
I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática
Local do evento
Anfiteatro da Engenharia
Esalq/USP – Piracicaba/SP (Localização)
O I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática propõe um espaço de debate interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e às estratégias de adaptação, considerando aspectos de governança, justiça social e participação coletiva. Diante da necessidade urgente de integrar abordagens de governança ambiental com justiça social, o evento busca promover soluções eficazes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, desigualdades e conflitos pelo uso da terra, de modo a também contribuir com a capacidade adaptativa de comunidades.
Com isso, o simpósio pretende fomentar o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos, comunidades e demais atores sociais, impulsionando estratégias preparatórias para os desafios climáticos.
JUSTIFICATIVA E IMPACTO SOCIAL
Diante do agravamento da crise climática e de seus efeitos desiguais sobre os territórios e populações, torna-se urgente ampliar espaços de diálogo que promovam reflexões críticas sobre os caminhos para a justiça socioambiental. O I Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática surge como uma iniciativa coletiva que busca articular saberes acadêmicos, populares e tradicionais em torno da construção de alternativas resilientes, éticas e sustentáveis para os desafios atuais.

Pagamento
À vista no pix, boleto bancário* ou
cartão de crédito
Parcelamento no cartão de crédito.
*A forma de pagamento por boletos é
bloqueada 4 dias antes do evento devido
ao prazo de compensação bancária.
** Cancelamento somente mediante envio de e-mail para cancelamento@fealq.com.br. Solicitações em até 7 (sete) dias após a contratação serão reembolsados integralmente, conforme previsto em legislação.
A Fealq se reserva o direito de adiar, cancelar ou alterar a oferta de curso/evento. Em caso de cancelamento por parte da Fealq, o valor pago pelo participante será integralmente devolvido.
Serão aceitos trabalhos submetidos por estudantes, pesquisadores e profissionais da área, desde que estejam alinhados a pelo menos um dos eixos temáticos do simpósio. As submissões devem ser feitas no formato de resumo simples, que deve conter uma descrição concisa e clara da pesquisa ou estudo a ser apresentado, abordando os principais objetivos, métodos utilizados, resultados e relevância do tema para a discussão do simpósio. O resumo deve ser enviado no formato .pdf, com no máximo 500 palavras, dentro do prazo estabelecido pela organização.
O processo de avaliação será conduzido por um comitê científico, que analisará os trabalhos com base nos critérios de relevância do tema, clareza e objetividade na exposição das ideias, adequação metodológica e qualidade da escrita. Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster durante o simpósio.
>>CLIQUE AQUI PARA SUBMETER SEU RESUMO
Prazos e temáticas
O período de submissão de trabalhos será iniciado em 11/06/2025, com prazo final para envio até 05/08/2025. A notificação de aceite será enviada aos autores até 20/08/2025. A apresentação dos pôsteres ocorrerá nos dias 04 e 05/09/2025, durante o simpósio.
Os trabalhos deverão estar relacionados a pelo menos um dos eixos temáticos do evento. As temáticas aceitas incluem:
(1) Sistemas de produção de alimentos sustentáveis;
(2) Iniciativas de adaptação climática;
(3) restauração ecológica;
(4) conservação da biodiversidade;
(5) educação ambiental.
Comitê Científico
Nathália Nascimento (ESALQ/USP)
Taciana Villela Savian (ESALQ/USP)
Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz (ESALQ/USP)
Ana Maria Meira de Lello (ESALQ/USP)
Angélica Rezende (ESALQ/USP)
Jomil Costa (ESALQ/USP)
Amanda Augusta Fernandes (OCA/ESALQ)
Anna Thereza Bezerra de Mello Cárcamo (OCA/ESALQ)
Diretrizes para apresentação de Pôsteres
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados exclusivamente no formato de pôster. Os pôsteres devem seguir as seguintes especificações:
. Dimensões: 90 cm de largura x 120 cm de altura (formato vertical).
