Equoterapia da Esalq/USP busca apoio de parceiros
Projeto social completará 20 anos em 2021 com mais de 37 mil atendimentos realizados; parceria com a Fealq manteve estrutura e animais durante pandemia
Em tempos tão difíceis, apoiar uma boa causa pode render frutos para você e sua empresa muito além da visibilidade. O sorriso no rosto de uma criança que precisa de apoio e a consciência de que sua contribuição permite o bem-estar de pessoas com necessidades especiais e também dos animais que fazem parte do tratamento terapêutico destinado a elas são somente alguns desses frutos.
Prestes a completar 20 anos e com mais de 37 mil atendimentos realizados, o Projeto Equoterapia da Esalq/USP, em Piracicaba (SP), depende de contribuições de parceiros e voluntários para poder dar continuidade ao trabalho que transforma a vida de crianças e pessoas com deficiência. Por isso, os gestores do projeto ressaltam a importância da colaboração dos atuais apoiadores (veja lista abaixo) e convidam outras empresas e instituições a se tornarem benfeitoras dessa iniciativa.
Iniciado em 2001, o projeto social também foi concebido para executar atividades de Ensino, com a formação de novos equoterapeutas para outros municípios; Pesquisa (sobre a interação entre cavalo e paciente) e Extensão Universitária, por meio do atendimento principalmente às famílias de baixa renda.
Atualmente, sob gestão administrativa dos professores Dr. Sila Carneiro da Silva e Dr. Gerson Barreto Mourão, ambos do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, e gestão técnica da professora Dra. Roberta Ariboni Brandi (Zootecnia da FZEA/USP), o Projeto é mantido com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e conta também com auxílio de voluntários, estudantes de graduação de diferentes disciplinas que desenvolvem estágios, além de empresas que patrocinam a ação.
Em 2020, as atividades tiveram de ser suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, mesmo assim, graças ao suporte da Fealq e das contribuições de outros parceiros, parte da estrutura e os cuidados com os animais foram mantidos. Dessa forma, assim que as rotinas da universidade voltarem à normalidade, será dada continuidade ao atendimento de 22 crianças.
O número de pessoas beneficiadas poderá ser maior, de acordo com o professor Sila, desde que parcerias adicionais sejam firmadas, pois o trabalho demanda custos com manutenção, contratação de fisioterapeuta, psicólogo, equitador, tratamento dos cavalos, entre outros.
É por esses motivos que a coordenação do Projeto Equoterapia tem buscado mais parceiros e patrocínios entre empresas do agronegócio para aumentar o número de animais e promover melhorias na infraestrutura, também com o objetivo de melhor atender o público carente que necessita de terapia.
Para se tornar PARCEIRO da iniciativa, basta entrar em contato com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. A Fealq oferece apoio institucional ao Projeto e, sem gerar custos à ação social ou aos parceiros, garantirá que os incentivos sejam integralmente utilizados para o atendimento às pessoas atendidas pela Equoterapia da Esalq/USP.
Contato Fealq:
Ana Beatriz Lopes
Fone: (19) 3417-6617
E-mail projetos@fealq.com.br
Doações:
Banco do Brasil: agência 3149-6 / conta corrente 4008-8.
Envie comprovante para projetos@fealq.com.br com nome completo e CPF para emissão de recibo