Período e Horário

06 a 08 de outubro de 2021, das 09h às 17h.

Local

A Distância

Carga Horária

18 horas

Coordenação

Prof. Dr. Celso da Costa Carrer

E-mail: celsocarrer@usp.br

Acessar CV online: Clique aqui

(ZEB - UNICETEX)

Objetivo

Baseado no sucesso do evento em sua primeira versão (2020), o “II Fórum Internacional de Empreendedorismo e Inovação no Agro (FINOVAGRO 2021)” é um evento de caráter científico que reunirá profissionais e acadêmicos dos cursos voltados a formar e qualificar pessoas para trabalhar no Sistema Agroalimentar, empreendedores e empresários da área, dirigentes de organizações de inovação e ensino, docentes, pesquisadores, policy makers, stakeholders de ecossistemas de inovação, técnicos e profissionais que militam em empresas do Sistema Agroalimentar, além de gestores de Universidades, centros de pesquisas, incubadoras e Parques Tecnológicos de diversos países da América-Latina, como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Portugal. O evento possuirá uma abordagem técnico-científica, visto que se propõe à publicação de Proceedings com resumos expandidos e trabalhos completos, palestras e debates sobre assuntos que são emergentes e fundamentais para o entendimento do ecossistema de inovação desses países e desenvolvimento e formação de empresas inovadoras no âmbito do agronegócio (AGTechs) em toda América Latina. No último dia do evento (08/10/2021) será realizado, concomitantemente ao FINOVAGRO 2021, o 5º. Encontro Mundial da Rede Agroinncuba, com a presença de diversos palestrantes internacionais. Este evento é a segunda iniciativa de caráter on-line, que visa agregar empresas inovadoras (startups) e pesquisadores renomados dos principais centros de Agroincubadoras e Parques Científicos/Tecnológicos envolvidos no Sistema Agroalimentar e na Agroindústria 4.0. É importante que se diga que a organização do evento se dará pela parceria estabelecida pelo UNICETEX/ZEB/FZEA/USP e PPGGIIA/FZEA/USP.

Programa

 

1º. Dia: 06/10/2021 – Manhã:

 

Horário: 8h00 às 8h30

Recepção:

Chegada de palestrantes, autoridades, mídia especializada, convidados e público alvo na sala virtual do evento.

 

Horário: 08h30 às 09h00

Mesa de abertura dos trabalhos com abertura oficial

Fala das autoridades presentes (CYTED; FAO; FZEA/USP; CRMV-SP; FAPESP; SETI/PR; APTA/SAA/SP, IZ/SAA/SP, entre outras).

 

PAINEL 1: “A INOVAÇÃO COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA PARA A CADEIA DE NEGÓCIOS DO SISTEMA AGROALIMENTAR”

 

Horário: 09h00 – 09h15

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 1: Prof. Dr. Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro (UNICETEX/ZEB/FZEA/USP) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. É o Professor Responsável pelas disciplinas “Sociologia”, “Sociologia Rural”, “Comunicação e Extensão Rural” para os cursos de graduação em Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária. No Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal é responsável pela disciplina “Análise de Discurso em Gestão do Agronegócio”. Atuou como Prefeito do Campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo no período de 2006 a 2013. Tem experiência nas áreas de Sociologia e de Gestão Pública, com ênfase em Relações Técnico/Produtor na Agropecuária Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio e empreendedorismo, sociologia rural, profissionalização, comunicação e extensão rural, gestão e políticas públicas.

 

Horário: 09h15 – 10h00

Palestra 1: “Inovação no elo produtivo da pecuária do nordeste brasileiro”.

Palestrante: Dr. Gherman Garcia Leal de Araújo – (EMBRAPA Semiárido) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Zootecnia (1993) e doutorado em Zootecnia (1997) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da UNIVASF e do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (UFPB/UFC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Pesquisador visitante, Animal Science – UCDAVIS (2008-2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, água na produção de ruminantes, agricultura biossalina, nutrição e alimentação de ruminantes, forrageiras xerófitas e halófitas.

 

Horário: 10h00 – 10h45

Palestra 2: “Programas de endomarketing no processo de evolução da cadeia de carne bovina no Brasil”.

