Home
Informações do Evento

Informações do Evento



 

 

                                                                   *** CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! ****

 

PERÍODO E HORÁRIO:  28, 29 e 30 de julho de 2020, das 08h às 18h.

 

LOCAL: Rod. Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 - Uep4-S.3, Presidente Prudente (SP) - CEP: 19063-390

 

COORDENAÇÃO

- Prof. Dr. Celso da Costa Carrer (ZEB - UNICETEX)

 

 

PROGRAMA TENTATIVO (PRELIMINAR) DO EVENTO:

1º. Dia: 28/07/2020 - Manhã:

 

Horário: 8h00 às 9h00

Recepção e distribuição do material do encontro com coffee (GRUPO GEMA):

Chegada de palestrantes, autoridades, mídia especializada, convidados e público alvo.

 

Horário: 09h00 às 10h00

Mesa de abertura dos trabalhos com abertura oficial

Fala das autoridades presentes (CYTED; FAO; USP; INOVA Prudente; CRMV-SP; FAPESP; APTA/SAA/SP, entre outras).

 

PAINEL 1: “O QUE FAZER PARA ALIMENTAR UM PLANETA COM 9 BILHÕES DE PESSOAS DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?

 

Horário: 10h00 – 10h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Prof. Dr. Marcelo M. De Luca de O. Ribeiro (FZEA/USP) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2003). Tem experiência nas áreas de Sociologia e de Gestão Pública, com ênfase nos seguintes temas: agronegócio e empreendedorismo, sociologia rural, profissionalização, comunicação e extensão rural, gestão e políticas públicas.

 

Horário: 10h30 – 11h30

Palestra 1: “Sistemas Agroalimentares: Uma visão dos fluxos de comércio e energia no âmbito mundial”

 

Palestrante: Prof. Dr. Augusto Gameiro (FMVZ/USP) - Brasil

Destaque: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e tem Pós-Doutorado pela Université Paris-Saclay (AgroParisTech/INRA). Suas áreas de dedicação e interesse são ligadas a economia e gestão de sistemas agroalimentares com viés agroindustrial.

 

Horário: 11h30 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 1:

Diagnóstico inicial com foco nas dores do sistema agroindustrial mundial e oportunidades de mercado no âmbito global.

 


 

1º. Dia: 28/07/2020 - Tarde:

 

PAINEL 2: O PAPEL DOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROINDÚSTRIA 4.0

 

Horário: 14h00 – 14h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Prof. Dr. Juan Antonio Raga Esteve (PCUV) - Espanha

Destaque: Responsável por apresentar a situação de parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Espanha (Valência, Barcelona e Alicante). Trabalha há diversos anos como Diretor do Parque Científico da Universidade de Valência (PCUV) e se constitui como uma das mais proeminentes autoridades dessa área de atividades na Espanha.

 

Horário: 14h30 – 15h15

Palestra 2: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas em Portugal”.

 

Palestrante: Prof. Carlos Brito (Universidade do Porto) - Portugal.

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre as AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Portugal (Porto, UTAD e Lisboa). Trabalhou diversos anos como Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo na Universidade do Porto e se constitui como uma das mais proeminentes autoridades dessa área de estudos em Portugal.

 

Horário: 15h15 – 15h45

Coffee Break com networking entre os participantes

 

Horário: 15h45 – 16h30

Palestra 3: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas na Colômbia”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Edwin Gilberto Giraldo Henao (Parque Biopacífico) - Colômbia

Destaque: Responsável por apresentar a situação de AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Colômbia (Cali, Medellin e Pereira). Trabalha a diversos anos como Diretor do Parque Biopacífico, localizado em um dos mais importantes centros de pesquisa em agropecuária tropical do planeta (CIAT) com ligação junto a três Universidades: Nacional de Colômbia; do Cauca e Pontifícia Bolivariana. Se constitui como uma das mais proeminentes lideranças em empreendedorismo inovador para AGTech na Colômbia.

 

Horário: 16h30 – 17h15

Palestra 4: “O papel dos ecossistemas de inovação e do empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas no Chile”.

 

Palestrante: Profa. Dra. Claudina Teresa Uribe Bórquez (INCUBATEC/UFRO) - Chile

Destaque: Responsável por apresentar a situação de AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Chile (Universidad de La Frontera e Santiago). Trabalha a diversos anos como Diretora de Inovação na INCUBATEC/UFRO, considerada a melhor incubadora do Chile em recente concurso.

 

Horário: 17h15 – 18h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 2:

Diagnóstico com foco no panorama dos ecossistemas de inovação em quatro grandes regiões dos países ibero-americanos com reflexo na dinâmica de geração de AGTech.

