COVID-19: cães são treinados para detectar doença a partir de amostras de suor - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

COVID-19: cães são treinados para detectar doença a partir de amostras de suor

Devido ao risco potencial de segunda onda de COVID-19 em vários países e a necessidade cada vez maior de testes que possam identificar as pessoas acometidas por esta doença mais precocemente, cientistas do projeto Nosaïs (França) têm utilizado a capacidade olfativa dos cães para este diagnostico precoce. A equipe de Nosaïs tem realizado um estudo multicêntrico sobre a detecção olfativa dos cães a partir do suor de pessoas positivas para SARS-CoV-2.

Este estudo baseou-se no pressuposto preliminar de que os cães, com seu olfato altamente aguçado, poderiam ser treinados para distinguir pessoas positivas ou negativas para COVID-19. E esta detecção seria realizada por meio da secreção de catabolitos específicos induzidos pela SARS-CoV-2 no suor. Então, o objetivo do estudo foi avaliar se o suor produzido por pessoas com COVID-19 (positivas para SARS-CoV-2 PCR) possui odor diferente do suor produzido por pessoas que não são positivas para a doença. O estudo foi realizado em três locais diferentes, com 18 cães e 198 amostras de suor das axilas de pacientes de diferentes hospitais.

Para saber mais sobre este estudo e o sucesso obtido pelos pesquisadores, leia o pre-print que pode ser acessado por este link: https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.06.03.132134v1.full.