Palestrante: Fábio Guerra Dias (FRIBOI) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1985). Responsável pelos programas de relacionamento e comunicação com pecuaristas, iniciativas de fomento e organização da cadeia de fornecedores de gado pela FRIBOI. Membro Convidado da rede global de consultores do GLG Group. Foi Presidente da Câmara Consultiva do Boi Gordo (CCBG) da BMF/BOVESPA (de 2009 a 2014) e que reúne participantes do mercado futuro de Boi Gordo com o objetivo ajudar a bolsa a desenvolver o contrato de boi gordo (BGI) e fomentar seu mercado.

 

Horário: 10h45 – 11h30

Palestra 3: “Avanços na cadeia da bovinocultura brasileira e a pecuária de decisão”.

Palestrante: Antonio Chaker El Memari Neto (Inttegra)

Destaque: Graduado em zootecnia e mestre em produção animal pela Universidade Estadual de Maringá. Consultor sênior, atua há 21 anos em projetos de gestão. Tem foco específico no desenvolvimento e execução de ações para ampliação do lucro da empresa agropecuária. Coordena o time de consultores do Instituto Inttegra que gere informações de mais de 400 fazendas e 1,7 milhões de cabeças, distribuídos em 19 estados brasileiros além do Paraguai e Bolívia. Ministra palestras e treinamentos desde o ano 2.000 totalizando mais de 5.000 participantes. Escreveu o livro “Como Ganhar Dinheiro na Pecuária: Os segredos da gestão descomplicada” que detalha as etapas chaves para a transformação gerencial e econômica de empresas agropecuárias. É colunista do portal de informações Scot Consultoria e do blog de informações Inttegra. Dedica-se à aplicação dos métodos de gestão para resultados à realidade específica do setor agropecuário.

 

Horário: 11h30 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 1:

Diagnóstico inicial com foco nos avanços e inovações do elo produtivo do sistema agroindustrial brasileiro como ponto de partida para se entender o estágio atual de desenvolvimento do setor.

1º. Dia: 06/10/2021 – Tarde:

 

PAINEL 2: TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MERCADO NO SISTEMA AGROALIMENTAR FRENTE AO IMPACTO DA COVID-19

 

Horário: 14h00 – 14h15

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 2: Prof. Dr. João Augusto Cardoso (PPG-GIIA/FZEA/USP)  – Brasil

Destaque: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNIPinhal (1996), Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2004) e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2017). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial/Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedade Intelectual (Propriedade Industrial e Direitos Autorais); Teoria Geral da Empresa; Direito aplicado ao Agronegócio; Ética e legislação Profissional, e na área de Comunicação e Expressão (comunicação verbal e oratória). É professor no Centro Universitário Claretiano de Rio Claro; professor visitante (colaborador) na Universidade Estadual de Campinas – FCA/UNICAMP (Limeira) e FEA/UNICAMP (Campinas) na graduação e pós-graduação; e professor credenciado no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal na FZEA/USP, campus Fernando Costa.

 

Horário: 14h15 – 15h00

Palestra 4: “Mudanças na demanda no mercado de proteína animal no pós-Covid-19”.

 

Palestrante: Daniel de Ávila (FRIBOI) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Engenharia Mecânica. Mestrando do PPG-GIIA/FZEA/USP. Diretor Executivo de Operações Sênior, com histórico comprovado de trabalho na indústria de produção de alimentos. Profissional de operações com habilidade em Planejamento de Negócios, Estratégia de Negócios, Indústria de Alimentos e Manufatura. Diretor Executivo de Operações na FRIBOI.

 

Horário: 15h00 – 15h45

Palestra 5: “Desafios e oportunidades de mercado na Indústria Exportadora de Carnes: o case brasileiro e o pós-Covid-19”.

 

Palestrante: Antônio Jorge Camardelli (ABIEC) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Medicina Veterinária pela PUC-RS. É Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) desde 2010.

 

Horário: 15h45 – 16h30

Palestra 6: “Aliando Produção Animal e Sustentabilidade: o caso CARAPRETA”

 

Palestrante: Vitoriano Dornas Neto (CARAPRETA Carnes Nobres) – Brasil

Destaque: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Especialista em produção de ruminantes pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Atualmente é coordenador de pós graduação e projetos – ReHAgro Recursos Humanos no Agronegócio. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, gestão financeira, econômica e estratégica em sistemas de produção de bovinos de corte. Atualmente é Ceo da empresa CARAPRETA Carnes Nobres.

