Presencial

I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática

04 e 05/09/2025
das 8h às 18h

Local do evento

Anfiteatro da Engenharia
Esalq/USP – Piracicaba/SP (Localização)

O I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática propõe um espaço de debate interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e às estratégias de adaptação, considerando aspectos de governança, justiça social e participação coletiva. Diante da necessidade urgente de integrar abordagens de governança ambiental com justiça social, o evento busca promover soluções eficazes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, desigualdades e conflitos pelo uso da terra, de modo a também contribuir com a capacidade adaptativa de comunidades.
Com isso, o simpósio pretende fomentar o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos, comunidades e demais atores sociais, impulsionando estratégias preparatórias para os desafios climáticos.

JUSTIFICATIVA E IMPACTO SOCIAL

Diante do agravamento da crise climática e de seus efeitos desiguais sobre os territórios e populações, torna-se urgente ampliar espaços de diálogo que promovam reflexões críticas sobre os caminhos para a justiça socioambiental. O I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática surge como uma iniciativa coletiva que busca articular saberes acadêmicos, populares e tradicionais em torno da construção de alternativas resilientes, éticas e sustentáveis para os desafios atuais.

Carga Horária: 16 horas
Certificação: Fealq
Inscrição
R$ 50
Estudantes
R$ 100
Demais categorias

Pagamento

À vista no pix, boleto bancário* ou
cartão de crédito

Parcelamento no cartão de crédito.

*A forma de pagamento por boletos é
bloqueada 4 dias antes do evento devido
ao prazo de compensação bancária.

** Cancelamento somente mediante envio de e-mail para cancelamento@fealq.com.br. Solicitações em até 7 (sete) dias após a contratação serão reembolsados integralmente, conforme previsto em legislação.

A Fealq se reserva o direito de adiar, cancelar ou alterar a oferta de curso/evento. Em caso de cancelamento por parte da Fealq, o valor pago pelo participante será integralmente devolvido.

Serão aceitos trabalhos submetidos por estudantes, pesquisadores e profissionais da área, desde que estejam alinhados a pelo menos um dos eixos temáticos do simpósio. As submissões devem ser feitas no formato de resumo simples, que deve conter uma descrição concisa e clara da pesquisa ou estudo a ser apresentado, abordando os principais objetivos, métodos utilizados, resultados e relevância do tema para a discussão do simpósio. O resumo deve ser enviado no formato .pdf, com no máximo 500 palavras, dentro do prazo estabelecido pela organização.
O processo de avaliação será conduzido por um comitê científico, que analisará os trabalhos com base nos critérios de relevância do tema, clareza e objetividade na exposição das ideias, adequação metodológica e qualidade da escrita. Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster durante o simpósio.

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Prazos e temáticas
O período de submissão de trabalhos será iniciado em 11/06/2025, com prazo final para envio até 05/08/2025. A notificação de aceite será enviada aos autores até 20/08/2025. A apresentação dos pôsteres ocorrerá nos dias 04 e 05/09/2025, durante o simpósio.
Os trabalhos deverão estar relacionados a pelo menos um dos eixos temáticos do evento. As temáticas aceitas incluem:

(1) Sistemas de produção de alimentos sustentáveis;
(2) Iniciativas de adaptação climática;
(3) restauração ecológica;
(4) conservação da biodiversidade;
(5) educação ambiental.

Comitê Científico
Nathália Nascimento (ESALQ/USP)
Taciana Villela Savian (ESALQ/USP)
Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz (ESALQ/USP)
Ana Maria Meira de Lello (ESALQ/USP)
Angélica Rezende (ESALQ/USP)
Jomil Costa (ESALQ/USP)
Amanda Augusta Fernandes (OCA/ESALQ)
Anna Thereza Bezerra de Mello Cárcamo (OCA/ESALQ)

Diretrizes para apresentação de Pôsteres
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados exclusivamente no formato de pôster. Os pôsteres devem seguir as seguintes especificações:

. Dimensões: 90 cm de largura x 120 cm de altura (formato vertical).
. Elementos obrigatórios: título, nomes dos autores, afiliações institucionais, e-mail, introdução, metodologia, resultados, conclusões e referências.
. Fixação e Apresentação: os autores deverão fixar seus pôsteres no local designado pela organização do evento antes do início da sessão de apresentação.
. Durante a sessão, pelo menos um dos autores deverá estar presente para interagir com o público e responder dúvidas.
. Responsabilidade pela impressão: a impressão do pôster é de responsabilidade dos autores, devendo ser entregue no evento conforme as orientações da organização.
. Certificação: todos os autores de pôsteres aprovados e apresentados receberão certificado de participação