 


 

2º. Dia: 29/07/2020 - Manhã

 

PAINEL 3: INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE AGTECH NOS PAÍSES IBERO-AMERICANOS

 

Horário: 08h00 – 08h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Prof. Dr. Celso da Costa Carrer (UNICETEX/FZEA/USP) - Brasil

Destaque: Responsável pela Coordenação da Incubadora de Empresas do Agronegócio da USP em Pirassununga/SP. Realizou Programa de Pós-Doutorado junto ao Parque Científico da Universidade de Valência, de agosto/18 a fevereiro/19. Neste período, desenvolveu várias atividades no projeto de pesquisa denominado “Ecossistemas de empreendedorismo e inovação em redes internacionais de incubação de empresas do agronegócio”, processo 2018/11230-0 com apoio de BPE da FAPESP.

 

Horário: 08h30 – 09h15

Palestra 5: “Aspectos de colaboração entre América Latina e Europa e Programas de ‘Landing’ para empresas inovadoras: O papel do CYTED”.

 

Palestrante: Prof. Dr. José Luis Garcia Lopes (CYTED) – Espanha

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do Programa CYTED. É Coordenador da área de Promoção ao Desenvolvimento Industrial do CYTED com experiência internacional há vários anos.

 

Horário: 09h15 – 09h45

Coffee Break com networking entre os participantes

 

Horário: 09h45 – 10h30

Palestra 6: “Aspectos de colaboração entre América Latina e Europa e Programas de apoio a projetos em conjunto: Cases apoiados e o papel do CDTI”.

 

Palestrante: Dra. María del Pilar de Miguel Ortega (CDTI) - Espanha.

Destaque: A palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do CDTI. É Coordenadora do Escritório do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) no Brasil, com experiência internacional há vários anos nesta temática.

 

Horário: 10h30 – 11h15

Palestra 7: “Programas de apoio a empresas inovadoras no Estado de São Paulo: Resultados do apoio e o papel do PIPE/FAPESP”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho (UNICAMP) - Brasil

Destaque: É Coordenador de Programas Especiais da FAPESP. Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981). Mestre em ciências agrárias (1985) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutor em economia (1993) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Nesse departamento obteve a livre-docência em 1998 e a titularidade em 2005. Foi superintendente de planejamento da Finep de 2001 a 2003. Fundou, em 1995, o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi). 

 

Horário: 11h15 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 3:

Conhecer melhor o papel dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo inovador no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento de startups de sucesso na área do Sistema Agroalimentar.

 


 

2º. Dia: 29/07/2020 - Tarde:

 

PAINEL 4: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS DE AGTECHS: A VISÃO E EXPERIÊNCIA DE EMPREENDEDORES E AGENTES DE INOVAÇÃO

 

Horário: 14h00 – 14h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Sérgio Wigberto Risola (CIETEC) - Brasil

Destaque: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Pinhal (1972). Atualmente é presidente do Conselho da Rede Paulista de Inovação e Diretor Executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), maior incubadora do Hemisfério Sul do planeta. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Divulgação Científica. Diretor da BR BIOTEC - Associação Brasileira de Biotecnologia.

 

Horário: 14h30 – 15h15

Palestra 8: “A trajetória de Inovação da VALGENETICS S.L.: Conquistas e Desafios”.

 

Palestrante: Dra. María del Remedio Albiach Martí (VALGENETICS S.L.) - Espanha.

Destaque: A palestrante tem formação em Ciências Químicas, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Valência. É sócia fundadora da VALGENETICS S.L. que iniciou suas atividades comerciais em 2012. Durante este período, ela fez o curso BioAnces para bio-empreendedores organizados por Genoma Espanha e BIC. Possui vasta experiência do mercado e aprovou, recentemente, um projeto no Programa Europeu H2020, junto com sócios brasileiros.

 

Horário: 15h15 – 15h45

Coffee Break com networking entre os participantes

 

Horário: 15h45 – 16h30

Palestra 9: “A trajetória de Inovação da Q’OMER S.L.: Conquistas e Desafios”.

