horário: 10h15 – 11h00

Palestra 7: “Programas de apoio a empresas inovadoras no Estado de São Paulo: Resultados do apoio e o papel do PIPE/FAPESP”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho (UNICAMP) - Brasil

Destaque: É Coordenador de Programas Especiais da FAPESP. Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981). Mestre em ciências agrárias (1985) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutor em economia (1993) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Nesse departamento obteve a livre-docência em 1998 e a titularidade em 2005. Foi superintendente de planejamento da Finep de 2001 a 2003. Fundou, em 1995, o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi). 

 

Horário: 11h00 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 3:

Conhecer melhor o papel dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo inovador no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento de startups de sucesso na área do Sistema Agroalimentar.

 

 

2º. Dia: 08/12/2020 - Tarde:

 

PAINEL 4: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS DE AGTECHS: A VISÃO E EXPERIÊNCIA DE EMPREENDEDORES E AGENTES DE INOVAÇÃO

 

Horário: 14h00 – 14h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Dr. Paulo Marcelo Tavares Ribeiro ( e Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) - Brasil

Destaque: Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Zootecnia formado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, graduado em Gestão Financeira pela FMU e em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Consultor do SEBRAE/SP, tendo atuado como Gerente Estadual de Atendimento Setorial, Gerentes das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Gerente Estadual de Monitoramento e apoio a Projetos e das Regionais de Guaratinguetá, Botucatu, São Carlos, Araraquara, Grande ABC e Capital Centro. Forte atuação em Empreendedorismo, Agronegócios, gestão de projetos e Desenvolvimento Local. Atualmente é Diretor da ADE SAMPA - Agência São Paulo de Desenvolvimento, responsável por projetos de inovação, startups e desenvolvimento local.

 

Horário: 14h30 – 15h15

Palestra 8: “A trajetória de Inovação da VALGENETICS S.L.: Conquistas e Desafios”.

 

Palestrante: Dra. María del Remedio Albiach Martí (VALGENETICS S.L.) - Espanha.

Destaque: A palestrante tem formação em Ciências Químicas, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Valência. É sócia fundadora da VALGENETICS S.L. que iniciou suas atividades comerciais em 2012. Durante este período, ela fez o curso BioAnces para bio-empreendedores organizados por Genoma Espanha e BIC. Possui vasta experiência do mercado e aprovou, recentemente, um projeto no Programa Europeu H2020, junto com sócios brasileiros.

 

Horário: 15h15 – 15h30

Break para os participantes

 

Horário: 15h30 – 16h15

Palestra 9: “A trajetória de Inovação da Q’OMER S.L.: Conquistas e Desafios”.

 

Palestrante: Dr. Juan David Escobar García (Q’OMER) - Colômbia

Destaque: Possui 2 doutorados em Tecnologia de Alimentos e Ciência, Tecnologia e Gestão Alimentar, ambos pela Universidade de Valência/Espanha. Atua hoje como CEO e empreendedor social responsável pela gestão da startup Q'OMER, sediada no PCUV, desenvolvendo: estratégias comercial, produtiva, investigativa e operativa, aplicando a abordagem de bio-commerce, representante jurídico, comercial e operativo, trabalhando diretamente com clientes e fornecedores. No campo da pesquisa, tem trabalhado com avaliações científicas de matérias primas naturais ricas em compostos bioativos, incluindo compostos fenólicos, probióticos, proteínas, minerais, vitaminas, fibras, carotenoides e outros, que lhes conferem propriedades nutricionais e saudáveis como adaptógenos, antioxidantes, anti-inflamatórios, energéticos, umectantes, emolientes, desenvolvimento e comercialização de ingredientes naturais especialmente utilizados na elaboração de alimentos e bebidas funcionais, suplementos dietéticos, produtos nutraceuticos, produtos, nutrição animal e produtos para cuidados pessoais.

 

Horário: 16h15 – 17h00

Palestra 10: “Inovação e Agronegócio: Novos Paradigmas e Novos Desafios para as AGTech no Brasil”.

