Período e Horário
05 a 07/12/23 | 05/12 das 18h às 22h | 06 e 07/12 das 09h às 17h30
Local
Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima (Jumbão) LAN – ESALQ/USP
Av. Pádua dias, 11 – Piracicaba/SP
Carga Horária
Coordenação
Wanessa Melchert Mattos
Departamento de Ciências Exatas - ESALQ/USP (LAQA)
Comissão Organizadora: Pós-Graduação do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos Laboratório de Analítica e Química de Alimentos (LAQA)
E-mail: sictal.esalq.usp@gmail.com
Objetivo
O I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICTAL) tem como objetivo promover a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre discentes, professores, profissionais e pesquisadores da área da ciência e tecnologia de alimentos, além de buscar atualização científica e a discussão de ideias inovadoras para o avanço da pesquisa.
Serão três dias de simpósio divididos entre palestras nacionais e internacionais, oficinas e minicursos ministrados por docentes e técnicos da USP. A apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação, será feita em formato de pôster e sessões orais.
Programa
Serão três dias de Simpósio, divididos em:
– Palestras nacionais e internacionais
– Oficinas e minicursos ministrados por docentes e técnicos da Universidade de São Paulo
– Apresentação de trabalhos desenvolvidos pela graduação e pós-graduação em formato de pôster e sessões orais
05/12/2023
18h00 Credenciamento
19h00 Palestra de abertura: Impressão 3D de alimentos: desenvolvimento de ingredientes para fins especiais, Profa. Dra. Bianca Chieregato Maniglia – IQSC/USP
20h10 Coquetel de abertura
06/12/2023
09h00 Palestra: Embalagens ativas e inteligentes como garantia da segurança dos alimentos, Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues Anjos – FEA/Unicamp
10h10 Coffee Break
10h40 Palestra: Comer ou não comer carne: a neofobia alimentar e a intenção de consumo de proteína animal e vegetal, Prof. Dr. Jorge Herman Behrens – FEA/Unicamp
12h00 Intervalo para o almoço
14h00 Minicursos
07/12/2023
09h00 Apresentação de painéis
10h10 Coffee Break
10h40 Palestra: Imagens Hiperespectrais em Alimentos, Prof. Dr. José Manuel Amigo – UPV/EHU
12h00 Intervalo para o almoço
14h00 Palestra: Efeito do processamento na funcionalidade de produtos de panificação: uma abordagem sistêmica para o consumo seguro de novos produtos, Profa. Dra. Fernanda Maria Vanin – FZEA/USP
15h10 Coffee Break
15h40 Sessão Oral
17h00 Encerramento
Programação minicurso (necessário trazer jaleco para as atividades)
06/12 – 14h às 17
– Tecnologia de pescado, ministrado por Dra. Juliana Antunes Galvão – 15 vagas
– Elaboração de produtos cárneos, ministrado por Mariana Damiames Baccarin Dargelio – 15 vagas
– Mitos e Verdades sobre os microrganismos presentes nos alimentos, ministrado por Profa. Dra. Daniele Fernanda Maffei – 15 vagas
– Biologia molecular, ministrado por Profa. Dra. Aline Silva Mello Cesar – 15 vagas
– Uso de cromatografia na análise de micotoxinas em grãos, ministrado por Dra. Maria Antonia Calori – 15 vagas
– Funcionalidade de proteínas em emulsões, ministrado por Profa. Dra. Gabriela Feltre – 15 vagas
– Análise de Alimentos por fotometria e por imagens digitais, ministrado por Prof. Dr. Fábio Rodrigo Piovezani Rocha – 15 vagas
– Rotulagem Nutricional, ministrado por Alexandre Novachi – Diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) – 30 vagas – não é necessário trazer jaleco
– Protocolo INFOGEST: transformação dos Alimentos e impacto na bioatividade pós-consumo, ministrado por Prof. Dr. Severino Matias de Alencar (14h às 18h) – 15 vagas, *14h às 18h
Observação
Certificação:
Emitida pela Fealq.
Rede social do evento:
Instagram
Indicação de hospedagem:
Os hotéis Ibis e Ibis Budget, em parceira com o grupo LAQA, proporcionará 10% e 15% de desconto em um dos dois hotéis nas duas noites de Simpósio aos participantes do evento. Clique aqui e reserve sua hospedagem.
Número de vagas
150
Taxa de Inscrição
1° Lote – até 10/10/2023
R$ 120,00 (Ensino médio/Técnico*)
R$ 150,00 (Graduação*)
R$ 200,00 (Pós-graduação*)
R$ 250,00 (Profissionais/Pesquisadores)
2° Lote – até 04/12/2023
R$ 150,00 (Ensino médio/Técnico*)
R$ 180,00 (Graduação*)
R$ 230,00 (Pós-graduação*)
R$ 280,00 (Profissionais/Pesquisadores*)
*Lote estudantil é obrigatório anexar documento que comprove vinculo estudantil. Aceitamos os formatos PNG, PDF e JPEG.
Mediante cancelamento sem aviso prévio.
Cancelamento da inscrição mediante envio de e-mail para cdt_apoio@fealq.com.br. Solicitações em até 7 (sete) dias após a contratação serão reembolsados integralmente, conforme previsto em legislação.