IMPACT OF CHEMICAL COMPOUNDS INTERACTIONS ON SEED TREATMENTS TO CONTROL THE SOYBEAN NEMATODE 𝘗𝘳𝘢𝘵𝘺𝘭𝘦𝘯𝘤𝘩𝘶𝘴 𝘣𝘳𝘢𝘤𝘩𝘺𝘶𝘳𝘶𝘴

Autores

  • Lilian Abreu Soares Costa Embrapa Meio Ambiente http://orcid.org/0000-0002-0938-3613
  • Maira Noêmia Pilar Universidade de Rio Verde – UniRV
  • Natalia Castro Oliveira Universidade de Rio Verde – UniRV
  • Hercules Diniz Campos Professor titular da Universidade de Rio Verde– UniRV

DOI:

https://doi.org/10.37856/bja.v96i1.4244

Resumo

Pratylenchus brachyurus se destaca entre as espécies de fitonematoides que mais causam prejuízos na cultura da soja no Brasil. O trabalho teve como objetivo avaliar as interações de diferentes grupos químicos no tratamento de sementes para o controle de P.brachyurus. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação sendo o delineamento inteiramente casualizado, composto por nove tratamentos e seis repetições, sendo Produto A = tiofanato metílico; Produto B = piraclostrobina; Produto C = fipronil; Produto formulado A+B+C = piraclostrobina + tiofanato metílico + fipronil e Padrão controle = abamectina. As interações químicas foram: Produto A+B = tiofanato metílico + piraclostrobina; Produto A+C = tiofanato metílico + fipronil; Produto B+C = piraclostrobina + fipronil. Tratamentos com sementes sem aplicação de produtos foram mantidos como controle. Todos os produtos combinados apresentaram efeito antagônico, porem o composto fipronil isolado ou combinado com o composto tiofanato metílico se destacou no controle de P. brachyurus.

Biografia do Autor

Lilian Abreu Soares Costa, Embrapa Meio Ambiente

Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras-UFLA em 2008, e Mestrado em Fitopatologia (Nematologia) - UFLA, onde desenvolveu pesquisas relacionadas às interações bióticas e controle biológico (bolsista CNPq). Obteve o título de Doutora em Fitopatologia em 2014 (bolsista CNPq) no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras, incluindo 12 meses como Pesquisador convidado (bolsista CNPq) no Laboratório de Fisiologia de Plantas de Wageningen, Holanda. Entre outubro de 2014 a janeiro de 2016 realizou Pós doutorado na Universidade de Rio Verde UniRv (bolsista Capes) atuando como pesquisadora no manejo de doenças em grandes culturas (soja, milho, algodão, feijão entre outras), com ênfase para doenças fúngicas e causadas por fitonematoides. Em 2017, iniciou seu Pós doutorado (bolsista FAPESP) no Laboratório de Microbiologia Ambiental, na Embrapa Meio Ambiente, desenvolvendo projetos com interações de comunidades microbianas e doenças de plantas. Atualmente se encontra executando parte do seu projeto de pos doutorado no Instituto - NIOO-KNAW em Wageningen, Holanda. 

Maira Noêmia Pilar, Universidade de Rio Verde – UniRV

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Rio Verde(2016). Atualmente é Assistente técnica de pesquisa da Campos Pesquisa Agrícola LTDA. Tem experiência na área de Agronomia.

Natalia Castro Oliveira, Universidade de Rio Verde – UniRV

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Rio Verde(2016).

Hercules Diniz Campos, Professor titular da Universidade de Rio Verde– UniRV

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Agronomia / Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado em Agronomia / Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor titular da Universidade de Rio Verde - UniRV (FESURV), onde iniciou em 1995. Experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de doenças causadas por fungos e nematoides (controle químico, biológico, genético e cultural) na cultura da soja, milho, feijão e algodão.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos