Sistema Imunológico: Resfriado comum influencia na resposta imune do novo Coronavírus - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Sistema Imunológico: Resfriado comum influencia na resposta imune do novo Coronavírus

Com o alastrar da pandemia, ficou evidente que são necessárias mais pesquisas para compreender como o vírus SARS-CoV-2 atua em nosso organismo. Em pesquisa recente, cientistas encontraram um comportamento peculiar em nosso sistema imunológico que pode estar influenciando na infecção deste novo coronavírus. A teoria que vem sendo estudada é que infecções passadas por coronavírus, já conhecidos por nós e que possuem ação mais leve, causadores de resfriados comuns, podem produzir células T. Estas células T por sua vez são capazes de reagir com o novo coronavírus, fornecendo assim alguma proteção contra a COVID-19.

Essas células T possuem um papel fundamental em nosso sistema imune e são responsáveis pelo reconhecimento parcial do vírus ou do patógeno. E quando o contato com este vírus ocorrer pela segunda vez, a resposta imune tende a ser mais rápida e evitar ou reduzir a infecção. Isto ocorre porque as células T são capazes de reconhecer este novo invasor devido à sua similaridade genética em relação ao invasor que o precedeu.

Durante o experimento os pesquisadores perceberam que as células T reagiram de maneira cruzada com uma parte específica das 29 proteínas que compõem o novo coronavírus, essas partes específicas que reagem ao vírus, são chamadas de epítopos. Ao total, os cientistas encontraram 142 epítopos diferentes que geram uma resposta em células T, sendo que aproximadamente metade desses epítopos foram encontrados na proteína Spike do vírus, que é a parte responsável por invadir nossas células, e consequentemente, assumir o controle e criar cópias de si mesmo.

Esse mesmo experimento foi realizado com coronavírus de resfriado comum, o qual, apresentou semelhanças no modo de ação e de respostas das células T quando comparado ao novo coronavírus. Mostrando que as células T respondem de forma semelhante nas partes genéticas compartilhadas entre o SARS-CoV-2 e o vírus de resfriado comum. Os resultados da pesquisa, demonstraram que a contaminação por um resfriado comum (coronavírus comum) pode estar influenciando na resposta imune, por meio da imunidade cruzada, podendo ser uma das explicações do porquê algumas pessoas apresentam sintomas mais leves do novo coronavírus, enquanto outras ficam gravemente doentes.

Para mais informações acesse:

https://science.sciencemag.org/content/early/2020/08/04/science.abd3871

 

Conheça a equipe do projeto ‘Genômica Informa’