Avanços nas pesquisas sobre o desenvolvimento de fármacos contra COVID-19 - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Avanços nas pesquisas sobre o desenvolvimento de fármacos contra COVID-19

Diversos grupos de pesquisas no mundo estão empenhados em descobrir medicamentos e vacina para o tratamento e prevenção contra o novo coronavírus. Entretanto, é importante destacar que até o presente momento não há uma medicação específica recomendada contra a COVID-19, tão pouco vacinas viáveis para testes clínicos em humanos.

Recentemente, um estudo de revisão de literatura publicou uma síntese dos conhecimentos sobre as medicações disponíveis, bem como as opções de tratamento (leia a íntegra aqui). Segundo os pesquisadores, atualmente o principal tratamento para a COVID-19 é o uso de antivirais, os quais enfraquecem as habilidades de penetração do vírus nas células do hospedeiro, sua multiplicação e/ou propagação para outras células. Na China, os antivirais, favilavir e remdesivir, estão sendo testados para o tratamento dos sintomas da COVID-19. Os resultados demonstram ser promissores. Entretanto, o seu uso ainda depende da aprovação pelos órgãos competentes.

Outros medicamentos como a Cloroquina e Hidroxicloroquina, indicados para o tratamento de malária e certas condições inflamatórias (artrite reumatoide, lúpus, etc.), estão sendo declarados eficientes para o tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19. Ambos os medicamentos demonstraram ter atividade contra o vírus em testes realizados em laboratório e em alguns pacientes. Cabe salientar que esses medicamentos não devem ser usados indiscriminadamente para tratar a COVID-19, uma vez que, o seu uso frequente está associado a efeitos colaterais, como náusea, problemas digestivos, piora da visão e, em casos severos, pode levar a insuficiência cardíaca.

Drogas antirretrovirais designadas para o tratamento do HIV (AIDS) também foram testadas: algumas indicando resultados significativos na inibição da replicação viral (darunavir), enquanto outras não apresentaram nenhum benefício (lopinavir/ritonavir). Além disso, uma droga antiparasitária (ivermectina) avaliada por pesquisadores australianos apresentou resultados efetivos em estudos em laboratório.

Apesar dos avanços serem promissores, futuros testes clínicos precisam atestar sobre a efetividade de cada um desses medicamentos em humanos com COVID-19. Até o presente momento, o que é comprovadamente eficaz são as medidas de isolamento social, lavagem frequente das mãos com água e sabão, e desinfecção de locais.

Para saber mais sobre medicamentos e a COVID-19, assista ao vídeo neste link: http://agencia.fapesp.br/videos/#nVQLuOWYGHw.