The study of dna content and phenolic compounds in cultivars of olive tree

Autores

  • Thatiane Padilha de Menezes Universidade Federal de Lavras
  • Adelson Francisco de Oliveira Epamig
  • Flavia Cintia de Oliveira Castro UFLA
  • Flavia Aparecida da Silveira UFLA
  • Tesfahum Alemu Setotaw UFLA/EPAMIG

DOI:

https://doi.org/10.37856/bja.v92i1.3180

Resumo

Originária na região Mediterrânea, a oliveira (Olea europeae L.) é atualmente cultivada em diversas regiões do globo, sendo o Brasil um grande mercado consumidor dos produtos originários desta frutífera. Objetivou-se neste trabalho estudar a influencia da produção de compostos fenólicos totais no conteúdo de DNA em cultivares de oliveiras avaliadas por técnica de citometria de fluxo, coletadas em diferentes épocas e horários. O experimento foi conduzido em esquema fatorial (3 x 3 x 2), em parcelas subdivididas no tempo, com três repetições, sendo três meses de coleta (março, junho e agosto), três horários de coleta (7h, 12h e 17h) e duas cultivares (Arbequina e Ascolano 315). A produção de fenóis totais e tamanho do genoma não foram constantes ao longo do período experimental, demonstrando haver uma relação entre metabólitos secundários produzidos pela planta e precisão da técnica de citometria de fluxo.

Biografia do Autor

Thatiane Padilha de Menezes, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2008), Mestrado em Fitotecnia (2010) e Doutorado em Fitotecnia (2013) pela mesma instituição. Pós-Doutorado PMPD II - Edital FAPEMIG 10/2013 pela Universidade Federal de São João Del Rei (2014) e Pós-Doutorado PMPD III - Capes/FAPEMIG (2015) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Possui experiência em fruticultura, atuando em projetos relacionados à propagação e micropropagação de frutíferas,sistema hidropônico, polinização, pós-colheita de frutas e citometria de fluxo.

Adelson Francisco de Oliveira, Epamig

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras ? ESAL (1976), Mestrado em Agronomia também pela ESAL (1986) e Doutorado em Agronomia ? Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2001). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais ? EPAMIG, detentor de bolsa de incentivo a pesquisa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, lotado no Centro Tecnológico Sul de Minas - CTSM, com sede em Lavras ? MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação de plantas e produção de mudas, propagação vegetativa, além de auxiliar para aprendizagem e aperfeiçoamento de alunos de graduação e pós graduação futuros novos pesquisadores, especialmente com relação a cultura da Oliveira.

Flavia Cintia de Oliveira Castro, UFLA

Mestre em Agroquimica (2016) pela Universidade Federal de Lavras.  Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2012). Possui experiência na área de Bioquímica, com ênfase em alimentos funcionais.

Flavia Aparecida da Silveira, UFLA

tualmente é mestranda do programa de Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de concentração de Produção Vegetal na linha de pesquisa de Manejo e Produção de Plantas Hortícolas, com orientação da Professora Doutora Leila Aparecida Salles Pio, cuja área de pesquisa é Fruticultura Tropical. Formada em Agronomia pela mesma universidade, foi bolsista de iniciação cientifica no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da UFLA, no Departamento de Agricultura (DAG), sendo orientada pelo prof. Dr. Moacir Pasqual, com ênfase em produção de mudas, atuando principalmente na área de micropropagação de plantas. 

Tesfahum Alemu Setotaw, UFLA/EPAMIG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Agricultura da Alemaya (1995), mestrado em Melhoramento de Planta pela Universidade de Alemaya (2001) e Doutorado em Genética e Melhoramento na Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Biotecnologia de Vegetal e Estatística Experimental.

Referências

ALVES, N. M.; LIMA, M. D. B.; PAULA, J. R.; SIMON, G. A. Lâminas de irrigação e sombreamento na produção de biomassa de Acariçoba (Hydrocotyle umbellata L.). Revista brasileira de plantas medicinais, vol.17, n.2, pp. 210-214, 2015.

CAVALHEIRO, C. V.; ROSSO, V. D.; PAULUS, E.; CICHOSKI, A. J.; WAGNER, R.; MENEZES, C. R. DE.; BARIN, J. S. Composição química de folhas de oliveira (Olea europaea L.) da região de Caçapava do Sul, RS. Ciência Rural, vol. 44, n.10, p. 1874-1879. 2014.

LOUREIRO, J.; CASTRO, M.; MONTEIRO DE OLIVEIRA, J.; ANTUNES, P.; CANHOTO, J.; CASTRO, S. Aplicações da citometria de fluxo em horticultura. Revista da Associação Portuguesa de Horticultura, vol.108, p.25-28. 2012.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos