EsalqShow - Especialistas falaram sobre Tecnologia da Informação no Setor Sucroenergético Brasileiro

Especialistas falaram sobre Tecnologia da Informação no Setor…

Especialistas falaram sobre Tecnologia da Informação no Setor Sucroenergético Brasileiro - EsalqShow

Especialistas falaram sobre Tecnologia da Informação no Setor Sucroenergético Brasileiro

Em 25 de agosto de 2021, aconteceu o 4º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow, organizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A iniciativa foi realizada de forma online e teve como tema “Tecnologia da Informação no Setor Sucroenergético Brasileiro”.

O encontro foi moderado pelo professor Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP e a dinâmica foi dividida em dois blocos.

Ariel Junior de Souza, Gerente de Tecnologia da Informação da São Domingos Bioenergia, deu início aos trabalhos abordando a realidade da TI no setor sucroenergético. Ele destacou que atualmente o Brasil possui três cenários sobre a realidade tecnológica do setor industrial. “A primeira fase apresenta o uso de controladores, que possuem um processo de automação rudimentar, a segunda fase apresenta o uso de PLCs, iniciativa que permite utilizar a inteligência via intertravamentos lógicos e a terceira fase, que contempla otimizadores de processo, atividade que está implementada na grande maioria das plantas”. Souza destacou o cenário preocupante do setor sucroenergético. “O setor possui uma realidade divergente se comparada ao cenário global, temos parques com 80% de produtos nacionais desatualizados, soluções extremamente heterogêneas e “ilhas” de automação sem integração”.

Paulo Sérgio dos Santos, Gerente de TI e automação da Usina Alta Mogiana SA, falou sobre a realidade da TI no setor a partir do meio agrícola e abordou alguns requisitos que para melhorar o setor. “É necessário integrar os sistemas de rastreamento, painel unificado com acesso via Web e pelo Smartphone, informações do ERP que pode identificar a tonelada de cana colhida no dia, filtros que permitam uma maior visão sobre a propriedade, processo e equipamento, além da necessidade de manter um recurso muito utilizado que é a “cerca eletrônica”.

Na sequência, Antonio Cesar Santos, Gerente de inovação e novos negócios da Vivo Empresas, abordou a ampla conectividade rural no setor sucroenergético brasileiro e reforçou a importância da tecnologia para o crescimento e desenvolvimento do setor agrícola. “A chegada da tecnologia de internet em pequenas regiões agrícolas, muda a qualidade de vida das pessoas, principalmente neste momento de pandemia em que o contato precisa ser realizado de forma online”. Em seguida, o gerente destacou os quatro pilares que podem impulsionar o IoT no Agronegócio. “A internet das coisas permite uma conectividade gerenciada, abordagem de serviços, além da criação de ecossistemas”. Santos destacou ao final da sua explanação a importância da tecnologia para o desenvolvimento sustentável partindo do pressuposto que gera menos desperdício, redução de deslocamentos, tecnologias com foco na redução de recursos naturais, além da cadeia de operação dentro da própria fazenda.

Antonio José de Paula, Gerente de TI da Tietê Agroindustrial S.A, falou sobre Integração e proteção de ‘softwares’ e dados oriundos de sensores e equipamentos, lembrando que as equipes de TI, estão trabalhando em um sistema de vigilância maior ainda devido ao aumento de ataques cibernéticos. “A segurança da informação é um dos pilares que garante a eficiência administrativa e industrial e permite trabalhar com informações de qualidade”. Para ele,a tendência é a convergência entre Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia de Automação (TA) de modo a melhorar a eficiência de todo o processo. “Nossa expectativa é eliminar falhas de comunicação e atrasos, integrar laboratório industrial, rotinas administrativas com automação operacional, criar escalabilidade de ação operacional da gestão e manter a integração e proteção de dados”.

Inteligência artificial, blockchain e outras tecnologias para transparência e automação agrícola e industrial foi o tema apresentado por Rodrigo Ribeiro Gonçalves, Diretor de Tecnologia e Inovação da UISA. Segundo Gonçalves, a comunicação do setor deve levar informação com qualidade e em tempo real para o campo. “No nosso caso, trabalhamos com o monitoramento, controle de pragas, manutenção preventiva e irrigação de 90 mil hectares. Estamos investindo em ciência de dados e acreditamos no blockchain como tecnologia na qual a confiança é nativa, está chegando no mercado sucroenergético e será uma realidade nos próximos dois anos”.

Para conferir o encontro na íntegra acesse https://www.youtube.com/watch?v=kOhebHyTG9c 

Sobre o EsalqShow – A 4ª edição do EsalqShow ocorrerá de 5 a 7 de outubro de 2022. O evento é uma realização da Esalq e tem a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional. O evento, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de ações para aproximar a academia do setor produtivo, do setor público e sociedade em geral.

O 5º Encontro Preparatório do EsalqShow está programado para o próximo dia 31 de agosto de 2021, das 9h às 12h. Na oportunidade, será debatido o tema “Tendências na cadeia da cana-de-açúcar sob a ótica socioeconômica”. A coordenação do encontro será da professora, Mirian Rumenos Piedade Bacchi, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP . Clique aqui para assistir

Mais informações sobre a 4ª edição do EsalqShow em  www.esalqshow.org.br    

Dúvidas pelo e-mail esalqshow@usp.br .

Texto: Gabriel Perin Estagiário de Comunicação/Revisão: Caio Albuquerque Mtb 30356, 26/08/2021


Compartilhe...