COVID-19: pesquisadores fazem revisão dos sintomas, sequelas e tratamentos da doença - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

COVID-19: pesquisadores fazem revisão dos sintomas, sequelas e tratamentos da doença

Em uma revisão recentemente publicada por pesquisadores da Universidade Médica de Zunyi na revista Frontiers in Public Health, a professora Daishun Liu traz importantes informações sobre a epidemiologia, o percurso da doença, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento atual da COVID-19 quando em estágio grave.

Com a revisão, podemos entender como o vírus infecta as vias aéreas, se multiplica no interior das células e, em casos graves, como as células de defesas imunológicas superam o ataque com uma “tempestade de citocinas”.

Citocinas são moléculas estimuladoras da inflamação liberadas no sangue pelos glóbulos brancos, as quais recrutam linfócitos e neutrófilos, resultando em uma infiltração dessas células no tecido pulmonar, causando lesão pulmonar. Esta “tempestade de citocinas” causa febre alta, vazamento excessivo de vasos sanguíneos, coagulação sanguínea no corpo, pressão sanguínea extremamente baixa, falta de oxigênio e excesso de acidez do sangue, e acúmulo de fluidos nos pulmões.

O mau direcionamento dos glóbulos brancos pode ter uma ação contrária à defesa, podendo inflamar tecidos saudáveis e levar à insuficiência dos pulmões, coração, fígado, intestinos, rins e órgãos genitais (Síndrome de Disfunção de Múltiplos Órgãos, MODS).

Entenda mais sobre este mau direcionamento, a necessidade de terapia de substituição renal para filtrar o sangue por meios mecânicos, o uso de ventiladores pulmonares e a importância da prevenção de infecções secundárias no artigo da Dra. Liu (acesse aqui o material na íntegra). Nele, os autores concluem defendendo o suporte nutricional com uso de probióticos para a prevenção de infecções secundárias por bactérias e fungos.