. Elementos obrigatórios: título, nomes dos autores, afiliações institucionais, e-mail, introdução, metodologia, resultados, conclusões e referências.
. Fixação e Apresentação: os autores deverão fixar seus pôsteres no local designado pela organização do evento antes do início da sessão de apresentação.
. Durante a sessão, pelo menos um dos autores deverá estar presente para interagir com o público e responder dúvidas.
. Responsabilidade pela impressão: a impressão do pôster é de responsabilidade dos autores, devendo ser entregue no evento conforme as orientações da organização.
. Certificação: todos os autores de pôsteres aprovados e apresentados receberão certificado de participação
- Profª Nathália Cristina Costa do Nascimento
- Clique
- Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP (OCA)
04 de setembro – Quinta-feira | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PARTICIPANTE |
7h30 | Credenciamento | |
8h30 |
Abertura | Luciano Mendes Prefeito do Campus Luiz de Queiroz (PUSP-LQ/USP) |
Profª. Drª. Nathália Nascimento Coordenadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ) |
||
8h45 | Exibição de curta metragem – Cabeça de Fogo | Direção: Lidiana Reis |
9h | Mudanças Climáticas, o que a ciência aponta e o que podemos fazer | Prof. Dr. Carlos Nobre CN Pesquisas em Clima, Ambiente e Sustentabilidade |
9h30 |
Mesa 1 As consequências das mudanças climáticas são iguais para todos? |
João Marcelo Elias Gestor da APA & EEc de Barreiro Rico |
Naomi Torigoi Agricultura Agroecológica |
||
A confirmar | ||
10h30 | CAFÉ COM PÔSTER | |
11h |
Mesa 2 Desasters naturais e justiça climática |
Prof. Dr. José Marengo Coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) |
Profª. Drª. Luciana Gatti Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
||
Me. Ciro Brito Analista Sênior de Políticas Climáticas do Instituto Socioambiental (ISA) |
||
12h30 | ALMOÇO | |
14h | Mesa 3 Contribuíções do desmatamento, queimadas e poluição das águas para as mudanças climáticas |
Pedro Fernando do Rego Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte |
Prof. Dr. Sílvio Frosini de Barros Ferraz Universidade de São Paulo |
||
A confirmar | ||
15h30 | CAFÉ COM PÔSTER | |
16h |
Mesa 4 Instrumentos econômicos para a conservação e restauração |
Dr. Danilo Almeida Universidade do Carbono |
Iara Borges Nativa Brasil |
||
Me. Rubens Benini coordenador Nacional do Pacto pela Restaurção da Mata Atlântica |
||
A confirmar | ||
17h30 | Encerramento |
05 de setembro – Sexta-feira | ||
HORÁRIO | PALESTRA | PALESTRANTE |
8h | Intervenção artística/cultural | A confirmar |
8h15 | Exibição de Curta metragem – Curva de Rio | Direção: |
8h30 | Palestra Master | Prof. Dr. Daniel Munduruku Diretor do Instituto Uk’A – Casa dos Saberes Ancestrais |
9h |
Mesa 5 A floresta e os povos da floresta |
Prof. Dr. Daniel Munduruku Diretor do Instituto Uk’A – Casa dos Saberes Ancestrais |
A confirmar | ||
Profª. Drª. Cristiana Simão Seixas Universidade de Campinas |
||
10h | CAFÉ COM PÔSTER | |
10h30 |
Mesa 6 Governança |
Drª. Sueli Araújo Observatório do Clima |
Prof. Dr. Raoni Rajão Universidade Federal de Minas Gerais |
||
Me. André Lima Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima |
||
Maria Lanza Fundação Florestal de São Paulo |
||
12h | ALMOÇO | |
13h30 |
Mesa 7 Contribuições da ciência brasileira para o enfrentamento às mudanças climáticas. |
Profª. Drª. Gabriela Di Giulio Universidade de São Paulo |
Prof. Dr. Carlos Eduardo Cerri Universidade de São Paulo |
||
Prof. Dr. Jean Paul Metzger Universidade de São Paulo |
||
15h | CAFÉ COMPÔSTER | |
16h |
Mesa 8 Caminhos alternativos para os Novos Tempos |
Fernanda Carbonelli Instituto Conservação da Costa |
Prof. Dr. Edson Kayapó Instituto Federal da Bahia |
||
Prof. Dr. Marcos Sorrentino Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima |
||
Me. Caroline Prolo Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action |
||
17h30 | Premiação dos trabalhos | |
17h45 | Apresentação Cultural e encerramento | Grupo Vocal Luiz de Queiroz |
*Programação e palestrantes sujeitos à alteração.
ESTUDANTE – R$ 50,00
DEMAIS CATEGORIAS – R$ 100,00
APOIO:

REALIZAÇÃO


Patrocínio:
