EsalqShow - ESALQSHOW: 23 projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP e serão apresentados na Feira de Inovação e Tecnologia

ESALQSHOW: 23 projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP…

ESALQSHOW: 23 projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP e serão apresentados na Feira de Inovação e Tecnologia - EsalqShow

ESALQSHOW: 23 projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP e serão apresentados na Feira de Inovação e Tecnologia

Entre os dias 9 e 11 de outubro, participantes poderão visitar os estandes dos 11 departamentos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão

A programação do ESALQSHOW 2019 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, SP, contará este ano com a apresentação de 23 iniciativas que estão disponíveis à sociedade. São projetos e serviços desenvolvidos nos 11 departamentos da Esalq/USP, que integrarão a Feira de Inovação e Tecnologia do ESALQSHOW, e que já estão disponíveis ao mercado.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade. Por meio desta ação, a instituição abre suas portas e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de estandes no evento, os departamentos que integram a Instituição”, explica Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP.

Entre os estandes, está o espaço “Agroindústria, Alimentos e Nutrição” que mostrará as inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade no processo. O público também poderá ter acesso aos estudos de inovação para conservação de frutas nativas, que mostrará como os produtos naturais à base de óleos essenciais são utilizados como agentes antimicrobianos.

Outro espaço é o “Ciências Exatas” que apresentará informações sobre a evolução da ciência estatística, sua importância no meio científico e nas ciências agrárias. “Atualmente, muito se fala em Big Data e Machine Learning. Sendo assim, um dos serviços oferecidos será demonstrar orientações e assessoria sobre novos desafios, que vêm para auxiliar no planejamento de experimentos e também na análise de dados”, explica a docente Sônia Maria De Stefano Piedade, que acompanhará esse estande na Feira.

“As duas últimas edições do ESALQSHOW consolidaram o evento como um propulsor de inovações em tecnologia para a agricultura. A proposta da Feira de Inovação e Tecnologia é dar visibilidade às iniciativas da academia e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos”, aponta o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

Confira todas as iniciativas da Esalq/USP apresentadas por seus 12 departamentos na Feira de Inovação e Tecnologia do ESALQSHOW 2019: 

AGROINDÚSTRIA, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

Frutas Nativas e Óleos Essenciais Antimicrobianos
Apresentação de produtos naturais à base de óleos essenciais como agentes antimicrobianos em frutas para demonstrar inovações relacionadas à conservação.

Inovações na Produção de Bebidas de Qualidade
Mostrar inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas de qualidade, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade em processo. 

CIÊNCIA DO SOLO

Análises de Solos, Planta e Insumos
Serviços prestados à comunidade científica e de agricultores pelos Laboratórios de Análises Químicas e Físicas de Solo do Departamento de Ciência do Solo.

Programa Sollo Agro
Cursos de extensão e treinamentos de curto, médio e longo prazos, presenciais e à distância, oferecidos na área de Solos e Nutrição de Plantas pelo Grupo de Extensão Sollo Agro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável.

JUCCA’s: Jardins Urbanos de Captura de Carbono
Os JUCCA’s são formados por uma mistura de rocha e composto orgânico, e podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado Carbonatação Mineral. 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Tomateiro Naturalmente Resistente a Insetos-Pragas
No Departamento de Ciências Biológicas buscam-se soluções para aumentar a resistência de variedades comerciais de tomateiro.

Herbário ESA, Meio Ambiente e Agricultura
Serão apresentadas iniciativas realizadas nos últimos 20 anos referentes ao estudo do meio ambiente, agricultura e silvicultura, incluindo a identificação de espécies vegetais, os projetos e a produção de livros técnicos e de divulgação científica. 

CIÊNCIAS EXATAS

Ciência dos Dados e Assessoria Estatística
Serão apresentadas informações sobre a evolução da ciência Estatística, sua importância no meio científico e, em particular, nas ciências agrárias, além de orientações sobre assessoria estatística.

