COVID-19: Pesquisadores identificam segunda porta de entrada do SARS-CoV2 nas células humanas - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Inicialmente, sabia-se que a principal via de entrada do vírus SARS-CoV nas células humanas era a ligação da sua proteína Spike (do inglês, espinho) com a proteína humana chamada ACE2. No entanto, pesquisadores da Universidade de Bristol, Reino Unido (Cantuti-Castelvetri et al., 2020) descobriram uma segunda proteína que o SARS-CoV-2 usa para entrar nas células humanas, a proteína neuropilina-1 (NRP1). Os pesquisadores descobriram que o receptor celular NRP1 potencializa significativamente a infectividade por SARS-CoV-2.

A NRP1 é abundantemente expressa no epitélio respiratório e olfativo, com maior expressão nas células endoteliais e nas células epiteliais voltadas para a cavidade nasal. Estudos em ratos demonstraram que a NRP1 facilita o transporte de partículas similares em tamanho às partículas virais do SARS-CoV-2 do nariz para o sistema nervoso central. Assim, a presença da NRP1 em células da cavidade nasal de humanos poderia explicar o aumento do poder de infecção e disseminação do SARS-CoV-2. Dessa forma, os estudos direcionados ao bloqueio da entrada do vírus SARS-CoV-2 nas células humanas ganharam mais uma via de ação: a interação entre o vírus e a NRP1.

Acesse aqui e entenda essa interação em detalhes na pré-impressão em bioRxiv (2020; não revisado aos pares).