SARS-Cov2 ou sistema imunológico: quem é o responsável por danos no sistema nervoso central? - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

SARS-Cov2 ou sistema imunológico: quem é o responsável por danos no sistema nervoso central?

Entre todas as complicações e sequelas causadas pelo vírus SARS-CoV2, responsável pela doença COVID-19, a qual já matou mais 950 mil pessoas em todo o mundo, estão os danos no sistema neurológico, segundo o estudo de Paterson et al. (2020).

Pelo menos 0,04% dos pacientes com COVID-19 apresentam danos no sistema nervoso central, o que significa que hoje existem entre 10.000 e 50.000 pessoas que apresentaram complicações neurológicas no mundo. No entanto, os testes de RT-PCR a partir de amostras de cérebro dificilmente detectam a presença do vírus neste órgão, diferentemente de outros como o fígado e o pulmão. Uma das razões trazidas pelos pesquisadores é que o receptor ACE2, a proteína presente nas células humanas e com a qual o novo coronavírus se liga para entrar no organismo, não é muito expressa nas células do cérebro.

Os pesquisadores explicam que os danos no sistema nervoso central observados nos pacientes com COVID-19 e até mesmo naqueles que já se recuperaram da doença, são “provavelmente resultado da ação do sistema imunológico do corpo lutando contra o vírus”. Mas eles deixam claro que isso pode não ser verdade em todos os casos, e que mais estudos são necessários para que se possa identificar biomarcadores que possam distinguir com segurança entre uma infecção viral no cérebro e a atividade imunológica.

Para entender um pouco mais sobre este estudo e suas hipóteses acesse: https://academic.oup.com/brain/advance-article/doi/10.1093/brain/awaa240/5868408.

 

Conheça a equipe do projeto ‘Genômica Informa’