Home
Informações do Evento

Informações do Evento

 

*** CLIQUE AQUI, PARA SE INSCREVER! ***

 

PERÍODO DO EVENTO: 13/04/2020 a 10/08/2020

 

CARGA HORÁRIA: 40 horas

 

COORDENAÇÃO Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni

 

OBJETIVO: Abordar e discutir com os participantes as bases teórias e as práticas do controle de pragas e doenças necessárias para uma produção agrícola sustentável.

 

PROGRAMA

 

 -Entomologia 

Bases para o manejo integrado de pragas

Manejo Integrado de Pragas: Conceitos e base dos MIP: Taxonomia e indentificação de pragas e inimigos naturais 

Amostragem de pragas; Nivel de dano econômico e de controle.

Interações do Manejo Integrado de Pragas

Ecologia de insetos; Insetos vetores de fitopatógenos; Ecologia química e comportamento de insetos; Patologia e Interações Artropodes-Microrganismos.

Taticas do Manejo Integrado de Pragas

Controle biológico de pragas; Controle microbiano de pragas; Controle cultural e físico de pragas; Resistência de Plantas e Insetos; Controle químico de pragas; Resistência de artrópodes a táticas de controle; Controle autocida de insetos.

 

 -Fitopatologia

Conceitos básicos em Fitopatologia e agentes causais de doenças em plantas

Importancia das doencas de plantas; Conceito de doença, sintomatologia e diagnose; Ciclo das relações patógeno hospedeiro; Doenças abióticas x Doenças bióticas; Fungos fitopatogênicos; Bactérias, fitoplasmas e espiroplasmas; Vírus e viróides; Nematóides.

Grupos de doenças

Critérios de classificação de doenças; Classificação de McNew; Grupo I- podridões de órgãos de reserva; Grupos II, III e IV; Grupo V - Manchas e Ferrugens; Grupo V - Míldios e oídios; Grupos VI.

Controle de doenças de plantas 

Princípios de controle de Whetzel e o triângulo da doença; Medidas baseadas em: evasão, exclusão, erradicação, regulação, proteção, imunização e terapía; Controle genético; controle químico; Controle biológico; Indução de resistência; Controles cultural e físico; Sistemas de previsão e avisos; Manejo integrado.

Interações planta-Patógeno e epidemiologia de doenças de plantas 

Genética da interação de planta-patógeno; Como os patógenos atacam as plantas e como as plantas se defendem dos patógenos; Fenologia, patometria e quantificação de danos; Análise temporal de epidemias; Análise espacial de epidemias; Modelos de simulação de epidemias.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO: 6 parcelas de R$ 295,00