Pesquisadores veem possível relação entre COVID-19 e síndrome inflamatória em crianças - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Pesquisadores veem possível relação entre COVID-19 e síndrome inflamatória em crianças

Pediatras da Europa e América do Norte notaram que, entre os meses de março a maio de 2020, houve um aumento de crianças internadas com inflamação multissistêmica, coincidentemente ocorrendo após o aumento de casos de COVID-19. Muitas dessas crianças necessitaram cuidado intensivo e apresentaram falha no funcionamento de alguns órgãos, com sintomas condizentes com os da conhecida Síndrome de Kawaski (KS).  A palavra síndrome em medicina indica um conjunto de sintomas e sinais clínicos, podendo resultar de mais de uma causa. Nesse caso, a KS tem como  principais sintomas febre, erupções cutâneas e inflamação de vasos sanguíneos, podendo afetar a artéria coronária, causando distúrbios cardíacos e aneurismas. Esta é uma síndrome rara e, quando ocorre, geralmente afeta crianças de até cinco anos. Sabe-se que é resultante de uma infecção ou da resposta imunológica anormal à uma infecção em crianças geneticamente predispostas e é considerada por alguns especialistas como uma doença autoimune.

Um grupo de pesquisadores, liderado pelo  Imperial College Academic Health Science Centre, reuniu as informações compiladas de 58 crianças que apresentaram a síndrome no Reino Unido [1, 2]. Dos 58 pacientes, com idades entre 5 e 14 anos, 49 tiveram confirmação de contágio por SARS-CoV-2.  Todos os pacientes apresentavam também sintomas como os da KS, embora apresentassem uma idade superior ao esperado pelos médicos. Quando os resultados laboratoriais foram analisados, os pesquisadores observaram que, diferentemente dos pacientes com KS, estes apresentavam uma contagem de leucócitos e neutrófilos muito mais altas, assim como, altas taxas da proteína C-reativa. Esta tem uma importante função imune, e atua no início do processo infeccioso.  Essa nova síndrome foi denominada pelos pesquisadores como Síndrome Pediátrica Inflamatória Multissistêmica temporalmente associada com SARS-CoV-2 (PIMS-TS).  Pelo menos, 200 pacientes pediátricos apresentaram esta síndrome no Reino Unido com um amplo espectro de sintomas, geralmente associadas com um diagnóstico positivo para COVID-19 ou por terem tido contato com pacientes que contraíram o vírus.  Casos também foram reportados na Alemanha, França, Itália, Espanha, entre outros países[3].

Uma associação causal entre SARS-CoV-2 e PIMS-TS não foi completamente comprovada, no entanto PIMS-TS parece ser causada por uma resposta desregulada do sistema imune de crianças e adolescentes a um patógeno e pode ocorrer como reação do organismo ao SARS-CoV-2. A ocorrência simultânea dos casos reportados da síndrome e crianças expostas ao SARS-CoV-2 parece apoiar essa hipótese. O motivo da síndrome estar restrita a uma faixa etária, assim como a KS, ainda não se sabe ao certo.

Estudos como esse demonstram como a sociedade científica ainda tem um longo caminho a percorrer na compreensão dos possíveis desdobramentos da infecção causada pelo vírus da COVID-19.

 

Leia mais nos links abaixo:

1 https://medicalxpress.com/news/2020-06-kawasaki-like-syndrome-linked-covid-children.html

2 https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2767209

3 https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/covid-19-risk-assessment-paediatric-inflammatory-multisystem-syndrome-15-May-2020.pdf