COVID-19 Data Sharing/BR: o banco de dados brasileiro sobre novo coronavírus - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

COVID-19 Data Sharing/BR: o banco de dados brasileiro sobre novo coronavírus

Seguindo o movimento mundial denominado “Ciência Aberta”, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), os Hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein e Instituto Fleury, criaram uma plataforma digital para disponibilizar dados relacionados à COVID-19 no Brasil. A plataforma, denominada “COVID-19 Data Sharing/BR”, tem o objetivo principal de compartilhar informações clínicas (de forma anônima) do maior número possível de pacientes, para facilitar pesquisas nacionais e internacionais sobre a pandemia.

Os dados disponíveis estão organizados em três categorias: dados demográficos (gênero, ano de nascimento e região de residência), dados de exames clínicos ou laboratoriais (teste molecular, teste rápido, imagens de tomografias ou radiografias pulmonares, entre outros) e, informações extras (movimentação do paciente, internações, recuperação ou óbito).

O “COVID-19 Data Sharing/BR” possui uma interface amigável e é de fácil navegação. Se você quer acessar a plataforma clique em https://repositoriodatasharingfapesp.uspdigital.usp.br/. Para mais informações sobre a iniciativa e como buscar os dados acesse o vídeo: https://youtu.be/tTL_QiVc22o. A reportagem sobre o repositório na Agência FAPESP pode ser lida na íntegra em http://agencia.fapesp.br/repositorio-de-informacoes-clinicas-de-covid-19-no-brasil-entra-em-plena-operacao/33526/.