CIÊNCIAS FLORESTAIS

Corante, Conservante, Aromatizante da Floresta
Demonstração de iniciativas de inovação no campo do aproveitamento de produtos e co-produtos químicos relacionados à produção florestal madeireira.

Siflor Cerrado: Indicação de Espécies Florestais para Cultivo
Reunir, organizar e disponibilizar informações para auxiliar a seleção de espécies florestais com potencial econômico para estabelecimento de plantações produtivas.

Monitoramento Ambiental de Riachos: Consumo e Qualidade de Água
O Programa de Monitoramento e Modelagem de Microbacias (PROMAB) estuda os efeitos do manejo florestal sobre os recursos hídricos por meio do monitoramento quantitativo (balanço hídrico e indicadores) e qualitativo (parâmetros de qualidade da água) de microbacias experimentais. 

ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

Empreendedorismo Social
Serão apresentados projetos e iniciativas de empreendedorismo social realizados pelo grupo de extensão ENACTUS.

Construção e Trajetórias de Carreiras
Serão demonstradas atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas (Gecop). 

ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Sensoriamento para Agricultura de Precisão
Sensores proximais unem todo elenco de possibilidades de sensoriar, visando obter diagnósticos em tempo real ou próximo disso, de atributos de solo, planta e da própria máquina, em nível intra lavoura.

Análise de Imagens no Desempenho de Porcas
Desenvolvimento de um método de classificação da condição física de matrizes suínas baseado em imagens em profundidade.

Empreendedorismo em Manejo e Projetos de Irrigação no Brasil
Serão demonstradas as mais novas tecnologias de irrigação desenvolvidas no Departamento de Engenharia de Biossistemas.

Sistema Tempocampo
Plataforma de simulação de crescimento de culturas agrícolas, com aplicações na previsão de safras, análise de risco climático e recomendações agronômicas.

Zootecnia de Precisão 

ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

Sensoriamento Remoto no Monitoramento de Pragas
Técnicas de coleta de imagens podem ser utilizadas para detectar mudanças na reflectância da planta, identificando o mais cedo possível e permitindo a tomada de decisão antes do estabelecimento de pragas. 

GENÉTICA

Genética,servindo a Mesa do Futuro
O Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas “Professor Roland Vencovsky” (GVENCK) demonstrará a aplicação de Bioinformática na Genética e Melhoramento de Plantas, um ensaio demonstrativo sobre o papel de bactérias promotoras de crescimento de plantas e uma amostra da coleção de materiais biológicos que são objetos de estudo de laboratórios do Departamento de Genética.

Imagens e Drones para acelerar o Melhoramento
Demonstração da fenotipagem de alto rendimento, a qual usa câmeras e drones que permitem coletar grande quantidade de informação em um curto período de tempo. 

PRODUÇÃO VEGETAL

Biotecnologia: Inovação na Horticultura
O Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas Ornamentais do Departamento de Produção Vegetal desenvolve protocolos e otimiza a produção de mudas através de ferramentas de biotecnologia.

Ferramentas Biotecnológicas em Fruticultura
Reflexão sobre os desafios do setor com destaque para problemas fitossanitários e dificuldades de multiplicação clonal de espécies com potencial econômico. 

ZOOTECNIA

Tecnologia para Produção de Cordeiros Precoces
A aplicação de tecnologias associadas à nutrição, reprodução, sanidade e manejo de cordeiros são imprescindíveis para o sucesso da atividade e favorecem a exploração intensiva.

Além destas iniciativas dos 12 departamentos da Esalq/USP, a Feira de Inovação e Tecnologia contará com estandes da Casa do Produtor Rural da Esalq, Biblioteca da Esalq, EsalqTec, Simbiotec, TullTech, Triangulli, Agormarkers, Smart Sensing, Smart Agri, IBI, Orion Química, EMBRAPII-Esalq, INCT Semioquímicos na Agricultura, Agência USP de Inovação, Fealq, CENA/USP e Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).


Compartilhe...