  • Profª Nathália Cristina Costa do Nascimento
  • Clique
  • Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP (OCA)
04 de setembro – Quinta-feira
HORÁRIO ATIVIDADE PARTICIPANTE
7h30 Credenciamento
8h30

Abertura Luciano Mendes
Prefeito do Campus Luiz de
Queiroz (PUSP-LQ/USP)
Profª. Drª. Nathália Nascimento
Coordenadora do Laboratório de Educação e Política
Ambiental (OCA/ESALQ)
8h45 Exibição de curta metragem – Cabeça de Fogo Direção: Lidiana Reis
9h Mudanças Climáticas, o que a ciência aponta e o que podemos fazer Prof. Dr. Carlos Nobre
CN Pesquisas em Clima, Ambiente e Sustentabilidade
9h30
Mesa 1
As consequências das mudanças climáticas são iguais para todos?
João Marcelo Elias
Gestor da APA & EEc de Barreiro Rico
Naomi Torigoi
Agricultura Agroecológica
A confirmar
10h30 CAFÉ COM PÔSTER  
11h
Mesa 2
Desasters naturais e justiça climática
Prof. Dr. José Marengo
Coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Profª. Drª. Luciana Gatti
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Me. Ciro Brito
Analista Sênior de Políticas Climáticas do Instituto Socioambiental (ISA)
12h30 ALMOÇO
14h Mesa 3
Contribuíções do desmatamento, queimadas e poluição das águas para as mudanças climáticas
Pedro Fernando do Rego
Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte
Prof. Dr. Sílvio Frosini de Barros Ferraz
Universidade de São Paulo
A confirmar
15h30 CAFÉ COM PÔSTER
16h
Mesa 4
Instrumentos econômicos para a conservação e restauração
Dr. Danilo Almeida
Universidade do Carbono
Iara Borges
Nativa Brasil
Me. Rubens Benini
coordenador Nacional do Pacto pela Restaurção da Mata Atlântica
A confirmar
17h30 Encerramento

05 de setembro – Sexta-feira
HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE
8h Intervenção artística/cultural A confirmar
8h15 Exibição de Curta metragem – Curva de Rio Direção:
8h30 Palestra Master Prof. Dr. Daniel Munduruku
Diretor do Instituto Uk’A – Casa dos Saberes Ancestrais
9h
Mesa 5
A floresta e os povos da floresta
Prof. Dr. Daniel Munduruku
Diretor do Instituto Uk’A – Casa dos Saberes
Ancestrais
A confirmar
Profª. Drª. Cristiana Simão Seixas
Universidade de Campinas
10h CAFÉ COM PÔSTER
10h30
Mesa 6
Governança
Drª. Sueli Araújo
Observatório do Clima
Prof. Dr. Raoni Rajão
Universidade Federal de Minas Gerais
Me. André Lima
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Maria Lanza
Fundação Florestal de São Paulo
12h ALMOÇO
13h30
Mesa 7
Contribuições da ciência brasileira para o enfrentamento às mudanças climáticas.
Profª. Drª. Gabriela Di Giulio
Universidade de São Paulo
Prof. Dr. Carlos Eduardo Cerri
Universidade de São Paulo
Prof. Dr. Jean Paul Metzger
Universidade de São Paulo
15h CAFÉ COMPÔSTER
16h
Mesa 8
Caminhos alternativos para os Novos Tempos
Fernanda Carbonelli
Instituto Conservação da Costa
Prof. Dr. Edson Kayapó
Instituto Federal da Bahia
Prof. Dr. Marcos Sorrentino
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Me. Caroline Prolo
Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action
17h30 Premiação dos trabalhos
17h45 Apresentação Cultural e encerramento Grupo Vocal Luiz de Queiroz

*Programação e palestrantes sujeitos à alteração.

 

250

ESTUDANTE – R$ 50,00
DEMAIS CATEGORIAS – R$ 100,00

APOIO:

REALIZAÇÃO

Patrocínio:

I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática

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