Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

 

PERÍODO E HORÁRIO: 30 de setembro a 11 de outubro de 2019, das às 8 às 12h e das 14 às 18h

 

LOCAL: Departamento de Fitopatoligia, da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENADOR: Prof. Dr. Nelson Sidnei Massola Júnior (Depto.de Fitopatologia e Nematologia/ESALQ/USP)

 

MINISTRADO POR: Prof.Dra. Sabrina Sarrocco, Università di Pisa, Dipartimento di Scienze Agrarie, Alimentari e Agro-ambientali, Pisa, Italy

 

OBJETIVO: Treinamento em técnicas de isolamento e identificação de Trichoderma spp, bem como obter noções de edição do genoma desta espécie por meio da técnica CRISPR-Cas.

 

 

PROGRAM OF THE BIOPESTICIDES TRAINING (Th= theoretical/P=practical)  

30/09

08:00 -10:00 - Introduction (Th 2h)
10:00 -12:00 - Mechanisms of action (Th 2h)

01/10

14:00 -16:00 - Isolation of Trichoderma from soil (P 2h)

02/10

09:00 - 12:00 - Fields of application (Th 3h)
14:00 - 17:00 - Genetic manipulation of beneficial fungi (Th 3h)

03/10

09:00 - 12:00 - CRISPR technique (Th 4h)
14:00 - 17:00 - CRISPR for genome editing of fungi (Th 3h)

04/10

12;00 - 13:30 - Set up of antibiosis, volatile and mycoparasitism tests (P 1h 30’)
14:00 - 18:00 - DNA extraction, ITS PCR, electrophoresis, purification for sequencing of Trichoderma part I (P 4h)

07/10

10:00 - 12:00 - Measures of antibiosis tests (P 2h)
14:00 - 17:00 - DNA extraction, ITS PCR, electrophoresis, purification for sequencing of Trichoderma part II (P 2h) (students’ notebooks and internet connection)

08/10

08:30 - 10:00 - Measures of antibiosis tests (P 1h 30’)
10:00 - 12:00 - Biocontrol of mycotoxigenic fungi (Th 2h)

09/10

08:00 - 12:00 - Simulation of a CRISPR experiment (P 4h) (students’ notebooks and internet connection)
14:00 - 17:00 - Production of a biopesticide (Th 3h)

10/10

09:00 - 12:00 - Measures of antibiosis test and microscopic observation for coilings (P 4h)
14:00 - 17:00 - Biopesticides on the market (Th 3h)

11/10

12:00 - 14:00 - Final test (questionnaire)
14:00 - 17:00 - Presentation by students

 

NÚMERO DE VAGAS: 20

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Até 31/08:

- Profissional – R$ 1.500,00

- Estudante – R$ 500,00 (anexar comprovante, no ato da inscrição)

 

Após 31/08:

- Profissional – R$ 2.000,00

- Estudante – R$ 600,00 (anexar comprovante, no ato da inscrição)

 

 

ATENÇÃO: 

1. A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

2. A inscrição, depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de inscrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até um dia antes do início do evento, depois não devolvemos mais o valor pago.