Estudo indica amplo uso de máscaras para evitar contágio de COVID-19 - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Estudo indica amplo uso de máscaras para evitar contágio de COVID-19

Várias medidas preventivas são indicadas para evitar o contágio de COVID-19, como isolamento social, lavar as mãos frequentemente e ficar em casa sempre que possível. Além disso, o uso de máscaras é também fortemente indicado, como ressaltou um estudo recente publicado na revista científica “Proceedings of the Royal Society A”. O estudo publicado dia 10 de junho mostra que, quando máscaras faciais são utilizadas o tempo todo (não apenas quando os sintomas da doença aparecem), a evolução da epidemia é diminuída (Stutt et al., 2020).

Tanto as máscaras profissionais quanto as caseiras ajudam a conter a epidemia e reduzir a propagação de infeções respiratórias. Um estudo anterior demonstrou que as máscaras caseiras são eficientes em filtrar partículas de 20-200 nanômetros (nm) e podem ter até 90% de eficiência de uma máscara cirúrgica (Sande et al., 2008).

Em outro estudo, máscaras fabricadas com diferentes materiais, como algodão, seda e tecidos sintéticos foram avaliadas (Konda et al., 2020). Primeiramente, é importante saber que o tamanho das partículas que causam doenças respiratórias variam de 10 nm a 10 micrômetros (μm). Os autores observaram que as máscaras de algodão tiveram uma eficiência de filtragem de cerca de 80% (< 300 nm).

O uso de máscaras gera diversos benefícios, entre eles a redução do número de infectados e de mortes por COVID-19, e por isso, elas devem ser utilizadas o tempo todo em locais públicos. Os autores recomendam a adoção do uso de máscaras por todos os países. Além disso, a utilização de máscaras, combinadas com períodos de lockdown e distanciamento social, podem ajudar na reabertura das atividades econômicas, ou mesmo, a conter novas ondas da epidemia.

Apesar do uso de máscaras faciais não ser comum no Brasil, este hábito deveria ser adotado imediatamente, conforme recomenda o estudo indicado (Stutt et al., 2020). A mensagem principal dos autores do estudo é: “Minha máscara protege você e sua máscara me protege”.

Leia mais em:
https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspa.2020.0376
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0002618
https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/acsnano.0c03252

Para saber mais sobre os cuidados que você deve tomar ao utilizar máscaras veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=L493zPnSia4