 

Palestrante: Dr. Juan David Escobar García (Q’OMER) - Colômbia

Destaque: Possui 2 doutorados em Tecnologia de Alimentos e Ciência, Tecnologia e Gestão Alimentar, ambos pela Universidade de Valência/Espanha. Atua hoje como CEO e empreendedor social responsável pela gestão da startup Q'OMER, sediada no PCUV, desenvolvendo: estratégias comercial, produtiva, investigativa e operativa, aplicando a abordagem de bio-commerce, representante jurídico, comercial e operativo, trabalhando diretamente com clientes e fornecedores. No campo da pesquisa, tem trabalhado com avaliações científicas de matérias primas naturais ricas em compostos bioativos, incluindo compostos fenólicos, probióticos, proteínas, minerais, vitaminas, fibras, carotenoides e outros, que lhes conferem propriedades nutricionais e saudáveis como adaptógenos, antioxidantes, anti-inflamatórios, energéticos, umectantes, emolientes, desenvolvimento e comercialização de ingredientes naturais especialmente utilizados na elaboração de alimentos e bebidas funcionais, suplementos dietéticos, produtos nutraceuticos, produtos, nutrição animal e produtos para cuidados pessoais.

 

Horário: 16h30 – 17h15

Palestra 10: “Inovação e Agronegócio: Novos Paradigmas e Novos Desafios para as AGTech no Brasil”.

 

Palestrante: MSc. Paulo Parreira (Coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná) - Brasil

Destaque: Zootecnista pela Universidade de São Paulo, Mestre em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem especialização em design thinking na Universidade de Virgínia/EUA. Fundador da INNOBENCH – Gestão da Inovação, trabalha diretamente em inovação, transformação digital, consultoria em estratégia e cultura de inovação, Open Innovation, habitats de inovação, parcerias empresas/universidades, desenvolvimento de AGTech e captação de recursos. Experiência concreta como empreendedor e ecossistemas de inovação. Atual Coordenador de Ciência e Tecnologia de Governo do Estado do Paraná/PR e especializado em inovação no agronegócio.

 

Horário: 17h15 – 18h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 4:

Conhecer casos exitosos de AGTech no âmbito Ibero-americano, suas trajetórias, curvas de aprendizado, bem como suas percepções do que é importante para o desenvolvimento das atividades de inovação e diferenciação no mercado, o efeito de marcos legais (ou a falta deles) e o papel dos ecossistemas de inovação no processo de geração de startups.

 

 

3º. Dia: 30/07/2020 - Manhã:

 

PAINEL 5: A TRÍPLICE HÉLICE APLICADA AOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER NO SISTEMA AGROALIMENTAR

 

Horário: 08h00 – 08h30

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Dra. Mónica Edwards Schachter (Universidad de Burgos) - Espanha

Destaque: Pesquisadora na área de inovação e empreendedorismo inovador, com um dos mais altos impactos de publicação na área da pesquisa na Espanha. Ao mesmo tempo, reúne experiência como pesquisadora e, também, como empreendedora na sociedade da ERASMUS Creative Hub, startup residente no PCUV.

 

Horário: 08h30 – 09h15

Palestra 11: “Relação Universidade-Empresa: Efeitos da colaboração entre atores do ecossistema e o desenvolvimento de empresas no Brasil”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Renato de Castro Garcia (IE-UNICAMP) – Brasil

Destaque: Economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. É editor-adjunto da Revista Brasileira de Inovação e coordenou projeto de pesquisa, com apoio da Fapesp, sobre o tema "Geografia da Inovação". Seus trabalhos de pesquisa estão inseridos na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente em temas como geografia da inovação, sistemas locais de produção e aglomerações de empresas, interações universidade-empresa, indústria brasileira, política industrial, estratégias empresariais e metodologia de análise regional.

 

Horário: 09h15 – 09h45

Coffee Break com networking entre os participantes

 

Horário: 09h45 – 10h30

Palestra 12: “Relação Universidade-Empresa: Efeitos da colaboração entre atores do ecossistema e o desenvolvimento de empresas na Colômbia”.

 

Palestrante: Juan Diego Torres Oquendo – (Universidad de Antioquia) - Colômbia.

Destaque: O palestrante será responsável por apresentar informações sobre os programas de apoio e fomento a empresas, parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do ecossistema de inovação de Medellín. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Programa de Gestão Tecnológica da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Antioquia, com experiência internacional há vários anos nesta temática.

 

Horário: 10h30 – 11h15

Palestra 13: “Aglomerações da produção no sistema agroalimentar: Oportunidades de interação entre ICTs e empresas”.

 

Palestrante: Dr. Ricardo Firetti (APTA/SAASP) - Brasil

Destaque: Diretor do Polo Regional Alta Sorocabana. Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (DPCT/IG) e Graduado em Zootecnia também pela FZEA-USP, experiência em pesquisa e inovação em empresas, prospecção, levantamento e análise de dados originais e secundários (big data). Apresentará os resultados de sua recente tese de doutorado que enfocou aspectos relacionados aos sistemas locais de inovação no sistema agroalimentar.