 

Palestrante: MSc. Paulo Renato Parreira (Coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná) - Brasil

Destaque: Zootecnista pela Universidade de São Paulo, Mestre em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem especialização em design thinking na Universidade de Virgínia/EUA. Fundador da INNOBENCH – Gestão da Inovação, trabalha diretamente em inovação, transformação digital, consultoria em estratégia e cultura de inovação, Open Innovation, habitats de inovação, parcerias empresas/universidades, desenvolvimento de AGTech e captação de recursos. Experiência concreta como empreendedor e ecossistemas de inovação. Atual Coordenador de Ciência e Tecnologia de Governo do Estado do Paraná/PR e especializado em inovação no agronegócio.

 

Horário: 17h00 – 18h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 4:

Conhecer casos exitosos de AGTech no âmbito Ibero-americano, suas trajetórias, curvas de aprendizado, bem como suas percepções do que é importante para o desenvolvimento das atividades de inovação e diferenciação no mercado, o efeito de marcos legais (ou a falta deles) e o papel dos ecossistemas de inovação no processo de geração de startups.

 

 

3º. Dia: 09/12/2020 - Manhã:

 

PAINEL 5: A TRÍPLICE HÉLICE APLICADA AOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER NO SISTEMA AGROALIMENTAR

 

Horário: 08h00 – 08h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Dra. Mónica Edwards Schachter (Universidad de Burgos) - Espanha

Destaque: Pesquisadora na área de inovação e empreendedorismo inovador, com um dos mais altos impactos de publicação na área da pesquisa na Espanha. Ao mesmo tempo, reúne experiência como pesquisadora e, também, como empreendedora na sociedade da ERASMUS Creative Hub, startup residente no PCUV.

 

Horário: 08h30 – 09h15

Palestra 11: “O papel estratégico de Programas de Pós-Graduação Profissionais no fomento a inovação das empresas do Sistema Agroalimentar”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Adriano Rogério Bruno Tech (Coordenador do GIIA/FZEA/USP) - Brasil

Destaque: Possui graduação em Engenharia Civil (1992). É Mestre em Sistema de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e Doutor em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente atua como Professor Associado da Universidade de São Paulo em Pirassununga. Possui experiência na área de ciência da computação, com ênfase em software básico, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, sistemas multi-agentes, sistemas tutores inteligentes, sistemas de monitoramento de ambiente e de rebanhos, desenvolvimento de sistemas de gestão/ERP, além de tecnologias e sistemas de informação e instrumentação de precisão. Na área de Gestão, coordena o curso Stricto Sensu Mestrado Profissional da FZEA /USP, na área de administração, com concentração em gestão e inovação na indústria animal. Em 2019 foi contemplado como Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Nível II, pelo CNPq.

 

Horário: 09h15 – 09h30

Break para os participantes

 

Horário: 09h30 – 10h15

Palestra 12: “Relação Universidade-Empresa: Efeitos da colaboração entre atores do ecossistema e o desenvolvimento de empresas na Colômbia”.

 

Palestrante: Juan Diego Torres Oquendo – (Universidad de Antioquia) - Colômbia.

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do ecossistema de inovação de Medellín. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Programa de Gestão Tecnológica da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Antioquia, com experiência internacional há vários anos nesta temática.

 

Horário: 10h15 – 11h00

Palestra 13: “Aglomerações da produção no sistema agroalimentar: Oportunidades de interação entre ICTs e empresas”.

 

Palestrante: Dr. Ricardo Firetti (APTA/SAASP e Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) - Brasil

Destaque: Diretor do Polo Regional Alta Sorocabana. Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (DPCT/IG) e Graduado em Zootecnia também pela FZEA-USP, experiência em pesquisa e inovação em empresas, prospecção, levantamento e análise de dados originais e secundários (big data). Apresentará os resultados de sua recente tese de doutorado que enfocou aspectos relacionados aos sistemas locais de inovação no sistema agroalimentar.

