Equinocultura de Portas Abertas atrai público e apresenta novas atividades - Equoterapia

Notícias

Equinocultura de Portas Abertas atrai público e apresenta novas atividades

Realizado na última sexta-feira, 18, pelo Setor de Equinocultura do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o evento De Portas Abertas reuniu cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, para conhecerem as novas atividades assistidas com cavalos oferecidas na Escola.

Durante uma tarde, os participantes puderam vivenciar momentos de interação e aprendizado, conduzidos por uma equipe de profissionais que atuam no Setor. Foram apresentadas as modalidades de equitação lúdica, volteio interativo, além da dinâmica do Happy Horse Day (Um Dia com Cavalos).

Segundo o professor Sila Carneiro da Silva, o evento transcorreu de forma tranquila e organizada. “A programação foi cumprida integralmente dentro do que foi planejado, e a recepção foi muito boa. Certamente, cumprimos com o objetivo de apresentar o setor reaberto para a comunidade e demonstrar as novas atividades assistidas com cavalos que estão sendo oferecidas como forma de ajudar com a manutenção financeira do Projeto Equoterapia”, afirmou Sila, um dos administradores da iniciativa.

Entre o público presente no evento, o retorno também foi positivo. A engenheira agrônoma Mariana Aliberti levou as filhas Maria Laura, 3, e Maria Luiza, 7, que nunca tinham tido contato com cavalos. “Foi uma oportunidade para elas chegarem perto. Na verdade, era um sonho que conseguimos realizar. Adoramos e com certeza voltaremos”, disse.

Professor de suinocultura na Esalq, Urbano dos Santos Ruiz acompanhou os filhos Pedro, Veridiana e Larissa. “Acho importante essa vivência, já que essas atividades para crianças hoje em dia não são tão comuns”, falou.

A iniciativa também foi elogiada por Osni Bechelli, que, aos 72 anos, pretende começar a praticar uma nova atividade com cavalos. “Tenho propriedade rural, mas acho importante esse contato com animais acompanhado por profissionais. E o evento foi bastante esclarecedor, alto astral, descontraído, incentivando pessoas de todas as idades.”

ATIVIDADES – As práticas acontecem ao ar livre, nas dependências do Setor de Equinocultura da Esalq, em Piracicaba (SP), sendo conduzidas por uma equipe multidisciplinar em aulas individuais e coletivas. Durante as atividades, são desenvolvidas habilidades físicas, emocionais e sociais entre os participantes. Para mais informações e inscrições, acesse: https://fealq.org.br/equoterapia/.

Ao se inscrever, a pessoa contribui com o Projeto Equoterapia da Esalq/USP – os valores ajudam a cobrir despesas referentes a serviços de manutenção geral, salários de equitador, psicólogo e fisioterapeuta, tratamento dos cavalos, entre outras.

 

PROJETO – Funcionando há 20 anos, o Projeto Equoterapia da Esalq/USP retomou no último dia 20 de janeiro os atendimentos gratuitos, suspensos por conta da pandemia. A iniciativa, mantida com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), oferece tratamento terapêutico e educacional complementar utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação de pessoas com deficiência física ou mental, atendendo principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Sob gestão administrativa dos professores Sila e Gerson Barreto Mourão, do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, e gestão técnica da professora Roberta Ariboni Brandi (Zootecnia da FZEA/USP), o Projeto também conta com auxílio de voluntários, estudantes de graduação de diferentes cursos, além de empresas que patrocinam a ação.