 

Horário: 11h15 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 5:

Conhecer melhor os desafios e oportunidades para empreender no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento da interação pesquisa e startups do sistema agroalimentar.

 

 

3º. Dia: 30/07/2020 - TARDE:

 

PAINEL 6: NETWORKING COM A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS NO FORMATO DE POSTER OU NO FORMATO DE PITCH CONFORME OPÇÃO DOS CONFERENCISTAS

 

Horário: 14h00 – 17h00

Coordenação dos trabalhos:

COMISSÃO CIENTÍFICA: Célia Regina Orlandelli Carrer; Ricardo Firetti; César Gonçalves de Lima; Augusto Hauber Gameiro; João Augusto Cardoso; Ferenc Istvan Bánkuti e Luciene Rose Lemes

 

EXPOSITORES:

Conferencistas com trabalhos aceitos no evento.

 

 

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 6:

Oportunizar networking entre todos os presentes e as linhas de pesquisa e relatos de casos com foco no desempenho dos ecossistemas de inovação e AGTechs voltadas para a Agroindústria 4.0.

 

Horário: 17h00 – 18h00

Encerramento do Foro com autoridades presentes

 

 

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

 

OBS 1: Todos os Coordenadores das mesas farão breves apresentações introdutórias do tema, aportando sua visão pessoal além de coordenar as atividades durante e ao final de cada painel, em que serão oportunizados debate e troca de experiências com participantes de órgãos regulamentadores, pesquisadores e empreendedores presentes.

 

OBS 2: As datas e horários do Programa Tentativo, bem como os nomes dos palestrantes podem sofrer alterações, a fim de equacionar as agendas de todos os participantes.

 

OBS 3: Os três dias de trabalhos do Fórum também serão utilizados para coleta de dados para pesquisa qualitativa a respeito da temática de diagnóstico de ecossistemas de inovação, tratada no projeto aprovado pela equipe organizadora junto à FAPESP, com número 2019/02643-2, cujos questionários serão aplicados pelo Grupo GEMA.

O Grupo GEMA (Grupo de Estudos em Empreendedorismo no Agronegócio) é composto por 21 discentes de graduação dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Biossistemas, Medicina Veterinária e Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP e pelas alunas Nádia Nóbrega Valdo e Letícia Baptiston, orientadas no Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal da FZEA pelo Prof. Celso da Costa Carrer.

O Grupo GEMA tem trabalhado em diversas atividades de organização de projetos de capacitação empreendedora; organização e acompanhamento das dinâmicas e práticas de formação empreendedora, além da divulgação das atividades nas mídias externas. Caracteriza-se aqui a integração entre a extensão universitária, a pesquisa e o ensino de graduação e de pós-graduação junto a cadeia de negócios de AGTech no Sistema Agroalimentar.

 

OBS 4: Durante o Fórum, aproveitando-se as atividades desenvolvidas e os diversos atores reunidos, será oferecida disciplina, com código USP GIA – 5030 - Tópicos Avançados em Gestão do Agronegócio, para alunos do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal, sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Celso Carrer e Marcelo Ribeiro da FZEA/USP.

 

OBS 5: Todas as palestras serão organizadas e publicadas no formato de Anais do Fórum da FZEA/USP sobre tendências de mercado, ambiente e tecnológicas na agroindústria 4.0: desafios para o futuro da alimentação do planeta e o novo papel a ser desempenhado pelos ecossistemas de inovação e startups do sistema agroalimentar (AGTech), com o apoio da CAPES, FAPESP e CYTED.

 

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

 

- INDIVIDUAL ATÉ 30/03/2020

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 100,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 150,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 250,00

 

- INDIVIDUAL DE 01/04 ATÉ 27/07/2020

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 130,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 180,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 300,00

 

- INDIVIDUAL NO DIA DO EVENTO

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 150,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 210,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 350,00

 

- GRUPO DE 5 PESSOAS ATÉ 30/03/2020

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 75,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 120,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 220,00

 

- GRUPO DE 5 PESSOAS DE 01/04 ATÉ 27/07/2020

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 100,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 150,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 260,00

 

- GRUPO DE 5 PESSOAS DE 01/04 ATÉ 27/07/2020

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 100,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 150,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 260,00

 

- GRUPO DE 5 PESSOAS NO DIA DO EVENTO

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - R$ 120,00

ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO - R$ 180,00

EMPRESÁRIOS/PROFISSIONAIS - R$ 300,00