 

Horário: 11h00 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 5:

Conhecer melhor os desafios e oportunidades para empreender no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento da interação pesquisa e startups do sistema agroalimentar.

 

 

3º. Dia: 09/12/2020 - Tarde:

 

PAINEL 6: DESAFIOS DO AGRO FRENTE A UM SISTEMA AGROALIMENTAR CADA VEZ MAIS GLOBAL E CONECTADO COM AS PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES

 

Horário: 14h00 – 14h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Dra. Silvia Robles Reis Duarte (ADM e Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) - Brasil

Destaque: Zootecnista formada pela Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos da Universidade de São Paulo (1995), com mestrado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos da Universidade de São Paulo (1999), Ph.D. em Animal Sciences pela Rutgers - The State University of New Jersey (2005), MBA em Nutrição Animal pela Didatus Pós Graduação (2011) e MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ - USP (2019). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Equideocultura, Nutrição e Alimentação de Animais Monogástricos, Endocrinologia, Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Degradabilidade In Vitro/In Vivo, Gestão de Projetos, e Incentivos Fiscais para PD&I (Lei do Bem). Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na ADM, em Descalvado, SP.

 

Horário: 14h30 – 15h15

Palestra 14: “A percepção do mercado comprador internacional de produtos agroalimentares e biomassas em relação aos desafios e barreiras comerciais no pós-Covid-19”.

 

Palestrante: MSc. Jogi Humberto Oshiai (FratiniVergano e da 33 Forest Capital) - Brasil

Destaque: Pós-graduação em Comércio Internacional Université Libre de Bruxelles- Bruxelas, Bélgica (1991), MBA em Administração de Empresas para Executivos Solvay Brussels School of Economics and Management, Bruxelas, Bélgica (1992) e mestrado em Política Internacional Université Libre de Bruxelles, Bélgica (1993). Experiência profissional nas áreas de Política Comercial; Negociações Comerciais; Acesso a Mercados; Relações Governamentais; Políticas Agrícolas e Alimentares; Questões Sanitárias e Fitossanitárias; Desenvolvimento Sustentável, Bem Estar Animal, Investimentos Privados em Energia Renovável e Monetização de Crédito de Carbono; Assuntos relacionados a Assuntos Públicos. Defende, em Bruxelas e nas capitais dos Estados-Membros da União Europeia e junto a Institutições Internacionais, os interesses de empresas, associações e governos da América Latina. Monitora o desenvolvimento comercial especialmente do Brasil com a União Europeia, por meio inclusive, de ações de estreitamento e harmonização das relações de interesse econômico, político e financeiro de empresas brasileiras, municípios, estados e do Governo Federal junto à União Europeia. Presta assessoria a inúmeros clientes brasileiros e estrangeiros no âmbito do agronegócio de interesse de empresas e entidades junto à União Europeia. Atualmente é Diretor para Assuntos Públicos do escritório de advogados europeus FratiniVergano e da empresa holandesa 33 Forest Capital, Pesquisador Associado do UNICETEX/FZEA/USP e colunista das revistas BeefWorld, AveWorld e PorkWorld.

 

Horário: 15h15 – 15h30

Break para os participantes

 

Horário: 15h30 – 16h15

Palestra 15: “A percepção do produtor de produtos agroalimentares e biomassas em relação aos desafios e oportunidades do Agro no pós-Covid-19”.

 

Palestrante: Dr. William Koury Filho(KOURY & MEISTER CONSULTORIA EM PRODUÇÃO ANIMAL S/S LTDAe Comissão de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP) - Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de Marília (1994), especialização em Julgamento de Raças Zebuínas pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: bovino de corte, parâmetros genéticos, avaliação visual, avaliação in vivo, precocidade e funcionalidade.

