Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

PERÍODO E HORÁRIO: 07 a 10 de outubro de 2019, das 08 ás 17h

 

LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Genética da ESALQ/USP, na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO

- Prof.Dr. Daniel Scherer de Moura (ESALQ/USP)

- Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da ESALQ

 

OBJETIVO: Promover a interação entre profissionais, estudantes e comunidade, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos, experiências, propostas metodológicas, tecnologias e projetos e apresentar trabalhos científicos relacionados as mais diferentes áreas da biologia, tornando pública a produção científica do meio acadêmico brasileiro.

 

PROGRAMA

07/10

08:00 - 09:00 -  Credenciamento

09:00 - 10:00 - Seção de abertura

10:00 - 10:30 - Intervalo

10:30 - 12:00 - Palestra de Abertura: Palestra "A espetacular flora dos campos rupestre e adaptações a condições extremas", com a botânica Dra. Nanuza Luiza de Menezes, professora sênior do Instituto de Biociências da USP.

12:00 - 14:00 - Intervalo

14:00 - 16:30 - Mesa Redonda

Tema: "O papel do biólogo e as diferentes áreas de atuação"

- Msc. Gustavo Simões Libardi: Biólogo pela ESALQ -USP;

- Msc. Cecília Gontijo Leal: Bióloga pela UFMG, membra da Rede Amazônia Sustentável (RAS);

- Dr. Marcelo Simão Mercante: Biólogo pela UFRJ e possui experiência na área de Antropologia;

- Prof. Dr. Vinícius de Castro Souza: Botânico e livre - docente na ESALQ - USP. 

 

 

08/10

Minicursos – 08:00 – 12:00

Minicurso 1: "Gestão da Biodiversidade", com a Mariella Butti de Freitas Guilherme, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - 60 vagas

Minicurso 2: "Resgate de Fauna Aquática", com o Instituto Gremar - Resgate de Animais Marinhos - 60 vagas

Palestras

14:00 - 15:30 - "Conservação da Amazônia"

15:30 - 15:45 - Intervalo

15:45 - 17:00 - "Parque Estadual Carlos Botelho e a atuação do Instituto Manacá"

 

09/10

Minicursos  – 08:00 – 12:00

Minicurso 3: "Metodologia Ativa de Aprendizagem" com a profa. Dra. Fabiana Maris Versuti da USP/FFCLRP - 60 vagas

Minicurso 4: "Educação Inclusiva", com a prof. Dra Maria Tereza Égler Mantoan da Unicamp. É autora de diversos livros, como "Desafio das diferenças nas escolas" e "Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?" - 60 vagas

Palestras

14:00 - 15:30 - "Redação e Divulgação Científica", com o prof. Dr. Marco Aurélio Ribeiro de Mello da USP. Trabalha com a formação de jovens cientistas e a divulgação do conhecimento para o público.

15:30 - 15:45 - Intervalo

15:50 - 17:00 - Importância e Desafios da Educação Ambiental nas Escolas", com o prof. Dr. Marcos Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) 

 

10/10

Minicursos - 08:00 - 12:00

Minicurso 5: "Aplicação da Biotecnologia para a Produção Comercial", com o Dr. Mário Lúcio Lopes, da Fermentec - 60 vagas

Minicurso 6: "Estudo de mecanismos envolvidos no Autismo", com a Dra. Graciela Pignatari, da startup Tismoo - 60 vagas

Palestras

14:00 - 15:30 - "Aplicação da Biotecnologia na Área da Saúde", com a Dra. Sheila Siqueira Andrade, fundadora da Startup PlateInnove Biotechnology

15:30 - 15:45 - Intervalo

15:50 - 17:00 - "Certificação de Orgânicos" com o Alexandre Harkaly, Diretor Executivo da IBD Certificações

17:00 - Encerramento

 

* A inscrição dá o direito de participar de 1 minicurso por dia.

 

 

NÚMERO DE VAGAS: 120

 

TAXA DE INSCRIÇÃO 

Até 11/09 – R$ 40,00

A partir de 12/09 – R$ 50,00

Obs.: Na inscrição deverá escolher um minicurso para participar no dia 9, um para o dia 10 e um para o dia 11 (atenção a numeração dos minicursos)

 

 

ATENÇÃO: 

1. A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 5 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA. No caso de pagamento via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: cdt@fealq.com.br, o mais breve possível, dentro do prazo de 5 dias.

 

2. A inscrição, depois de paga, poderá ser cancelada, mas a taxa de inscrição será devolvida somente se o cancelamento for solicitado, por escrito, através do e-mail: cdt@fealq.com.br, até um dia antes do início do evento, depois não devolvemos mais o valor pago.