 

Horário: 16h30 – 17h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 1:

Diagnóstico inicial com foco nos avanços e inovações dos elos processador e distribuidor do sistema agroindustrial brasileiro como ponto de partida para se entender o estágio atual de desenvolvimento do setor.

 

2º. Dia: 07/10/2021 – Manhã

 

PAINEL 3: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE AGTECHS NOS PAÍSES IBERO-AMERICANOS FRENTE A CRISE DA COVID-19

 

Horário: 09h00 – 09h15

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 3: Prof. Dr. Herlandí de Souza Andrade (EEL/USP – Campus de Lorena)

Destaque: É Professor Doutor na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP), na qual desenvolve, entre outras, as seguintes funções: Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (GETI). Sua área de pesquisa está relacionada à Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação, envolvendo Propriedade Intelectual, Comercialização e Transferência de Tecnologia. Possui Pós-Doutorado pela UNESP, Doutorado e Mestrado em Ciências no Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica. Tem 26 anos de experiência profissional, atuando nas áreas de: gestão da qualidade e planejamento estratégico em indústria siderúrgica/metalúrgica; gestão estratégica e operacional, educação continuada e serviços financeiros em empresa de consultoria; gestão da propriedade intelectual em instituto público de pesquisa, no setor aeroespacial; e, docência nas áreas de Administração e Engenharia de Produção.

 

Horário: 09h15 – 9h45

Palestra 7: “Conceitos e Tendências da Agroindústria 4.0: O case da Rede AGROINNCUBA”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Celso da Costa Carrer (UNICETEX/FZEA/USP e Comissão de Zootecnia/CRMV-SP) – Brasil

Destaque: Zootecnista (FMVZ), mestrado em Nutrição Animal (FMVZ) e doutorado em Economia Rural (UNICAMP). Professor Associado pela FZEA/USP. Responsável pela Coordenação da Incubadora de Empresas do Agronegócio da USP em Pirassununga/SP. Pós-Doutorado junto ao Parque Científico da Universidade de Valência. Pesquisador principal no projeto “ Impacto dos ecossistemas de inovação no fomento e desempenho de startups do sistema agroalimentar (AGTechs): um estudo de caso ibero-americano”, Processo 2019/02643-2 com apoio da FAPESP. Coordenador do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX).

 

Horário: 09h45 – 10h15

Palestra 8: “Oportunidades internacionais para o empreendedorismo inovador no fomento a uma nova geração de empresas na Colômbia”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Edwin Gilberto Giraldo Henao (Parque Biopacifico) – Colômbia

Destaque: Responsável por apresentar a situação de AGTech instaladas em parques científicos e incubadoras de empresas que sejam representativos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Colômbia (Cali, Medellin e Pereira). Trabalha a diversos anos como Diretor do Parque Biopacífico, localizado em um dos mais importantes centros de pesquisa em agropecuária tropical do planeta (CIAT) com ligação junto a três Universidades: Nacional de Colômbia; do Cauca e Pontifícia Bolivariana. Se constitui como uma das mais proeminentes lideranças em empreendedorismo inovador para AGTech na Colômbia.

 

Horário: 10h15 – 10h45

Palestra 9: “O papel do empreendedorismo inovador na economia portuguesa frente à crise da Covid-19”.

 

Palestrante: Prof. Carlos Brito (Universidade do Porto e Universidade Portucalense) – Portugal.

Destaque: Um dos maiores expoentes da área de business e empreendedorismo europeu, o palestrante será responsável por apresentar informações sobre o impacto da crise da Covid-19 na economia portuguesa, enfocando os desafios e oportunidades de mercado. Trabalhou diversos anos como Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo na Universidade do Porto e é o atual Vice-Reitor da Universidade Portucalense/Porto.

 

Horário: 10h45 – 11h15

Palestra 10: “A percepção do consumidor de produtos agroalimentares e biomassas em relação aos desafios e oportunidades do Agro no pós-Covid-19: uma abordagem sobre a questão ambiental”.

 

Palestrante: A confirmar (WWF) – Brasil

Destaque:

 

Horário: 11h15 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 3:

Conhecer melhor as dores de mercado, o papel dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo inovador no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento de startups de sucesso na área do Sistema Agroalimentar.