 

Horário: 16h15 – 17h00

Palestra 16: “A percepção do consumidor de produtos agroalimentares e biomassas em relação aos desafios e oportunidades do Agro no pós-Covid-19: uma abordagem sobre a questão sócio-ambiental”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro (UNICETEX/ZEB/FZEA/USP) - Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. É o Professor Responsável pelas disciplinas "Sociologia", "Sociologia Rural", "Comunicação e Extensão Rural" para os cursos de graduação em Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária. No Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal é responsável pela disciplina "Análise de Discurso em Gestão do Agronegócio". Atuou como Prefeito do Campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo no período de 2006 a 2013. Tem experiência nas áreas de Sociologia e de Gestão Pública, com ênfase em Relações Técnico/Produtor na Agropecuária Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio e empreendedorismo, sociologia rural, profissionalização, comunicação e extensão rural, gestão e políticas públicas.

 

Horário: 17h00 – 18h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 6:

Oportunizar visão multiprofissional e multidisciplinar entre todos os presentes com a exposição de pontos de vista distintos e com foco em entender as oportunidades e riscos de mercado voltado para o ambiente Agro, no momento contemporâneo e na sequência do pós-Covid-19.

 

Horário: 18h00 – 19h00

ENCERRAMENTO DO FORO COM AUTORIDADES PRESENTES

 

NETWORKING COM A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS NO FORMATO DE POSTER OU NO FORMATO DE PITCH CONFORME OPÇÃO DOS CONFERENCISTAS - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE FORMA ASSÍNCRONA NA PÁGINA DO EVENTO DESDE A APROVAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO DOS ANAIS DE FORMA CONTÍNUA

 

Coordenação da COMISSÃO CIENTÍFICA:

Profs. Drs. Célia Regina Orlandelli Carrer; Ricardo Firetti; César Gonçalves de Lima; Augusto Hauber Gameiro; João Augusto Cardoso e Luciene Rose Lemes

 

EXPOSITORES:

Conferencistas com trabalhos aceitos no evento.

 

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

 

OBS 1: Todos os Coordenadores das mesas farão apresentações introdutórias do tema, aportando sua visão pessoal além de coordenar as atividades durante e ao final de cada painel, em que será oportunizado debate e troca de experiências com participantes de órgãos regulamentadores, pesquisadores e empreendedores presentes.

 

OBS 2: As datas e horários do Programa Tentativo, bem como os nomes dos coordenadores e palestrantes podem sofrer alterações, a fim de equacionar as agendas de todos os participantes.

 

OBS 3: Os três dias de trabalhos do Fórum também serão utilizados para coleta de dados para pesquisa qualitativa a respeito da temática de diagnóstico de ecossistemas de inovação, tratada no projeto aprovado pela equipe organizadora junto à FAPESP, com número 2019/02643-2, cujos questionários serão aplicados pelos organizadores.

 

OBS 4: Durante o Fórum, aproveitando-se as atividades desenvolvidas e os diversos atores reunidos, será oferecida disciplina, com código USP GIA – 5030 - Tópicos Avançados em Gestão do Agronegócio, para alunos do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal, sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Celso Carrer e Marcelo Ribeiro da FZEA/USP.

 

OBS 5: Todas as palestras serão organizadas e publicadas no formato de e-book do Fórum com o apoio da CAPES, FAPESP, CYTED, SETI/PR e CRMV-SP.

 

  

TAXAS DE INSCRIÇÃO: 

 

Até 30/10/2020

PROFISSIONAIS - R$ 100,00
ESTUDANTES - R$ 70,00

GRUPOS (05 a 20 participantes)

PROFISSIONAIS R$ 80,00
ESTUDANTES R$ 60,00

 

Após 30/10/2020

PROFISSIONAIS R$ 120,00
ESTUDANTES R$ 85,00

GRUPOS (05 a 20 participantes)

PROFISSIONAIS R$ 100,00
ESTUDANTES R$ 80,00

 

 

REALIZAÇÃO/COMISSÃO ORGANIZADORA:

UNICETEX -  (19) 3565-4338  - E-MAIL: unicetex@usp.br