Pesquisadores brasileiros encontram coronavírus na gengiva de pacientes com COVID-19 - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

A pesquisa, realizada pela Faculdade de Medicina da USP (FM-USP) e apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), detectou a presença do vírus responsável pela COVID-19 na gengiva de pacientes que faleceram em decorrência da infecção. Essa foi a primeira vez que a presença de SARS-CoV-2 foi reportada no tecido periodontal.

Em razão do pouco conhecimento sobre esse vírus e, comparando o comportamento de outros vírus respiratórios, a hipótese dos autores foi de que o SARS-CoV-2 poderia se replicar na cavidade bucal, aparecendo na saliva. Para testar a hipótese, eles mapearam as glândulas salivares, tecido periodontal e células do trato respiratório.

Para isso, as amostras coletadas foram analisadas por RT-qPCR, para detecção do RNA do SARS-CoV-2, e passaram por análises histopatológicas. Como resultados, as análises indicaram a presença do vírus SARS-CoV-2 no tecido periodontal de 5 dos 7 pacientes analisados. Os achados demonstram que o tecido periodontal parece ser mais um dos alvos do SARS-CoV-2, podendo contribuir para a presença do vírus no organismo, por um período maior do que 20 dias.

Os resultados desse estudo foram publicados no Jornal Científico: Journal of Oral Microbiology (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20002297.2020.1848135).

Conheça a equipe do projeto ‘Genômica Informa’