COVID-19 e a volta às aulas: o que podemos aprender com outros países? - FEALQ PELA VIDA

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COVID-19 e a volta às aulas: o que podemos aprender com outros países?

Pensando no retorno das atividades escolares no Brasil é importante levarmos em consideração o que está acontecendo com escolas que já foram reabertas em outros países. A reabertura de uma escola pública regional de Israel para alunos da idade de 12 a 18 anos com 1.352 pessoas  (1.190 alunos e 162 funcionários) serve como exemplo. Após dois meses fechada, esta escola foi reaberta e em apenas 10 dias mostrou um elevado número de pessoas contaminadas pelo vírus SARS-Cov2.

O número de alunos por sala de aula foi mantida como era antes da COVID-19, as quais continham de 35 a 38 alunos, não permitindo o distanciamento recomendado de 1.5 m2 entre alunos e professores.  O distanciamento praticado era de 1.1 a 1.3 m2. E adicionalmente, devido a uma forte onda de calor no país, o ministério da saúde liberou a remoção das máscaras. Os ar condicionados, separados por sala, também foram ligados. Os alunos eram separados em duas alas diferentes no prédio, uma para alunos do sétimo ao nono ano e a outra para o ensino médio, mas compartilhavam o pátio e as áreas comuns da escola.

Como um exemplo para o Brasil, podemos observar na ilustração abaixo (Figura 1) o comportamento do número de pessoas que testaram positivo para a COVID-19 num período de 10 dias após a reabertura desta escola em Israel.

 

 

 

Figura 1 –  Comportamento do número de pessoas que testaram positivo para a COVID-19 num período de 10 dias após a reabertura em uma escola de Israel

 

Nos dias 26 e 27 de maio foram descobertos dois casos de COVID-19 não relacionado em alunos e a escola foi fechada no dia seguinte. Nos dias 28 a 30 de maio foram feitos testes em massa para descobrir quem mais poderia estar contaminado com o novo coronavírus.  Todas as pessoas que frequentaram a escola neste período de reabertura realizaram o teste para COVID-19 exceto 26 alunos e 10 professores que não estavam presentes. Os resultados  podem ser observados na tabela 1 abaixo:

Grupo Número de pessoas Número de testes Número de casos confirmados %  de contaminação
7 ano 197 197 40 20%
8 ano 197 197 34 17%
9 ano 187 187 61 33%
1 colegial 200 200 9 5%
2 colegial 195 194 6 3%
3 colegial 188 186 3 2%
Total de alunos 1.164 1.161 153 13%
Empregados 152 151 25 17%
Alunos e empregados 1.316 1.312 178 14%
Tabela 1. Número de pessoas contaminadas divididas entre as turmas da escola.

Familiares e amigos que estiveram em contato com as pessoas desta escola também realizaram o teste, tendo como resultado mais 82 pessoas contaminadas. A reabertura desta escola em Israel contabilizou um total de 260 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, podendo este número ser ainda maior.

Diante destes resultados, pudemos aprender e observar o quanto é importante a correta avaliação do impacto da reabertura das escolas sobre o aumento significativo no número de novos casos de COVID-19 e consequentemente sobre o sistema de saúde. Caso seja imprescindível o retorno às aulas, os órgãos competentes do nosso país precisarão desenvolver um plano de segurança da saúde adequado, assim como, um sistema de fiscalização efetivo.

Fonte: Stein-Zamir Chen , Abramson Nitza , Shoob Hanna , Libal Erez , Bitan Menachem , Cardash Tanya , Cayam Refael , Miskin Ian . A large COVID-19 outbreak in a high school 10 days after schools’ reopening, Israel, May 2020. Euro Surveill. 2020;25(29):pii=2001352. https://doi.org/10.2807/1560-7917.ES.2020.25.29.2001352

Link: https://www.eurosurveillance.org/docserver/fulltext/eurosurveillance/25/29/eurosurv-25-29-1.pdf?expires=1595975115&id=id&accname=guest&checksum=C681D49465B25E75D399BBCD2A94FBA9

 

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