  

2º. Dia: 07/10/2021 – Tarde:

 

PAINEL 4: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS DE AGTECHS: A VISÃO E A EXPERIÊNCIA DE EMPREENDEDORES E AGENTES DE INOVAÇÃO

 

Horário: 14h00 – 14h15

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 4: Dr. Paulo Marcelo Tavares Ribeiro (ADE SAMPA e Comissão de Zootecnia/CRMV-SP) – Brasil

Destaque: Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Zootecnia formado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, graduado em Gestão Financeira pela FMU e em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Consultor do SEBRAE/SP, tendo atuado como Gerente Estadual de Atendimento Setorial, Gerentes das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Gerente Estadual de Monitoramento e apoio a Projetos e das Regionais de Guaratinguetá, Botucatu, São Carlos, Araraquara, Grande ABC e Capital Centro. Forte atuação em Empreendedorismo, Agronegócios, gestão de projetos e Desenvolvimento Local. Atualmente é Diretor da ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento, responsável por projetos de inovação, startups e desenvolvimento local.

 

Horário: 14h15 – 15h00

Palestra 11: “A trajetória de Inovação da VALGENETICS S.L.: Conquistas e Desafios”.

 

Palestrante: Dra. María del Remedio Albiach Martí (VALGENETICS S.L.) – Espanha.

Destaque: A palestrante tem formação em Ciências Químicas, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Valência. É sócia fundadora da VALGENETICS S.L. que iniciou suas atividades comerciais em 2012. Durante este período, ela fez o curso BioAnces para bio-empreendedores organizados por Genoma Espanha e BIC. Possui vasta experiência do mercado e aprovou, recentemente, um projeto no Programa Europeu H2020, junto com sócios brasileiros.

 

 

Horário: 15h00 – 15h45

Palestra 12: “Conexões e demandas do ecossistema de inovação e das startups do Sistema Agroalimentar”.

 

Palestrante: MSc. Paulo Renato Parreira (Beta-i) – Brasil

Destaque: Zootecnista pela Universidade de São Paulo, Mestre em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem especialização em design thinking na Universidade de Virgínia/EUA. Fundador da INNOBENCH – Gestão da Inovação, trabalha diretamente em inovação, transformação digital, consultoria em estratégia e cultura de inovação, Open Innovation, habitats de inovação, parcerias empresas/universidades, desenvolvimento de AGTech e captação de recursos. Experiência concreta como empreendedor e ecossistemas de inovação. Atual Coordenador de Ciência e Tecnologia de Governo do Estado do Paraná/PR e especializado em inovação no agronegócio.

 

Horário: 15h45 – 16h30

Palestra 13: “Mudanças nas demandas do mercado internacional de produtos agroalimentares e os desafios da Covid-19”.

 

Palestrante: MSc. Jogi Humberto Oshiai (FratiniVergano e da 33 Forest Capital) – Brasil

Destaque: Pós-graduação em Comércio Internacional Université Libre de Bruxelles- Bruxelas, Bélgica (1991), MBA em Administração de Empresas para Executivos Solvay Brussels School of Economics and Management, Bruxelas, Bélgica (1992) e mestrado em Política Internacional Université Libre de Bruxelles, Bélgica (1993). Experiência profissional nas áreas de Política Comercial; Negociações Comerciais; Acesso a Mercados; Relações Governamentais; Políticas Agrícolas e Alimentares; Questões Sanitárias e Fitossanitárias; Desenvolvimento Sustentável, Bem Estar Animal, Investimentos Privados em Energia Renovável e Monetização de Crédito de Carbono; Assuntos relacionados a Assuntos Públicos. Defende, em Bruxelas e nas capitais dos Estados-Membros da União Europeia e junto a Institutições Internacionais, os interesses de empresas, associações e governos da América Latina. Monitora o desenvolvimento comercial especialmente do Brasil com a União Europeia, por meio inclusive, de ações de estreitamento e harmonização das relações de interesse econômico, político e financeiro de empresas brasileiras, municípios, estados e do Governo Federal junto à União Europeia. Presta assessoria a inúmeros clientes brasileiros e estrangeiros no âmbito do agronegócio de interesse de empresas e entidades junto à União Europeia. Atualmente é Diretor para Assuntos Públicos do escritório de advogados europeus FratiniVergano e da empresa holandesa 33 Forest Capital, Pesquisador Associado do UNICETEX/FZEA/USP e colunista das revistas BeefWorld, AveWorld e PorkWorld.

