Estudo sugere que não ocorre transmissão perinatal de COVID-19 - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Estudo sugere que não ocorre transmissão perinatal de COVID-19

Uma pesquisa recente publicada na revista The Lancet observou que 120 recém-nascidos oriundos de mães positivas para o SARS-CoV-2 no momento do parto, não foram positivos para o vírus com 24 horas de vida.

O estudo avaliou recém-nascidos entre os dias 22 de março e 17 de maio de 2020 em três hospitais de Nova Iorque/EUA. Todas as mães antes de ter qualquer contato com seus filhos faziam a higienização das mãos e usavam máscaras. Todas as mães foram autorizadas a amamentar, e aos 5-7 dias de vida, 78% das crianças recebeu leite materno.

Após cinco a sete dias de vida, o teste foi repetido em 79 recém-nascidos deste grupo e todos tiveram resultado negativo. Por fim, aos 14 dias de vida, o teste foi repetido para um total de 72 dos neonatos e o resultado continuou sendo negativo. O estudo ressalta que nenhum dos neonatos apresentou sintomas de COVID-19.

Os dados sugerem que a transmissão perinatal de COVID-19 não deve acontecer desde que sejam tomadas precauções de higiene corretas. Além disso,  permitir que os recém-nascidos permaneçam junto às suas mães logo após o parto e a amamentação, são procedimentos seguros quando associados a uma educação parental eficaz acerca das estratégias de proteção infantil.

 

Conheça a equipe do projeto ‘Genômica Informa’