Vacinas para COVID-19: você sabe em que pé estão? - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Vacinas para COVID-19: você sabe em que pé estão?

Uma notícia publicada essa semana no The New York Times apontou as principais fases em que as vacinas contra a COVID-19 estão e quais os tipos de vacinas são desenvolvidas atualmente.

Pesquisadores do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para combater o novo coronavírus. São mais de 135 vacinas em desenvolvimento em diferentes lugares ao redor do mundo.

Geralmente, as vacinas demoram anos para serem produzidas, mas cientistas estão correndo contra o tempo para produzi-las o quanto antes e evitar que mais mortes ocorram. A primeira vacina já foi testada em humanos em março deste ano. Diversos testes vêm sendo realizados, alguns com sucesso, outros nem tanto.

Abaixo, listamos alguns dos processos que estão sendo utilizados para a produção de vacinas (Figura 1):

Testes pré-clínicos: cientistas aplicam as vacinas em animais como camundongos e macacos para ver se eles irão produzir algum tipo de resposta imune.

Fase I (ensaios de segurança): cientistas aplicam a vacina a um pequeno número de pessoas para testar de forma segura a dosagem, bem como, confirmar que o sistema imune está sendo estimulado.

Fase II (ensaios expandidos): cientistas aplicam a vacina para centenas de pessoas divididas em grupos, como crianças e idosos, para ver como a vacina afeta os diferentes sistemas imunológicos.

Fase III (ensaios de eficácia): cientistas dão as vacinas para milhares de pessoas e esperam para ver quantas pessoas serão infectadas, comparadas com o número de voluntários que receberam a vacina placebo. Esses ensaios podem determinar se a vacina protegerá a grande maioria contra o coronavírus.

Aprovação: responsáveis pela saúde de cada país revisam os resultados de todos os ensaios e decidem se irão aprovar a vacina ou não. Durante a pandemia, a vacina pode receber uma autorização de emergência antes de conseguir a aprovação formal.

Programa “Wrap Speed”: o governo dos Estados Unidos selecionou cinco projetos de vacinas para receber bilhões de dólares em financiamento e apoio federal antes de haver provas de que as vacinas funcionam.

Fases combinadas: Outra maneira de acelerar o desenvolvimento da vacina é combinar fases. Algumas vacinas contra o coronavírus estão agora em testes de Fase I/II, por exemplo, nas quais são testadas pela primeira vez em centenas de pessoas.

Figura 1: Figura adaptada de do artigo “Coronavirus Vaccine Tracker”
demonstrando a quantidade de vacinas e em qual fase elas estão.

 

Tipos de vacinas

As vacinas podem ser criadas com base em diversos fragmentos do vírus, seu material genético, algumas proteínas estruturais ou com o vírus inteiro. Veja alguns tipos:

Genéticas: são aquelas que usam, para sua composição, um ou mais genes do coronavírus e que, quando em contato com o organismo humano, o organismo irá gerar respostas imunes contra ela.

Com vetores virais: vacinais que usam um outro tipo de vírus como um transporte para entrar nas células humanas, liberando o material genético do coronavírus por lá e, assim, estimulando as células de defesa para gerar resposta imune.

De base proteica: vacinas que usam uma proteína ou partes de proteínas do coronavírus para gerar reposta imune.

De vírus atenuado: são aquelas que utilizam o vírus todo, mas em uma versão enfraquecida, para estimular o organismo a gerar resposta imunológica.

Os resultados que os pesquisadores vêm tendo são promissores e a velocidade com que as vacinas e os testes estão sendo desenvolvidos nos faz acreditar que, em breve, podemos ter boas notícias para compartilhar.

Para saber mais, acesse a matéria completa aqui.