 

Horário: 16h30 – 17h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 4:

Conhecer casos exitosos de AGTech no âmbito Ibero-americano, suas trajetórias, curvas de aprendizado, bem como suas percepções do que é importante para o desenvolvimento das atividades de inovação e diferenciação no mercado, o efeito de marcos legais (ou a falta deles) e o papel dos ecossistemas de inovação no processo de geração de startups.

 

 

3º. Dia: 08/10/2021 – Manhã:

 

PAINEL 5: CASES DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER NO SISTEMA AGROALIMENTAR

 

Horário: 09h00 – 09h15

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 5: – Dr. Ricardo Firetti (APTA/SAASP e Comissão de Zootecnia/CRMV-SP) – Brasil

Destaque: Diretor do Polo Regional Alta Sorocabana. Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (DPCT/IG) e Graduado em Zootecnia também pela FZEA-USP, experiência em pesquisa e inovação em empresas, prospecção, levantamento e análise de dados originais e secundários (big data). Apresentará os resultados de sua recente tese de doutorado que enfocou aspectos relacionados aos sistemas locais de inovação no sistema agroalimentar.

 

Horário: 09h15 – 10h00

Palestra 14: “Levantamento de dados sócio econômicos importantes para o diagnóstico do Ecossistema de Inovação: o case da Rede AGROINNCUBA”.

 

Palestrante: Prof. Dr. Augusto Gameiro (LAE/FMVZ/USP) – Brasil

Destaque: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e tem Pós-Doutorado pela Université Paris-Saclay (AgroParisTech/INRA). Suas áreas de dedicação e interesse são ligadas a economia e gestão de sistemas agroalimentares com viés agroindustrial.

 

Horário: 10h00 – 10h45

Palestra 15: “Atuação de Aceleradora para Startups Localizadas no Ecossistema do Valle Del Cauca – Colômbia”.

 

Palestrante: Elizabeth Román Soto (Insitubg) – Colômbia

Destaque: A palestrante é Ceo da Aceleradora Insitubg e será responsável por apresentar informações sobre as experiências de apoio e fomento a empresas, bem como o esforço de integração com parques científicos e incubadoras de empresas no âmbito do ecossistema de inovação de Cali/Colômbia.

Horário: 10h45 – 11h30

Palestra 16: “Desafios de incubadoras para o fomento de startups do Sistema Agroalimentar: O case da Garoa Habitat”.

 

Palestrante: A confirmar – (Garoa Habitat Inovação) – Brasil

Destaque: O Garoa no Campo é um programa de inovação aberta que propõe uma metodologia transformadora para apoiar a criação de soluções inovadoras. Para isso, construímos parcerias com os principais atores do setor produtivo agrícola regional, parceiros estes que possibilitaram o levantamento das principais demandas existentes no mercado. Outro setor parceiro é o educacional, que forma técnicos responsáveis neste ambiente por criar soluções para as demandas. Então, somos esses habitats de inovação que visa desenvolver a região através de conexões e formação de novos negócios, impactando o mercado regional.

 

Horário: 11h30 – 12h00

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 5:

Conhecer melhor os desafios e oportunidades para empreender no âmbito dos cases enfocados, além das oportunidades existentes para o fomento da interação pesquisa e startups do sistema agroalimentar.

 

 

3º. Dia: 08/10/2021 – Tarde:

 

PAINEL 6: REUNIÃO ESTRATÉGICA DA REDE IBERO-AMERICANA DE INCUBADORAS, PARQUES CIENTÍFICOS/TECNOLÓGICOS, ACELERADORAS E STARTUPS DO SISTEMA AGROALIMENTAR

 

Horário: 14h00 – 16h00

Coordenação da mesa de trabalhos:

 

Moderador 6: Prof. Dr. Celso da Costa Carrer (UNICETEX/FZEA/USP e Comissão de Zootecnia/CRMV-SP) – Brasil

Destaque: Zootecnista (FMVZ), mestrado em Nutrição Animal (FMVZ) e doutorado em Economia Rural (UNICAMP). Professor Associado pela FZEA/USP. Responsável pela Coordenação da Incubadora de Empresas do Agronegócio da USP em Pirassununga/SP. Pós-Doutorado junto ao Parque Científico da Universidade de Valência. Pesquisador principal no projeto “ Impacto dos ecossistemas de inovação no fomento e desempenho de startups do sistema agroalimentar (AGTechs): um estudo de caso ibero-americano”, Processo 2019/02643-2 com apoio da FAPESP. Coordenador do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX).

 

Apresentação das ações desenvolvidas pelos membros da Rede AGROINNCUBA no ano de 2021 e planejamento estratégico para os próximos anos.

 

CIEI – UAO (Colômbia)

INCUBATEC UFRO (Chile)

INOVISA (Portugal)

PCUV – UV (Espanha)

PRENDHO – UTPL (Equador)

SABERR (Argentina)

SETI (Brasil)

UdeA (Colômbia)

UNICETec – USP (Brasil)

UPTEC (Portugal)

 

Horário: 16h00 – 16h30

Organização dos debates e participação do público

Objetivos a serem alcançados ao final do Painel 6:

Oportunizar visão multiprofissional e multidisciplinar entre todos os presentes com a exposição de pontos de vista distintos e com foco em entender as oportunidades e riscos de mercado voltado para o ambiente Agro, no momento contemporâneo e na sequência do pós-Covid-19.

 

Horário: 16h30 – 17h00

ENCERRAMENTO DO II FINOVAGRO E 5º. ENCONTRO MUNDIAL DA REDE AGROINNCUBA COM AUTORIDADES PRESENTES

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE FORMA ASSÍNCRONA NA PÁGINA DO EVENTO DESDE A APROVAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO DOS ANAIS

 

Coordenação da COMISSÃO CIENTÍFICA:

Profs. Drs. Adriano Rogério Bruno Tech; Célia Regina Orlandelli Carrer; César Gonçalves de Lima; João Augusto Cardoso; Luciene Rose Lemes; Marta Mitsui Kushida; Mônica Mazzalli; Rodrigo Rodrigues Petrus

 

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

 

OBS 1: Todos os Moderadores das mesas farão breves apresentações introdutórias do tema, aportando sua visão pessoal além de coordenar as atividades durante e ao final de cada painel, em que será oportunizado debate e troca de experiências com participantes de órgãos regulamentadores, dirigentes de espaços de inovação, pesquisadores e empreendedores presentes.

 

OBS 2: As datas e horários do Programa Tentativo, bem como os nomes dos palestrantes podem sofrer alterações, a fim de equacionar as agendas de todos os participantes.

 

OBS 3: Os três dias de trabalhos do Fórum e do 5º. Encontro da Rede Agroinncuba também serão utilizados para coleta de dados para pesquisa qualitativa a respeito da temática de diagnóstico de ecossistemas de inovação, tratada no projeto aprovado pela equipe organizadora junto à FAPESP, com número 2019/02643-2, cujos questionários serão aplicados pelos organizadores.

 

OBS 4: Durante o evento, aproveitando-se as atividades desenvolvidas e os diversos atores reunidos, será oferecida disciplina, com código USP GIA – 5030 – Tópicos Avançados em Gestão do Agronegócio, para alunos do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal, sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Celso Carrer e Marcelo Ribeiro da FZEA/USP.

 

OBS 5: Todas as palestras serão organizadas e publicadas no formato de e-book do Fórum sobre tendências de mercado, ambiente e tecnológicas na agroindústria 4.0: desafios para o futuro da alimentação do planeta e o novo papel a ser desempenhado pelos ecossistemas de inovação e startups do sistema agroalimentar (AGTech), com o apoio da CAPES, FAPESP, CYTED, SETI/PR, Governo de Minas Gerais e CRMV-SP.

 

 

Observação

REQUISITOS TÉCNICOS: -Internet recomendada mínima de 3,0 Mbps para acompanhamento ao vivo.

Número de vagas

3000

Taxa de Inscrição

INSCRIÇÃO GRATUITA

Atenção

Para submissão dos trabalhos, acesse o link a seguir: https://callforpapers.galoa.com.br/br/realm/finovagro-2021

*** É imprescindivel a realização de sua inscrição em nosso site, para acesso online no dia do evento,